top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

6 curiosidades sobre Madri para sua viagem ser mais interessante

Atualizado: 22 de mar. de 2023


curiosidades de madri

Madri é uma cidade fascinante e rica em cultura, com uma grande variedade de atrações para os visitantes. A capital espanhola é conhecida por seus museus renomados, gastronomia incrível, vida noturna agitada e muito mais. Mas além das atrações mais conhecidas, há muitas curiosidades e segredos que tornam Madri ainda mais interessante. Separei algumas delas aqui nesse post.



6 curiosidades sobre Madri

1. A origem do nome da cidade

O nome Madri tem uma origem incerta, mas há algumas teorias sobre sua origem. Uma das mais populares é a que acredita que Madri vem de "Matrice", que significa "mãe" em latim. Isso se deve ao fato de que a cidade foi fundada em torno de uma fortaleza muçulmana conhecida como "Al-Mudayna", que significa "a cidade". Com o passar do tempo, o nome evoluiu para "Madri".


2. O maior parque da cidade era um jardim da família real

O Parque del Retiro é o maior e mais famoso parque de Madri, mas poucas pessoas sabem que ele foi originalmente construído como um jardim privado para a família real espanhola. Foi apenas em 1868 que o parque foi aberto ao público. Atualmente, o parque recebe milhares de visitantes todos os anos e é o lugar perfeito para relaxar e desfrutar de uma tarde ensolarada em Madri.


3. A maior área verde urbana da Europa

Além do Parque del Retiro, Madri possui outra área verde impressionante: a Casa de Campo. Com mais de 1.700 hectares, é a maior área verde urbana da Europa e oferece muitas atividades, como caminhadas, ciclismo, piqueniques e até mesmo um zoológico.


4. O primeiro semáforo de trânsito da Europa

O primeiro semáforo de trânsito da Europa foi instalado em Madri, em 1926, na esquina da rua Alcalá com a rua Gran Vía. No entanto, ele não era tão avançado quanto os semáforos de hoje em dia: tinha apenas duas cores (vermelho e verde) e era operado manualmente por um policial de trânsito.


5. O prédio mais antigo de Madri

O prédio mais antigo de Madri é a Torre de los Lujanes, localizada na Plaza de la Villa. Construída no século XV, a torre foi inicialmente a residência da família Luján, uma das mais influentes de Madri na época. A torre sobreviveu a terremotos, guerras e incêndios, e atualmente abriga o Museu de Arte Contemporânea de Madri.


6. O maior palácio da Europa fica em Madri

Uma das curiosidades que muitos visitantes desconhecem é que Madri é o lar do Palácio Real, que é o maior palácio real da Europa Ocidental em termos de área, cobrindo mais de 135.000 metros quadrados. Embora a família real não more mais lá, o palácio é usado para cerimônias oficiais e visitas turísticas.


7. Metrô mais antigo da Europa

Outra curiosidade interessante é que o sistema de metrô de Madri é um dos mais antigos da Europa, com a primeira linha inaugurada em 1919. O metrô é um meio de transporte popular e eficiente em Madri, e é uma ótima opção para explorar a cidade. Mas se quiser fazer a maior parte do seu roteiro à pé, é super possível. As atrações turísticas de Madri ficam concentradas na área central.


Além das curiosidades da lista, há muitas outras que tornam Madri uma cidade única e especial. Por exemplo, você sabia que o metrô de Madri é o segundo maior da Europa, atrás apenas do de Londres? Com 294 estações, é uma das formas mais convenientes e econômicas de se locomover pela cidade. Além disso, Madri tem a mais alta taxa de bares por habitante do mundo, com mais de 15.000 estabelecimentos espalhados pela cidade. Com tanta variedade e qualidade, a cultura das tapas (comer petiscos em bares) é uma das tradições mais amadas pelos madrilenhos e turistas.


Se for viajar para Madri, dê uma olhada no meu roteiro de viagem completo. Eu dei as melhores dicas sobre essa cidade que eu já visitei algumas vezes e pretendo voltar!


Mais dicas de viagem de Madri aqui no blog:

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page