Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

O que fazer no Rio de Janeiro? Roteiro de 7 dias com preços

Atualizado: 2 de nov. de 2021



o q fazer no rio de janeiro

Quer conhecer a capital carioca mas não sabe muito bem o que fazer no Rio de Janeiro? Aqui eu montei um roteiro completo e prontinho pra você usar na sua viagem. Esse roteiro de viagem considera 7 dias de viagem, deixando uma margem de segurança de tempo para chegada e partida na cidade.


Nos meus roteiros de viagem eu busco sempre trazer uma proposta de conhecer bem a cidade mas ao mesmo tempo não fazer uma maratona. Dando um tempo legal para cada ponto turístico e possibilitando flexibilizar para você conseguir pegar uma praia, ir numa balada... Curtir um pouco mesmo, sem o estresse daqueles roteiros malucos de mil coisas em um dia.


Aqui nesse post eu separei várias coisas para fazer no Rio de Janeiro que são super interessantes, coloquei os preços e no final tem um orçamento geral do roteiro, com 4 opções de perfil de gastos do viajante.


Esse formato de post com todo o orçamento calculado é algo novo que eu estou testando por aqui, então se você gostar deixa um comentário ou me manda uma mensagem lá no Insta com outras cidades que você gostaria que eu trouxesse aqui.


Procurando passagem aérea barata para o Rio de Janeiro? Dê uma olhada aqui.



O que fazer no Rio de Janeiro? Roteiro de 7 dias de viagem


Dia 1: Chegada + Jantar em Copacabana

Jantar | Dia 1 | O que fazer no Rio de Janeiro?

No primeiro dia desse roteiro do Rio de Janeiro, reserve apenas a noite para dar uma volta em Copacabana e se ambientar no Rio. O clima por lá é incrível, todo mundo andando na rua só por andar, música pra todo lado, vendedores ambulantes, barzinhos na beira da praia...


Acho que é o lugar ideal para a sua primeira noite no Rio de Janeiro. Nos restaurantes à beira da praia você consegue encontrar pratos de todos os preços, alguns restaurantes com música ao vivo, outros mais calmos, você que manda.


Do outro lado da avenida que passa por Copacabana é normal ter uma feirinha também, caso você queira dar uma olhada.


Atenção: É comum ter pedintes ou vendedores ambulantes insistentes nessa área, inclusive passando pelas mesas dos restaurantes à beira-mar. Esteja preparado emocionalmente.


Nesse primeiro dia de roteiro só coloquei o jantar em Copacabana para que dê tempo de você se instalar com calma.


Como chegar do aeroporto até a sua hospedagem?

Se você está chegando no Rio de Janeiro via aeroporto, a melhor forma de ir até o seu hotel ou hostel é de Uber. Considerando os riscos de andar de transporte público com mala de viagem e o preço do app de caronas, eu aconselho que você pegue o Uber.


Na minha viagem eu paguei 43 reais na corrida do Santos Dumont até o Hostel El Misti de Ipanema.


Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Para a hospedagem eu aconselho ficar na zona sul do Rio de Janeiro, ou seja, Ipanema, Copacabana e Leblon. É uma área segura, onde você consegue circular mais tranquilo e tem ótimas opções de hospedagem, para todos os bolsos.


Na minha primeira viagem pra o Rio eu fiquei no El Misti de Ipanema (aqui tem um Tour pelo hostel) e na segunda viagem fiquei em um Airbnb em Copacabana, porque reservei em cima da hora e o El Misti estava cheio.


Veja outras opções de hospedagem no Rio de Janeiro aqui:


Dia 2: Cristo Redentor + Pão de Açúcar

No segundo dia desse Roteiro do Rio de Janeiro, vamos começar a conhecer o Rio por seus cartões postais. Mas caso o seu segundo dia no rio não tenha amanhecido muito bonito, troque a ordem dos dias. Esse é o único dia que realmente precisa de um clima bom.


A vista de cima do Rio de Janeiro muda muito e você quer aproveitar bem a paisagem.


Manhã: Cristo Redentor | O que fazer no Rio de Janeiro?

Comece a manhã indo até o Cristo Redentor. É essencial que você chegue cedo, o Cristo lota completamente, a única forma de conseguir um espacinho a mais é ir de manhã.


Leia: Como visitar o Cristo Redentor? Tudo o que você precisa saber


O Cristo Redentor abre às 8hrs, se você quer tirar boas fotos sem ninguém aconselho a chegar lá nesse horário. Você pode ir até lá de van ou subir com o trem do Corcovado.


Veja tudo o que você precisa saber sobre o Cristo Redentor aqui nesse post.


Preços: O Cristo Redentor tem preços variáveis, depende se você for de van ou de trem e da época do passeio. De forma geral você vai gastar em torno de 70 reais.


Almoço | Dia 2| O que fazer no Rio de Janeiro?

Para o almoço eu recomendo que você coma no Restaurante Corcovado, que fica ao lado do Cristo, dentro da propriedade mesmo. A vista é incrível e o ambiente bem agradável, mas tem que ter em mente que é restaurante de ponto turístico, pode estar meio cheio e o preço não é o mais baixo.


Na galeria de fotos do TripAdvisor você pode ver os reviews e tem fotos do cardápio também. Dá para comer um prato executivo de bife com arroz e batata frita por 38,00, por exemplo.


Aproveite um tempo nas mesinhas do lado de fora, beba uma caipirinha. A comida é boa, mas a estrela principal é a vista.


Tarde: Pão de Açúcar | Dia 2 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Compre aqui o bilhete para o Bondinho do Pão de Açúcar


O bilhete para o bondinho é válido para ida e volta, eu aconselho a comprar via internet com antecedência para evitar filas. O trajeto no Pão de Açúcar tem duas paradas, primeiro no Morro da Urca, onde você pode desembarcar e ver algumas atrações antes de seguir viagem.


Tem o Anfiteatro, alguns mirantes, opções de alimentação e um museu com a história do bondinho.


Preço: R$ 114


Noite: Urca | Dia 2 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Para finalizar o seu dia passeie pelo acolhedor bairro da Urca, uma ótima opção é ir até a Mureta da Urca e ver o pôr do sol ali bebendo uma cervejinha. Dizem que os pastéis são ótimos, não tive a oportunidade de experimentar.


Veja também: Vlog de viagem de Arraial do Cabo


Dia 3: Parque Lage + Jardim Botânico

Manhã/almoço: Parque Lage | Dia 3 | O que fazer no Rio de Janeiro?

O Parque Lage faz parte do Parque Nacional da Tijuca e é onde fica o famoso palacete, que parece saído da Espanha Árabe. A entrada do parque é gratuita, assim como do palacete. Dá para aproveitar uma caminhada pela floresta e um café maravilhoso no palacete.


O parque fica no bairro do Jardim Botânico e é possível chegar lá à pé, por isso coloquei as duas atrações no mesmo dia.


Para o almoço, se você estiver com um orçamento mais avantajado, eu recomendo um Brunch no Plage Café, que é o café do palacete.


A vista é linda e a comida é boa, mas o preço é altinho. Um brunch para duas pessoas fica 108 reais.

Mesmo que você não vá comer no Plage, a visita ao palacete rende ótimas fotos. Dali de dentro dá para ver o Cristo Redentor lá em cima.


Caso o seu orçamento esteja mais apertado, vale levar um lanche e comer no parque também!


Tarde: Jardim Botânico | Dia 3 | O que fazer no Rio de Janeiro?

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais ricos do mundo, foi construído em 1808 pela família real vinda de Portugal e é famoso internacionalmente.


A visita custa 24 reais para brasileiros e 60 para estrangeiros. O bilhete de entrada pode ser comprado direto na bilheteria.


Saiba mais sobre o Jardim Botânico aqui nesse post exclusivo

o q fazer no rio de janeiro
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Reserve algumas horas para passear pelo Jardim Botânico calmamente.


Jantar: Ella Pizzaria | Dia 3 | O que fazer no Rio de Janeiro

Para o jantar, sugiro experimentar a Ella Pizzaria, que foi eleita a melhor pizza do Rio. As pizzas são de fermentação natural e os preços começam em 51 reais a pizza, que serve 2 pessoas. Veja mais no insta deles:


Dia 4: Parque das Ruínas + Escadaria Seláron + Confeitaria Colombo + Gabinete de Leitura

No quarto dia desse roteiro do Rio de Janeiro, vamos para o centro histórico, fazer um tour pela pompa do império Português.


Manhã: Parque das ruínas e Escadaria Seláron | Dia 4 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Sugiro que você pegue um Uber até o Parque das Ruínas, que é o ponto geograficamente mais alto que vamos conhecer nesse dia. De lá você consegue fazer o restante do roteiro à pé (alguns lugares com o celular na bolsa, ok?).


O Parque das Ruínas é um centro cultural no bairro de Santa Teresa. Ele já foi a casa de Laurinda Santos Lobo, uma grande mecenas da Belle Époque carioca. A entrada é gratuita e tem uma vista excepcional do Rio de Janeiro e como não é uma das atrações mais concorridas, você consegue tirar fotos calmamente sem aquele monte de turistas atrás.


o q fazer no rio de janeiro
Parque das Ruínas

Segunda parada do dia: Escadaria Seláron


Chegar até a Escadaria Seláron a partir do Parque das Ruínas é bem tranquilo, dá pra ir a pé e é um local calmo, não percebi grandes perigos. Coloque o trajeto no google maps que é sucesso.


Na escadaria fique atento, como é um local bem turístico é bem movimentado, mas também nada demais para se alertar. Dá para tirar fotos tranquilo.