Não há dúvidas que a melhor opção de câmbio pra quem viaja pra fora do Brasil é um cartão global. É a forma de câmbio mais barata, prática e segura que temos hoje. Não faz mais sentido sair do país carregando bolos de dinheiro trocado em casa de câmbio, nem gastar no cartão de crédito brasileiro, que cobra uma pequena fortuna em taxas e IOF.
Hoje, em 2025, a conta global é a opção mais barata. Depois vem a casa de câmbio, trocando dinheiro físico, depois o cartão de débito da casa de câmbio e por último o cartão de crédito.
A diferença de preços entre trocar dinheiro na casa de câmbio e colocar dinheiro numa conta global como Wise ou Nomad não é enorme, a maior diferença é a segurança. Eu já saí do Brasil carregando todo o dinheiro pra viagem numa pochete e é uma tensão péssima, você passa a viagem toda preocupada. Principalmente quando a viagem é mais longa.
As opções de conta global mais famosas são a Nomad e a Wise. Mas qual é a melhor escolha pra viajar? Eu já usei as duas contas e vou te explicar as diferenças entre elas pra você escolher qual é a melhor pra você!
Wise ou Nomad? Qual o melhor pra viajar?
Como funciona uma conta global?
As contas globais são contas de pagamento sediadas em outro país, que te permitem depositar e manter outra moeda ali de forma completamente legalizada. Elas são fintechs, não são consideradas bancos. Tudo é por app, não precisa sair de casa pra abrir a sua conta e dá pra gerenciar seu dinheiro 100% via aplicativo.
Basicamente você vai sempre fazer um Pix do seu banco para a sua conta global e converter para dólar ou para outras moedas, dependendo da conta escolhida e de como você vai utilizar seu dinheiro.
Os cartões das contas globais, seja Wise ou Nomad, são sempre de débito. Então eles vão usando do dinheiro que você coloca na conta. Uma das grandes vantagens das contas globais é o imediatismo, você pode ir adicionando dinheiro durante a sua viagem. Porque é tudo por Pix e cai super rápido na conta.
Para abrir uma conta global você só precisa baixar o app e ter um documento em mãos. A Wise é internacional, qualquer pessoa pode abrir. Já a Nomad é só para brasileiros, então você precisa ter um RG ou CNH.
Com uma conta global você tem acesso ao app que é onde você vai fazer a gestão do seu dinheiro, um cartão virtual que pode adicionar às carteiras digitais e é recomendado pedir um cartão físico para viajar. Por mais que o pagamento por aproximação seja amplamente usado dentro do Brasil essa ainda não é uma realidade em todos os locais do mundo. E o cartão é indispensável na hora de fazer saques.
Quais são as vantagens dos cartões globais?
Todos os cartões globais, sejam da Wise ou Nomad oferecem:
IOF mais baixo do mercado (1,1%) para esse tipo de operação
Aproximação
Dólar comercial, que é o mais vantajoso (em cartões de crédito é usado o dólar PTAX e em casas de câmbio o dólar turismo)
Saques em caixas eletrônicos em todos os países onde aceitam o cartão
Extrato do cartão em tempo real
Cartões virtuais (inclusive ótimo para compras online! Já usei até pra comprar passagem aérea em site gringo)
Abra sua conta da Nomad com o código de convidado JULIAORIGE20 pra ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio em até 15 dias
Quais são as diferenças entre a Wise e a Nomad?
Tanto a Wise como a Nomad são contas globais que oferecem cartões multimoedas e podem ser carregados por Pix.
A Wise é mais antiga do que a Nomad, ela é uma empresa do Reino Unido e começou como um sistema de transferências internacionais. Eu usei muito a Wise quando morava em Portugal, porque eu transferia dinheiro do Brasil pra minha conta no Santander de Portugal e pra esse tipo de transação a Wise é com certeza a melhor opção.
Depois, ali por 2021, a Wise se reformulou (antes era TransferWise) e expandiu pra ser também uma conta global.
Então a Wise oferece uma conta global, com várias moedas e um sistema de transferências internacionais que cobra taxas bem baixas. Se você precisar pagar alguém fora do Brasil com transferência é a Wise que você vai utilizar!
A maior vantagem da Wise no setor de conta global em relação à Nomad é oferecer dentro do app várias carteiras de saldo. Então você pode deixar seu saldo parte em Euros, parte em Dólares, Pesos Chilenos, etc. É visualmente mais fácil no começo, mas também não chega muito longe se você viaja muito. Porque apesar da Wise oferecer carteiras de saldo em várias moedas, não são em todas. Tem lugares que você vai viajar e precisa deixar o seu dinheiro em dólar, para ser convertido na hora, assim como na Nomad.
A Nomad é uma fintech fundada por brasileiros para brasileiros, com sede nos Estados Unidos. Ela é mais recente e nasceu já como uma conta global. Além da conta global para viajar eles tem também uma conta de investimentos, que você pode investir na Bolsa de Valores americana com taxas reduzidas.
Na Nomad você também pode fazer transferências internacionais, mas ela não foi pensada pra isso. As transferências entre contas Nomad são gratuitas, mas se for para uma conta que não é Nomad é cobrada uma taxa de 10 dólares por transferência, o que acaba não valendo a pena.
Resumindo até agora: para transferências internacionais a Wise vai ser sempre mais barata. Como contas globais as duas são bem parecidas no funcionamento e nas taxas.
Ambas cobram 1,1% de IOF mas a taxa de serviço varia. Na Nomad a taxa de serviço vai de 2% à 1% dependendo do seu nível no programa de fidelidade deles, o Nomad Pass.
E na Wise a taxa é de 0,8% (pesquisa de 31/12/2024). Ou seja, a Wise é mais barata do que a Nomad, de 0,2% à 1,2% mais barata.
A cada 1.000 reais que você converter você economiza até 12 reais usando a Wise em relação à Nomad.
Eu particularmente não acho que essa seja uma economia suficiente para decidir qual conta você deve utilizar pra viajar.
Wise ou Nomad? Qual a opinião dos viajantes?
Apesar de ter a conta da Wise há mais tempo, eu acabei gostando mais da Nomad pra viajar. Mantenho as duas e quando preciso fazer transferências eu uso a Wise, mas pra viagens no geral eu uso a Nomad. Já viajei pra 10 países diferentes nesse período e em todos eles eu tive uma ótima experiência.
Eu cheguei a usar a Wise em alguns locais, mas aconteceram algumas vezes de o cartão não passar sem explicação. Mesmo com saldo na conta e isso me fez optar por me concentrar na Nomad mesmo, pra não passar vergonha rsrs.
Mas eu não achava que essa era uma experiência tão generalizada até fazer esse vídeo (dá uma olhada nos comentários):
A Wise é muito boa, até não ser. E eu acho que não vale a pena ficar insegura em viagens por causa de 1,2% de economia. Mas claro, você também pode dar sorte de nunca acontecer com você de o cartão falhar.
Alguns comentários de seguidores que eu achei mais relevantes:
Wise: o que você precisa ficar atento
Abertura de conta gratuita - use esse link para ter isenção de taxas na primeira transferência
O cartão físico é gratuito
Tem muitos relatos de viajantes que ficam na mão com o cartão da Wise, ele simplesmente não passa, mesmo tendo saldo e tudo certo, sem explicação. Não é sempre, é algo aleatório, não tem um padrão. Eu diria que dá pra confiar nele 90% das vezes, o problema é que precisa ter um plano B pros 10%.
Ele tem carteira em várias moedas, mas não todas. Para Argentina, Peru e Colômbia, por exemplo, você tem que deixar o seu saldo em dólares
Para depositar na conta é por Pix e cai na hora
Atenção: desbloqueie o cartão físico antes de viajar! Deixar pra desbloquear fora pode dar problema. Porque o desbloqueio tem que ser em uma maquininha que peça chip e senha, não pode ser por tarja ou sem necessidade de senha. E fora do Brasil essas duas opções são bem comuns.
Informações checadas dia 03/01/2025
Nomad: o que você precisa ficar atento
Abertura de conta gratuita - use o código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio
O cartão físico tem custo de envio de 20 dólares se você estiver no nível 1 do Nomad Pass. Basicamente o truque para receber o cartão gratuito é fazer uma primeira operação de câmbio adicionando dinheiro na conta de 1.000 dólares. Assim você passa pro nível 2 do Nomad Pass, economiza esses 20 dólares do cartão porque ele sai gratuitamente e ainda ganha 20 dólares de cashback (se você abrir a conta com um código de convidado)
O cartão é muito bem aceito ao redor do mundo, mas lembre-se que o cartão físico é necessário fora do Brasil. Aproximação não é a regra em outros países.
O seu dinheiro fica em dólares e é convertido automaticamente quando passa na maquininha em outros países, essa segunda conversão é 100% gratuita. E para países com moedas fracas costuma ser mais vantajoso do que comprar a moeda diretamente.
O depósito na conta é por Pix e cai na hora também! Quando a conta abriu levava 1 dia útil, mas não é mais assim. Hoje a transferência é recebida em segundos.
Diferenciais da Nomad:
Conta feita por brasileiros para brasileiros, ou seja, o suporte é 100% em português
Programa de fidelidade que dá acesso à Sala Vip em Guarulhos, espaços de descanso em Orlando e em São Paulo (Nomad Coffee próximo ao consulado americano), diminuição das taxas conforme o seu nível sobe
Parcelamento de compras no exterior usando um cartão crédito brasileiro mas sem spread
Descontos em parceiros de viagem! Eu já consegui economizar 200 reais em um aluguel de carro pelo app da Nomad
Cashback nos parques da Disney
Informações checadas dia 03/01/2025
Combine meios de pagamento para uma viagem mais segura
Os cartões das contas globais são a melhor opção para concentrar os seus gastos de viagem, são seguros, baratos e super práticos. Mas quando a gente viaja pra fora do Brasil tem que ter opções para não correr riscos.
Com o cartão da Nomad você não vai ter o problema de não passar nos lugares. Mas é sempre bom ter um trocado em dinheiro local para coisas que não aceitam cartão, transporte público por exemplo. Então é bom se programar para sacar dinheiro ou para trocar um pouco em casa de câmbio.
Eu recomendo levar um cartão de crédito também, de preferência da Mastercard, já que o cartão da Nomad e da Wise são VISA. Porque às vezes o local não aceita a bandeira, não o cartão.
A decisão de como obter o dinheiro na moeda local depende do local pra onde você vai viajar.
Para a Argentina vale mais a pena enviar dinheiro via Western Union para ter dinheiro físico - se programe para fazer isso apenas uma vez para evitar taxas e filas
Para Europa na zona do Euro vale a pena trocar numa casa de câmbio no Brasil
Para os Estados Unidos vale mais a pena sacar da conta da Nomad na rede de caixas eletrônicos All Point, que não tem taxas
Para os restantes países vale mais a pena sacar dos cartões globais em um ATM local
Atenção: as regras e tarifas dos saques variam
Para a Wise você tem 2 saques gratuitos no mês, mas atenção: sempre que houver saque gratuito seja na Wise ou na Nomad isso significa que as contas globais não cobram nada. Mas pode ter taxa do próprio caixa eletrônico. Ao longo das minhas viagens eu já achei caixas gratuitos, com taxas de 14 reais até 30 dólares. Esses valores não são cobrados pela Wise ou Nomad, mas pela máquina mesmo.
A partir do terceiro saque na Wise você paga uma taxa de US$ 6,50 por saque + taxa do caixa eletrônico.
Na Nomad não tem taxas de saque, pode fazer quantos saques quiser (info de 03/01/2025). Porém, lembre-se sempre que o caixa eletrônico pode cobrar taxas. O único que vai ser garantidamente sem taxa nenhuma é o ATM da All Point nos EUA, fora isso cada caixa vai cobrar a sua taxa.
Como a gente sempre precisa ter algum dinheiro físico eu recomendo se programar pra sacar uma vez só - e só pagar uma taxa de caixa eletrônico, porque ela pode ser bem salgadinha. Já paguei 7 euros na Holanda, por exemplo.
Leia também: Como é usar a conta Nomad na Europa?
Wise ou Nomad no Reclame Aqui
Eu mantenho as duas contas abertas, Wise e Nomad. Uso a Wise quando preciso fazer transferências internacionais, tipo pagar algum serviço turístico por transferência ou dividir conta com meus amigos que tem Wise ou que moram fora.
Para viajar eu uso a Nomad, que me passa mais segurança e concentrando meus gastos na Nomad eu tenho acesso aos benefícios do programa de fidelidaade, que vai ficando mais interessante.
Eu tenho usado a Nomad nos últimos 2 anos e 10 países que eu visitei, criei um Guia da Conta Nomad pra quem quiser saber mais! É um ebook gratuito, baixe aqui nesse link.
Comments