top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Rancho Queimado: turismo de inverno na Serra Catarinense

Atualizado: 17 de ago. de 2023


Quando o clima começa a esfriar aqui no sul as opções de passeios turísticos mudam das praias do litoral catarinense para programas mais rurais no interior, principalmente na serra. Rancho Queimado é uma das mais charmosas cidades na Serra Catarinense, cheia de paisagens com araucárias, fazendas de agricultura familiar e ótimos cafés coloniais.


Você pode aproveitar para conhecer num bate e volta saindo de Florianópolis ou num roteiro de viagem pela serra. Se for seguir viagem para mais cidades na serra não deixe de ver o meu roteiro de Urubici.


É um passeio para se fazer de carro principalmente. E é uma ótima opção para qualquer companhia, esteja você em casal, com amigos ou com crianças.



Onde fica Rancho Queimado?

Rancho Queimado fica em Santa Catarina, a cerca de 1h de carro de Floripa, indo pela BR-282, que é lindíssima por sinal. Aqui nesse mapa eu indiquei o caminho que eu fiz no meu passeio à Rancho Queimado, que eu acredito que seja a melhor forma de chegar lá:

O trajeto do meu passeio a Rancho Queimado:

Eu saí de Florianópolis de manhã, parei no centrinho de Rancho Queimado e depois segui (ponto B até o ponto C do mapa) até o Kaüfer Café na região de Taquaras. Se você pedir para o Google fazer esse roteiro por você ele vai te mandar pela BR-282 até metade do caminho, mas eu prefiro fazer o trajeto por dentro porque assim dá para pegar duas vistas diferentes, já que para voltar tem que passar pela 282 de qualquer forma.


Indo por dentro você já conhece um pouco mais do interior, essa estrada é bem bonita. Depois para voltar eu segui (ponto C ao ponto D) até cair na 282, para retornar para Floripa.



O que fazer em Rancho Queimado?

É um destino de turismo rural, para apreciar a natureza, a cultura local e os produtos de agricultura familiar. Você vai relaxar com o clima do interior, ver bastante mato, comer comida boa, saudável e deliciosa.


Os pontos turísticos principais de Rancho Queimado são a praça principal, os cafés coloniais, a Casa de Campo do governador Hercílio Luz, as fazendas de morango e o Posto Texaco dos anos 50.


Qual é o melhor café colonial em Rancho Queimado?

Eu indico você ir ao Kaüfer, que é um café colonial INCRÍVEL, numa fazenda de morangos. Ele fica perto da casa de campo do Hercílio Luz e do Posto Texaco, na região de Taquaras.


Funciona por buffet, eles tem a opção de livre por R$ 49 por pessoa e por peso fica R$ 69 por quilo (abril de 2022).

cafe colonial rancho queimado

Achei tudo bem fresquinho e saboroso. As comidas salgadas estavam na temperatura certa, tinha bastante variedade de tortas e muito morango. Como eles produzem os morangos orgânicos ali mesmo tudo tem morango, chá de morango, suco de morango, torta de morango, rocambole de morango... e uma grande taça de morangos para você provar a fruta natural.


Recomendo que você vá comer direto lá, é melhor ir com uma indicação nessa região. Tem vários cafés coloniais no mesmo estilo que a comida não é legal, meio velha e fria. Ouvi vários relatos de turistas que foram testar outros cafés, até uns mais famosos e não gostaram da experiência.


Esse foi indicação de uma amiga que conhece vários por ali.


Atrás do Café Colonial Kaüfer tem a fazenda de morangos, você sobe pela estradinha do lado do café a pé mesmo. Tem uma parte com ovelhinhas que você pode alimentar com o milho vendido no café e mais para cima tem as plantações de morango.


Ali você pode colher seus morangos, pesá-los e levar pra casa. É um sistema de "colhe e pague", onde você paga o quilo, tirando a fruta direto do pé.


Aqui no mapa mundi de dicas de viagem eu assinalei o café, a região central de Rancho Queimado e outros pontos turísticos, é só dar um zoom na região:

Se você gosta de turismo de inverno, dê uma olhada também no meu Guia de viagem de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.


Veja meu vídeo do passeio para Rancho Queimado:


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page