top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Conheça Cajon del Maipo: passeio imperdível no Chile

Atualizado: 1 de ago. de 2022


cajon del maipo
Embalse el Yeso

Uma das paisagens mais impressionantes que eu já vi, Cajon del Maipo é o nome de uma região próxima a Santiago. O passeio a Cajon del Maipo normalmente significa a visita à Embalse al Yeso, que é um lago no meio da Cordilheira dos Andes.


Há também piscinas termais, trekkings e piqueniques na cordilheira.


Cajon del Maipo fica a 110km de Santiago, sendo um bate e volta perfeito para complementar sua viagem ao Chile.


Esse é um passeio que é bem difícil de fazer sozinho, os ônibus de linha levam apenas até Baños Morales. Dali você pode fazer um trekking bem interessante com paisagens lindas, mas é um trajeto difícil e provavelmente você não vai conseguir ver todas as atrações que veria com um passeio de van ou carro.


Para visitar Cajon del Maipo as duas opções principais são: contratar um passeio de dia inteiro com uma agência turística ou alugar um carro. O valor do passeio guiado custa de 35.000 pesos (uns 200 reais) à 50.000 pesos. A diferença é por conta das atrações incluídas ou não.


A entrada no parque custa 2.000 pesos, caso você vá de carro.


Acredito que ir de carro seja tranquilo quando está sem neve, a estrada é bem ok, apesar de ser de chão. Porém a altitude pode pesar um pouco, eu fui com um passeio mas teve alguns momentos que baixou muito minha pressão e eu dei uma leve desmaiada.


Se eu fosse de novo dirigindo, eu levaria uma coca cola e um pacote de sal - e alguém do meu lado. Mas isso é porque a minha pressão já é baixa normalmente.


Indicação de agência para o passeio de Cajon del Maipo:

Eu fui com a Smart Tour, que é uma agência brasileira no Chile. Recomendo bastante, o atendimento é ótimo, os preços são em conta e o tour guiado é por brasileiros, então é em português.


Sempre que eu faço esses tours e busco agências brasileiras, sempre tem uma.



Como é o passeio para Cajon del Maipo com a Smart Tour

Eles buscaram a gente no Airbnb com uma van, a primeira parada do passeio foi num ponto de apoio de turismo na cidadezinha de San José del Maipo, com cafézinho na base da Cordilheira dos Andes. Eu achei a vista desse lugar incrível.


Atenção: eu fiz essa viagem em abril (de 2019), em Santiago estava bem calor, mas em Cajon del Maipo é frio pra diabo. Leve roupa de inverno.

cajon del maipo passeio
Parada pro café de manhã cedo

Depois paramos no Túnel del Tinoco, um local histórico quase chegando na Cordilheira. Ali o guia nos explicou a história do local. No meu vlog de viagem para Cajon del Maipo eu conto tudo certinho (assista aqui).


A própria estrada aqui é linda. O túnel em si é simples, mas a paisagem ao redor impressiona.

cajon del maipo chile
Foto na estrada em frente à saída do Túnel

Depois de prestar saudações ao Willy, o espírito de um rapaz que morreu no túnel, seguimos para Embalse el Yeso. Que é um lago à 2.500 metros do nível do mar.


Esse lugar é de tirar o fôlego, incrível mesmo. O passeio é bem contemplativo. Passamos um tempo ali, admirando o local.


Embalse el Yeso tem águas potáveis e é ele que abastece a cidade de Santiago.


Atenção: Cajon del Maipo é um lugar com bem pouca estrutura de recepção de turistas, é bem difícil achar banheiros, não há lojas de tipo nenhum e a companhia que você vai ter aqui é dos trilheiros no topo das montanhas ou outros grupos de viagem. Vá preparado, leve água e comida.


Embalse el Yeso
Embalse el Yeso

Depois seguimos o passeio para a parte final, nesse dia as piscinas termais estavam fechadas então acabamos o passeio mais cedo do que era suposto.


A Smart Tour oferece um piquenique no meio da Cordilheira dos Andes, com vinho chileno é claro.

cajon del maipo

cajon del maipo

A paisagem aqui é bem árida, mas linda.


Na parada para o piquenique havia um banheiro disponível para os turistas, mas era preciso pagar para utilizar.


Vai viajar para fora do Brasil? Abra sua conta global na Nomad e ganhe US$ 10 com o código JULIAORIGE (saiba mais aqui)


Veja mais sobre o passeio à Cajon del Maipo no meu vlog do Chile:


Veja mais dicas de viagem sobre o Chile:

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page