Buenos Aires: 25 pontos turísticos imperdíveis para montar seu roteiro
- Júlia Orige
- 30 de ago.
- 7 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

Buenos Aires nos conquista por arquitetura, cafés históricos, bairros cheios de personalidade e uma cena cultural pulsante. Pra mim, parece a capital com mais ares de Europa da América Latina, com seus prédios históricos médios e ruas largas, que lembram Madri.
Você vai encontrar uma variedade imensa de restaurantes - padarias incríveis, gelatos perfeitos, massas frescas e carne no ponto certo. Tem museus muito interessantes e bem abastecidos, parques para curtir um dia ensolarado e espetáculos de teatro por todo lado.
Buenos Aires é uma capital com muitas opções de turismo cultural e histórico, com um bom custo-benefício pra nós brasileiros, apesar de ter encarecido muito nos últimos anos. Eu estive em Buenos Aires em 2022, 2024 e agora em 2025 e os preços facilmente quadriplicaram. Ainda assim eu acho que vale a pena, hoje (agosto de 2025) os preços estão parecidos com São Paulo.
Pra te ajudar a montar o seu roteiro de Buenos Aires eu fiz essa lista com 25 pontos turísticos imperdíveis na capital argentina.
Como se locomover por Buenos Aires?
Combine metrô, ônibus, caminhada e apps de transporte. Compre o cartão SUBE em estações e kioscos para usar em metrôs e ônibus. Não são todas as estações nem todos os kioskos que vendem SUBE, normalmente tem uma plaquinha na frente.
Agora o metrô já pode ser pago direto na catraca com um cartão VISA ou Mastercard, eu usei o meu da Nomad e foi de boas. Eles também estão implementando essa forma de pagamento nos ônibus mas nem todas as linhas tem essa função ainda, então se for pegar ônibus eu recomendo comprar o SUBE de qualquer forma, mesmo que dê pra usar o cartão normal no metrô.
E os ônibus são muito bons, tem muitos, um em seguida do outro e são bem eficientes.
Os preços das passagens variam conforme o trecho que você vai fazer, então é necessário informar o motorista onde você vai descer na hora que entra e compra a passagem. O motorista vai configurar a maquininha para te cobrar o valor correto para o trecho. Eu costumo dizer o nome da rua onde vou descer ou o ponto turístico próximo para onde estou indo (normalmente faço isso quando não consigo pronunciar o nome da rua).
Vai viajar para Buenos Aires? Procure o melhor hotel pra você aqui:
Buenos Aires: 25 pontos turísticos imperdíveis
1. Plaza de Mayo
A praça mais importante do país, palco de manifestações e eventos históricos. Rodeada por prédios icônicos, é ponto de partida perfeito para entender Buenos Aires. E é onde fica a Casa Rosada e a Catedral.

2. Casa Rosada
Sede do Poder Executivo argentino. Vale a visita guiada às áreas internas quando disponível e as fotos na fachada cor de rosa em diferentes horários de luz.
3. Catedral Metropolitana
Templo neoclássico com interior elegante e o mausoléu do general San Martín. Fica em frente à Plaza de Mayo, então encaixa no mesmo passeio.

4. Café Tortoni
Fundado em 1858, é o café mais tradicional da cidade. Vá fora do pico para evitar filas e aprecie a decoração de época. Eles tem um show de tango no andar subterrâneo, que é mais intimista do que os shows tradicionais. Eu fui e comprei os ingressos na hora mesmo, foi 40.000 pesos por pessoa (cerca de 200 reais). Não tem comida incluída, mas você pode pedir qualquer coisa do cardápio do café e comer lá embaixo durante o show.
Dessa vez eu pedi só uma sidra pra beber. Acho a comida do café tortoni superestimada, não é tão boa assim para ser mais cara do que a média da cidade. Comi lá no ano passado, quando fui só pra um café da tarde. Outras opções legais pra ver tango em Buenos Aires:
5. Obelisco
Símbolo moderno de Buenos Aires, no encontro da Corrientes com a 9 de Julio. Rende fotos e ajuda a se orientar pelo centro.

Se for abrir uma conta Nomad use o meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio em até 15 dias..
6. Avenida 9 de Julio
Uma das avenidas mais largas do mundo, ladeada por teatros, prédios históricos e o Obelisco. Você com certeza vai passar por ali durante suas andanças em Buenos Aires, de um ponto turístico para o outro.
7. Teatro Colón
Um dos teatros de ópera mais importantes do mundo. A visita guiada mostra salões, bastidores e detalhes de acústica. É a única forma de visitar o teatro por dentro, sem assistir a um espetáculo. Dá pra reservar a visita guiada aqui nesse link.
Se houver algum espetáculo no Teatro Colón durante a sua viagem, eu recomendo ir! É uma experiência muito surreal assistir a uma apresentação, a acústica do teatro é absurda. Mas escolha bem seus lugares, o teatro é curvo e alto. Tem cadeiras onde simplesmente não se vê nada.
As opções de ingressos mais baratas são péssimas, de verdade. Tem locais que não dá pra ver nem um pedaço do palco sem se inclinar para o guarda corpo. Pegue opções que diga "vista 360º".
8. Mercado de San Telmo
Galpão clássico com empanadas, cafés, antiguidades e bancas de produtos locais. Ótimo para uma pausa gastronômica. Aos domingos fica muito lotado por causa da Feira de San Telmo.

9. Feira de San Telmo
Aos domingos, ruas tomadas por arte, vinis, objetos vintage e tango. Vá de dia, com atenção aos pertences por ser área movimentada.
10. Caminito
Ruas coloridas com fileteado portenho e artistas de rua. Vá durante o dia e permaneça nas áreas turísticas, não é a região mais segura de Buenos Aires.

11. La Bombonera
Estádio do Boca Juniors com museu e tour. Imperdível para fãs de futebol e para entender a paixão argentina pelo esporte. Ele fica perto do Caminito, dá pra combinar os dois num mesmo dia tranquilamente.
Compre os ingressos aqui:
12. Puerto Madero
Projeto urbano contemporâneo à beira do rio, com calçadões, restaurantes e bons ângulos para fotografia ao entardecer. É uma região mais moderna, vale a pena combinar com o Tango Madero, que fica nesse bairro.

13. Puente de la Mujer
Ponte desenhada por Santiago Calatrava. De noite fica iluminada e compõe bem com os diques de Puerto Madero.
14. Reserva Ecológica Costanera Sur
Área verde com trilhas planas às margens do Rio da Prata. Refúgio silencioso perto do movimento de Puerto Madero.
15. Cemitério da Recoleta
Mausoléus monumentais e esculturas em um conjunto que parece museu a céu aberto. É aqui que está o túmulo de Eva Perón.
É um local muito curioso, um cemitério feito pra ser visitado e para ser bonito. Vemos as famílias mais influentes e ricas de Buenos Aires eternizadas em pedra. Eu achei bem interessante, apesar de ser esquisito visitar um cemitério.
16. Museu Nacional de Belas Artes
A entrada é gratuita, mas eles pedem uma contribuição "voluntária" de 5.000 pesos. Tem um acervo robusto com obras europeias e latino-americanas. Combine com Cemitério da Recoleta no mesmo dia, foi o que eu fiz e foi ótimo.
Leia também: Onde ver neve na América do Sul
17. Floralis Genérica
Escultura metálica que abre e fecha conforme a luz. Fotos mais bonitas no início da manhã ou fim da tarde.
18. El Ateneo Grand Splendid
Livraria instalada em antigo teatro. O palco virou cafeteria e os balcões mantêm o charme original. Eu amo entrar lá, é uma livraria enorme com uma variedade imensa de livros. E o ambiente é esplêndido, o nome dá o spoiler, né?

Infelizmente os livros na Argentina estão uma fortuna, queria trazer uns comigo.
Ecoparque - antigo zoo de Buenos Aires
O antigo zoológico de Buenos Aires se transformou num parque de conservação ecológica, aberto e gratuito. Eles ainda tem animais que foram resgatados de maus tratos. É um passeio leve e ótimo para um dia ensolarado, combinando com o Jardim Botânico.

20. Rosedal de Palermo
Jardim de rosas com lago e pergolados. Melhor na primavera, mas fotogênico o ano todo.
21. Jardim Japonês
Paisagismo, lagos com carpas e passarelas de madeira. Visita breve e contemplativa que combina com Bosques de Palermo.
22. Jardín Botânico
Área verde com estufas históricas e trilhas sombreadas. Entrada gratuita e é um lugar muito gostoso pra caminhar.

23. Planetário Galileo Galilei
Ícone arquitetônico com cúpula iluminada à noite. O planetário é uma espécie de cinema em formato curvo, onde fazem apresentações de documentários sobre o universo. Eu assisti à um chamado Exoplanetas, que fala sobre planetas fora da Via Láctea.
As apresentações são pagas e eu recomendo comprar os ingressos pelo site antecipadamente, porque eles esgotam.

24. MALBA
Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. Exposições de modernismo a contemporâneo com curadoria consistente. É aqui que está o nosso Abaporu.

25. Galerias Pacífico
Um shopping super chique na famosa Calle Florida. É um dos pontos turísticos de Buenos Aires que servem originalmente para fazer compras, mas na economia atual é mais contemplativo mesmo. O teto do shopping é pintado como um teto de igreja. Aproveite para tomar um gelato no Lucciano's, na minha opinião o melhor gelato de Buenos Aires.
Colinha de Buenos Aires pra você não se perder
Compre o SUBE para andar de ônibus, no metrô aceitam cartões VISA e Mastercard direto na catraca
Concentre seus gastos no cartão internacional, eu indico a Nomad (código de convidado JULIAORIGE20). E saque dinheiro na Western Union para gorjetas.
Os restaurantes esperam que você deixe gorjeta, apesar de não ser obrigatório, e essa gorjeta só pode ser paga em dinheiro vivo. Eu costumo deixar 10%
Para comprar um chip de internet na Argentina, só a Claro aceita vender sem documento argentino. Eu usei o Nomad Chip, que é um eSIM
As comidas são muito bem servidas, se você come pouco considere dividir prato
A água menos salgada é a Benedictino
Os melhores gelatos são do Lucciano's, Rapanui e Freddo
Não deixe de comer na Guerrín, a melhor pizzaria de Buenos Aires
Se for abrir uma conta Nomad use o meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio em até 15 dias.
Comentários