top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

Quer receber promoções de viagem?

Entre no meu canal de transmissão no Instagram! Sempre que eu acho algo que está valendo a pena de verdade eu mando o link por lá. São promoções de viagem selecionadas por uma curadoria humana. 

O que fazer no Rio de Janeiro? Roteiro de 7 dias com preços

Atualizado: 2 de nov. de 2021



o q fazer no rio de janeiro

Quer conhecer a capital carioca mas não sabe muito bem o que fazer no Rio de Janeiro? Aqui eu montei um roteiro completo e prontinho pra você usar na sua viagem. Esse roteiro de viagem considera 7 dias de viagem, deixando uma margem de segurança de tempo para chegada e partida na cidade.


Nos meus roteiros de viagem eu busco sempre trazer uma proposta de conhecer bem a cidade mas ao mesmo tempo não fazer uma maratona. Dando um tempo legal para cada ponto turístico e possibilitando flexibilizar para você conseguir pegar uma praia, ir numa balada... Curtir um pouco mesmo, sem o estresse daqueles roteiros malucos de mil coisas em um dia.


Aqui nesse post eu separei várias coisas para fazer no Rio de Janeiro que são super interessantes, coloquei os preços e no final tem um orçamento geral do roteiro, com 4 opções de perfil de gastos do viajante.


Esse formato de post com todo o orçamento calculado é algo novo que eu estou testando por aqui, então se você gostar deixa um comentário ou me manda uma mensagem lá no Insta com outras cidades que você gostaria que eu trouxesse aqui.




O que fazer no Rio de Janeiro? Roteiro de 7 dias de viagem


Dia 1: Chegada + Jantar em Copacabana

Jantar | Dia 1 | O que fazer no Rio de Janeiro?

No primeiro dia desse roteiro do Rio de Janeiro, reserve apenas a noite para dar uma volta em Copacabana e se ambientar no Rio. O clima por lá é incrível, todo mundo andando na rua só por andar, música pra todo lado, vendedores ambulantes, barzinhos na beira da praia...


Acho que é o lugar ideal para a sua primeira noite no Rio de Janeiro. Nos restaurantes à beira da praia você consegue encontrar pratos de todos os preços, alguns restaurantes com música ao vivo, outros mais calmos, você que manda.


Do outro lado da avenida que passa por Copacabana é normal ter uma feirinha também, caso você queira dar uma olhada.


Atenção: É comum ter pedintes ou vendedores ambulantes insistentes nessa área, inclusive passando pelas mesas dos restaurantes à beira-mar. Esteja preparado emocionalmente.


Nesse primeiro dia de roteiro só coloquei o jantar em Copacabana para que dê tempo de você se instalar com calma.


Como chegar do aeroporto até a sua hospedagem?

Se você está chegando no Rio de Janeiro via aeroporto, a melhor forma de ir até o seu hotel ou hostel é de Uber. Considerando os riscos de andar de transporte público com mala de viagem e o preço do app de caronas, eu aconselho que você pegue o Uber.


Na minha viagem eu paguei 43 reais na corrida do Santos Dumont até o Hostel El Misti de Ipanema.


Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Para a hospedagem eu aconselho ficar na zona sul do Rio de Janeiro, ou seja, Ipanema, Copacabana e Leblon. É uma área segura, onde você consegue circular mais tranquilo e tem ótimas opções de hospedagem, para todos os bolsos.


Na minha primeira viagem pra o Rio eu fiquei no El Misti de Ipanema (aqui tem um Tour pelo hostel) e na segunda viagem fiquei em um Airbnb em Copacabana, porque reservei em cima da hora e o El Misti estava cheio.


Veja outras opções de hospedagem no Rio de Janeiro aqui:


Dia 2: Cristo Redentor + Pão de Açúcar

No segundo dia desse Roteiro do Rio de Janeiro, vamos começar a conhecer o Rio por seus cartões postais. Mas caso o seu segundo dia no rio não tenha amanhecido muito bonito, troque a ordem dos dias. Esse é o único dia que realmente precisa de um clima bom.


A vista de cima do Rio de Janeiro muda muito e você quer aproveitar bem a paisagem.


Manhã: Cristo Redentor | O que fazer no Rio de Janeiro?

Comece a manhã indo até o Cristo Redentor. É essencial que você chegue cedo, o Cristo lota completamente, a única forma de conseguir um espacinho a mais é ir de manhã.



O Cristo Redentor abre às 8hrs, se você quer tirar boas fotos sem ninguém aconselho a chegar lá nesse horário. Você pode ir até lá de van ou subir com o trem do Corcovado.


Veja tudo o que você precisa saber sobre o Cristo Redentor aqui nesse post.


Preços: O Cristo Redentor tem preços variáveis, depende se você for de van ou de trem e da época do passeio. De forma geral você vai gastar em torno de 70 reais.


Almoço | Dia 2| O que fazer no Rio de Janeiro?

Para o almoço eu recomendo que você coma no Restaurante Corcovado, que fica ao lado do Cristo, dentro da propriedade mesmo. A vista é incrível e o ambiente bem agradável, mas tem que ter em mente que é restaurante de ponto turístico, pode estar meio cheio e o preço não é o mais baixo.


Na galeria de fotos do TripAdvisor você pode ver os reviews e tem fotos do cardápio também. Dá para comer um prato executivo de bife com arroz e batata frita por 38,00, por exemplo.


Aproveite um tempo nas mesinhas do lado de fora, beba uma caipirinha. A comida é boa, mas a estrela principal é a vista.


Tarde: Pão de Açúcar | Dia 2 | O que fazer no Rio de Janeiro?


O bilhete para o bondinho é válido para ida e volta, eu aconselho a comprar via internet com antecedência para evitar filas. O trajeto no Pão de Açúcar tem duas paradas, primeiro no Morro da Urca, onde você pode desembarcar e ver algumas atrações antes de seguir viagem.


Tem o Anfiteatro, alguns mirantes, opções de alimentação e um museu com a história do bondinho.


Preço: R$ 114


Noite: Urca | Dia 2 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Para finalizar o seu dia passeie pelo acolhedor bairro da Urca, uma ótima opção é ir até a Mureta da Urca e ver o pôr do sol ali bebendo uma cervejinha. Dizem que os pastéis são ótimos, não tive a oportunidade de experimentar.



Dia 3: Parque Lage + Jardim Botânico

Manhã/almoço: Parque Lage | Dia 3 | O que fazer no Rio de Janeiro?

O Parque Lage faz parte do Parque Nacional da Tijuca e é onde fica o famoso palacete, que parece saído da Espanha Árabe. A entrada do parque é gratuita, assim como do palacete. Dá para aproveitar uma caminhada pela floresta e um café maravilhoso no palacete.


O parque fica no bairro do Jardim Botânico e é possível chegar lá à pé, por isso coloquei as duas atrações no mesmo dia.


Para o almoço, se você estiver com um orçamento mais avantajado, eu recomendo um Brunch no Plage Café, que é o café do palacete.


A vista é linda e a comida é boa, mas o preço é altinho. Um brunch para duas pessoas fica 108 reais.

Mesmo que você não vá comer no Plage, a visita ao palacete rende ótimas fotos. Dali de dentro dá para ver o Cristo Redentor lá em cima.


Caso o seu orçamento esteja mais apertado, vale levar um lanche e comer no parque também!


Tarde: Jardim Botânico | Dia 3 | O que fazer no Rio de Janeiro?

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais ricos do mundo, foi construído em 1808 pela família real vinda de Portugal e é famoso internacionalmente.


A visita custa 24 reais para brasileiros e 60 para estrangeiros. O bilhete de entrada pode ser comprado direto na bilheteria.


o q fazer no rio de janeiro
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Reserve algumas horas para passear pelo Jardim Botânico calmamente.


Jantar: Ella Pizzaria | Dia 3 | O que fazer no Rio de Janeiro

Para o jantar, sugiro experimentar a Ella Pizzaria, que foi eleita a melhor pizza do Rio. As pizzas são de fermentação natural e os preços começam em 51 reais a pizza, que serve 2 pessoas. Veja mais no insta deles:


Dia 4: Parque das Ruínas + Escadaria Seláron + Confeitaria Colombo + Gabinete de Leitura

No quarto dia desse roteiro do Rio de Janeiro, vamos para o centro histórico, fazer um tour pela pompa do império Português.


Manhã: Parque das ruínas e Escadaria Seláron | Dia 4 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Sugiro que você pegue um Uber até o Parque das Ruínas, que é o ponto geograficamente mais alto que vamos conhecer nesse dia. De lá você consegue fazer o restante do roteiro à pé (alguns lugares com o celular na bolsa, ok?).


O Parque das Ruínas é um centro cultural no bairro de Santa Teresa. Ele já foi a casa de Laurinda Santos Lobo, uma grande mecenas da Belle Époque carioca. A entrada é gratuita e tem uma vista excepcional do Rio de Janeiro e como não é uma das atrações mais concorridas, você consegue tirar fotos calmamente sem aquele monte de turistas atrás.


o q fazer no rio de janeiro
Parque das Ruínas

Segunda parada do dia: Escadaria Seláron


Chegar até a Escadaria Seláron a partir do Parque das Ruínas é bem tranquilo, dá pra ir a pé e é um local calmo, não percebi grandes perigos. Coloque o trajeto no google maps que é sucesso.


Na escadaria fique atento, como é um local bem turístico é bem movimentado, mas também nada demais para se alertar. Dá para tirar fotos tranquilo.

Saindo da Escadaria Seláron e indo em direção ao centro você vai passar pelos Arcos da Lapa, que são bem bonitos também mas não recomendo parar aqui. Já ouvi muitos relatos de assaltos nessa região e eu mesma passei por uma situação complicada aqui, parei para tirar fotos e isso deu margem para uma abordagem meio insistente/ameaçadora de um pedinte.


Sugiro que você passe direto, sem a parada de fotos e sem dar muita pinta de turista.


Almoço: Cedro do Líbano | Dia 4 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Para o almoço no centro histórico do Rio de Janeiro recomendo o Cedro do Líbano, uma amiga do rio me levou lá e achei a comida maravilhosa. É o restaurante árabe mais antigo e tradicional do Rio de Janeiro.


E eles tem o cardápio todo com PREÇOS no site, assim você pode calcular quanto que vai gastar antes mesmo de ir no restaurante.

Atenção: não coma sobremesa, vai haver uma parada na Confeitaria Colombo e você precisa ter um espacinho no estômago!


Tarde: Gabinete Português de Leitura + Confeitaria Colombo| Dia 4 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Com toda a certeza a biblioteca mais linda que eu já visitei na minha vida, o Gabinete Real de Leitura Português fica no centro do Rio de Janeiro é agora que está sendo mais conhecido pelos turistas.


A entrada é gratuita. Já aviso que se você é uma daquelas pessoas que PRECISA de iteratividade, não vai achar muita graça. Não pode-se encostar nos livros, já que eles são muito antigos. É um local mais para apreciação mesmo - e para fotos é claro.


Segunda parada da tarde: Confeitaria Colombo

o q fazer no rio de janeiro roteiro de viagem

A Confeitaria Colombo é um dos cafés mais lindos do mundo, fundado em 1894 faz parte da história urbana do Rio. A confeitaria foi aberta por imigrantes portugueses e se tornou um dos locais mais frequentados da Belle Époque.


A arquitetura lembra muito da A Brasileira, um café no Bairro Alto em Lisboa, porém a Confeitaria Colombo é muito maior e mais chique. Ter um café como ponto de encontro e como lugar de status tem muito a ver com a cultura portuguesa, de uma forma que não se vê em outros lugares do Brasil.


Os preços aqui são altos, como é de se esperar. E a fila pode ser grande. Mas acredito que valha a pena. Eu pedi um café de Amarula e uma torta, paguei 35 reais.


Não achei a comida lá essas coisas, te aconselho a pegar um café na Confeitaria Colombo e depois comer um Madrileño na Confeitaria Manon, também tradicional do Rio mas sem um ambiente tão chique.


É esse pãozinho aqui com creme, uma delícia:



Dia 5: Museu do Amanhã + Rio Star + Pôr do Sol em Ipanema + sair à noite

Manhã: Museu do Amanhã | Dia 5 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Nesse dia 5 do roteiro do Rio de Janeiro você pode começar o dia tarde, já que será o dia para sair à noite e você vai ficar acordado até mais tarde.


Comece pelo Museu do Amanhã, um museu interativo que se propõe a refletir o futuro da humanidade e os desafios das próximas décadas. É bem interessante e bem diferente.


Atenção: o museu é patrocinado pelo Santander e quem tem cartão Santander paga metade do ingresso.


Preços do Museu do Amanhã: à partir de 30 reais.


Ele fica na zona portuária, na Praça Mauá, que é uma região bem calma e bonita.


Nessa mesma praça fica o Museu de Arte do Rio de Janeiro, caso você goste de museus de arte vale a visita também!


Almoço: Entrê | Dia 5 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Para o almoço eu recomendo o restaurante Entrê, com uma média de 50 reais o prato você consegue uma comida de qualidade de um ótimo ambiente.


Tarde: Rio Star | Dia 5 | O que fazer no Rio de Janeiro?


A Rio Star é a maior roda gigante da América Latina e oferece uma ótima vista da Baía de Guanabara (para quem não tem medo de altura e consegue aproveitar o passeio, o que não é o meu caso).


Preço: R$ 59



Pôr do sol: Ipanema | Dia 5 | O que fazer no Rio de Janeiro?

Para conseguir pegar o espetáculo do pôr do sol em Ipanema, certifique-se de sair à tempo. Dê uma olhada no trânsito, que fica meio complicado no final de tarde.


O pôr do sol no Arpoador deveria ser um patrimônio nacional, é realmente um espetáculo. Se por acaso nesse dia da sua viagem não tiver pôr do sol, dê um jeito de encaixar o pôr do sol no Arpoador em outro dia, é realmente imperdível.

o q fazer no rio de janeiro
Pôr do sol no Arpoador, Rio de Janeiro

Noite | Dia 5 | O que fazer no Rio de Janeiro?

A noite no Rio de Janeiro é super animada e tem para todos os gostos. Eu acredito que para curtir a noite de verdade a gente tem que encontrar um lugar tudo a ver com a gente e eu não tenho muiiita experiência com a noite no Rio.


Veja aqui indicações de noite no Rio de Janeiro para diferentes gostos e escolha o seu <3


Dia 6: praia + imprevistos

Como você vai ter saído no dia anterior, deixamos o dia 6 do nosso Roteiro do Rio de Janeiro para pegar uma praia e remanejar possíveis atrações que você não tenha conseguido visitar nos dias anteriores.


Para a praia, caso queira algo mais fácil, recomendo Ipanema. Copacabana não é boa pra praia mesmo, as ondas são muito fortes por causa do aterramento.


Caso queira conhecer uma praia nova e esteja disposto a ir mais longe, recomendo a praia de Piratininga, em Niterói.


Dia 7: Partida

O último dia fica reservado para a partida e organização das coisas, já que precisamos contar com o trânsito na capital carioca. Eu gosto de deixar um espaço de manejo nos roteiros.


Mas caso você tenha um tempo a mais pra ocupar, considere uma visita à Vista Chinesa. É um parque e mirante espetacular, mas para chegar lá é preciso ir de Uber, não tem transporte público.


Quanto custa esse roteiro do Rio de Janeiro?

Para facilitar a sua vida eu calculei o preço desse roteiro de viagem para o Rio de Janeiro. Como orçamentos de viagem são muito variáveis dependendo do seu estilo de vida, eu separei em 4 categorias: mochileiro, econômico, conforto e luxo.


Considerei tipos de hospedagem diferentes e alimentação diferente. Mantive as mesmas atrações, então os preços de ingressos são os mesmos e o mesmo transporte: Uber. Em outras cidades eu sugeriria transporte público para os perfis de gastos mais baixo, e dependendo do local aluguel de carro para os perfis mais altos.


Mas como estamos falando do Rio acredito que o melhor e mais seguro seja mesmo utilizar o Uber, por isso mantive o mesmo. Eu sempre deixo uma margem de erro de mais 10% para que não fique nenhuma surpresa no seu orçamento final de viagem.


Para o cálculo de alimentação eu considerei:

  • Mochileiro: 7 refeições de prato executivo ou fast food + 7 lanches

  • Econômico: 14 refeições de prato executivo ou fast food

  • Conforto: 7 refeições de prato executivo ou fast food + 7 refeições em restaurante top

  • Luxo: 14 refeições em restaurante top


Sugestões de hospedagem no Rio de Janeiro


Veja como foi a minha primeira viagem para o Rio de Janeiro nesse vlog:



Se esse orçamento e roteiro de viagem for útil pra você e usar minhas dicas, me manda um feedback lá no Instagram, vou adorar saber!


Planeje sua viagem:


Todas as atrações que eu mencionei nesse roteiro de viagem do Rio de Janeiro estão assinaladas aqui no Mapa Mundi de dicas de viagem. É só dar um zoom na região do Rio.


Nesse mapa eu sempre adiciono minhas recomendações de viagem, inclusive locais de fotos, restaurantes que eu gostei e vídeos gravados no local. Tudo que está no mapa foi aprovado por mim :)



Esse conteúdo foi útil pra você e quer oferecer um cafézinho como agradecimento? Pode fazer isso via PIX (juliaorige@gmail.com) ou via PicPay (https://picpay.me/juliaorige). Qualquer valor de contribuição é bem vindo mesmo, um café custa R$ 3 aqui do lado! Com a sua ajuda eu posso continuar trazendo dicas exclusivas por aqui.

0 comentário

Kommentare


IMG_3225.jpg

Júlia Orige

Blogueira de viagem, formada em Jornalismo e apaixonada pelo mundo.

 

Buscando sempre te dar o caminho mais fácil pra conhecer cada lugar da melhor forma. 

Me conheça mais aqui

bottom of page