top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

MADRI: Roteiro completo de 6 dias (com preços)

Atualizado: 13 de mar. de 2023


roteiro de madri

Madri é um dos destinos de viagem europeus com a passagem aérea mais barata, uma ótima forma de começar a sua Eurotrip! Bem mais ensolarada que sua irmã Barcelona, Madri oferece comida boa, lindos palácios, museus muito interessantes e todo o ar de cidade grande, por um preço mais em conta.


Eu sou uma grande fã de Madri - e da Espanha no geral. Gosto muito do clima, dos programas culturais, das sangrias, presuntos, queijos e chocolates quentes, dos bares e das pessoas animadas. Mas principalmente da sensação de andar nas ruas, com prédios antigo bem restaurados e conservados, cheiro de comida, gente empolgada falando e o sol batendo nas calçadas, deixando tudo rosinha.


Já tive algumas vezes em Madri e voltarei mais umas tantas, se o destino quiser.


Aqui nesse roteiro de viagem de Madri você vai encontrar tudo o que precisa saber para uma primeira viagem à capital da Espanha, desde onde se hospedar, o que comer, como se locomover e o que fazer nesses dias. Eu fiz um roteiro de 6 dias e 5 noites, pensando numa viagem aprofundada mas não muito estendida.


No final do post você vai encontrar um orçamento calculado de quanto você gastaria para fazer essa viagem, considerando todos os passeios indicados e o perfil de viajante em que você se encaixa.


Como comprar as passagens para Madri?

Aqui nesse roteiro eu indico alguns hotéis para hospedagem, dependendo do seu perfil de viajante, considerando as melhores localizações e as minhas experiências pessoais. Para comprar a passagem aérea você pode seguir essas dicas aqui de como encontrar passagens baratas sozinho.


Caso você tenha flexibilidade de datas, dá uma olhada nessas passagens aqui para Madri a partir de R$ 928



Onde se hospedar em Madri?

A maioria das atrações turísticas de Madri podem ser exploradas a pé, então eu recomendo pegar um hotel no centro da cidade. Assim você só vai ter que pegar transporte para ir para o aeroporto ou para outras cidades.


Na Espanha você vai encontrar hostels, hostals, pensiones e hotéis. Os hostals não são o mesmo que hosteis, eles estão mais para o que chamaríamos de pousadas no Brasil, são hotéis mais informais e econômicos.


Eu deixei indicações específicas de hospedagem na parte de orçamento de viagem, mas aqui nesse mapa você consegue pesquisar hotéis também:

Quanto mais perto da Puerta del Sol melhor!


O que fazer em Madri? Roteiro completo de 6 dias

Agora vamos descobrir o que fazer em Madri em 6 dias de viagem? Eu organizei esse roteiro incluindo a chegada e a partida porque acredito que muitas vezes a gente se planeja para viajar sem contar com esse translado, acaba colocando mais coisas no roteiro do que é capaz de cumprir e depois se frustra. Então meus roteiros são pensados não para te dar uma canseira, mas para que você possa curtir a viagem, conhecer estrategicamente e respeitar seu corpo também!


Esse roteiro foi planejado para uma primeira viagem a Madri, onde você vai conhecer os pontos turísticos principais e se ambientar na cidade. Espero que seja útil pra você.


Dia 1: Chegada em Madri + Plaza Mayor de noite

Se você estiver chegando em Madri via aeroporto, dá uma olhada nesse vídeo aqui que eu ensino como chegar do aeroporto até o centro da cidade de metro.


Para o seu primeiro dia de viagem em Madri separe só a noite para turistar, mesmo que seu voo chegue no começo da tarde, não conte muito com esse tempo. Vá deixar suas coisas no hotel, tomar um banho e descansar um pouco. Mas não durma o dia todo que depois para acertar o fuso horário fica complicado!


Plaza Mayor em Madri
Plaza Mayor em Madri

Saia para caminhar no centro de Madri, em direção à Plaza Mayor, que é a praça principal da cidade. É uma praça quadrada, no meio de prédios históricos baixos. Esse tipo de praça tem em várias cidades da Espanha central. A Plaza Mayor foi um local de festejos, touradas e até execuções na Inquisição Espanhola.


Hoje é um ponto super turístico, cercada por restaurantes e barzinhos. A praça é linda e super viva durante a noite.


Aproveite para conhecer a Plaza de la Villa também, que é uma praça menor super charmosa com cara de medieval. É bem pequeninha mesmo, pode só passar por ali pra conhecer. Passe também pelo Mercado de São Miguel, o mercado público.


É um grande mercado gastronômico gourmet, tem opções de frutas, presuntos, queijos, etc e tem também vários restaurantes.


Onde jantar?

Você pode optar por jantar no Mercado de São Miguel, na Plaza Mayor em um dos restaurantes com mesinhas na rua ou no Museu do Jámon, que tem entre a Plaza e o mercado. Em todas essas 3 opções você vai comer coisas tradicionais da Espanha. A opção mais barata é o Museu do Jamon na versão onde se come de pé.


O Museu do Jámon é uma rede de restaurantes onde você pode comer nas mesinhas, com serviço de mesa e pratos completos ou no balcão, que é mais barato e você escolhe entre tapas e sanduíches.


Na Plaza Mayor tem várias opções de restaurantes muito agradáveis, com mesinhas na rua e comidas gostosas. Só por ser o local mais turístico de Madri vai sair um pouco mais caro. Mas não deixe de ao menos sentar por lá para beber uma sangria e curtir o clima da praça.

 

Atenção: Madri é uma cidade grande, bem grande, e mesmo sendo na Europa não é isenta de perigos. Essa é uma região onde acontecem alguns furtos (os famosos batedores de carteira) e golpes de turista.

Na Plaza Mayor em especial são muito comuns os golpes, tem muita gente insistente que fica ali querendo te vender algo que não costuma ter valor para a maioria das pessoas. Acontece muito de pessoas vestidas de personagens (com fantasias horrendas) te encherem o saco para tirar fotos com eles e depois cobrarem pelas fotos. Ou alguém tentar te colocar uma pulseira no pulso sem muita opção de dizer não e depois cobrar por ela. Ou até algumas ciganas que te leem a mão compulsoriamente e depois querem cobrar, sob pena de maldições. Nunca aceite um galhinho de alecrim para boa sorte também! Spoiler: ele não traz boa sorte, traz cobrança.


Aqui você pode observar eu caindo no golpe da foto pela primeira vez em 2014, com essa minnie meio capenga que agarrou minha mão e só soltava quando a foto fosse feita.

E aqui 5 anos depois eu e minha amiga nem saber dizer não para esse pirata:

Como se fosse realmente incrível tirar fotos com personagens aleatórios no centro de Madri. A cidade tá cheia deles.

 

Dia 2: Puerta del Sol + Palácio Real + Templo Debod

Manhã: Puerta del Sol

Apesar de a Plaza Mayor ser a principal praça da cidade, é na Puerta del Sol que todos passam. Ela é super movimentada, dali partem as principais rodovias da Espanha e é onde você vai para se orientar no comércio.


Na Plaza del Sol está um dos edifícios mais significativos de Madri, a Casa dos Correios, que está na foto abaixo. Esse prédio vermelho com branco, que tem um relógio em cima. Os anos novos são comemorados aqui.


Ali na Puerta del Sol está um dos símbolos de Madri: a estátua Oso y El Madroño (que em português seria "a ursa e o medronheiro"). A ursa representa a constelação ursa menor, que também é vista nas representações gráficas do símbolo, e nesses casos acima da ursa e da árvore tem estrelinhas.



Ande um pouco por essa região, tem várias lojas legais e a arquitetura é linda. Recomendo que você curta as ruas e almoce em algum restaurante pela região.

 

Dica para quem quer economizar: procure um 100 montaditos, é uma rede de fast food espanhola que não parece muito fast food. São tapas, por preços super em conta e bem gostosas. Nas quartas e nos domingos você encontra o menu todo por 1 euro cada coisa. As porções são pequenas é feito para que você possa pedir vários tipos de sanduiches e entradas. Mas normalmente 5 itens por pessoa é o suficiente.


Existem 100 montaditos em Portugal também. São sempre uma boa opção. O vinho de verão deles é beeem gostoso, é como se fosse uma sangria mas de pressão. O chopp é servido geladinho como o brasileiro gosta. A qualidade das coisas é realmente bem legal e é um lugar seguro pra gastar pouco.


Eu assinalei no mapa mundi de dicas de viagem todos os 100 montaditos do centro de Madri, pra você achar fácil. Estão com um ícone de cerveja porque eles são uma cervejaria teoricamente.

 

Após almoçar vá em direção ao Palácio. Mas não deixe de passar antes na Chocolateria San Gines, super tradicional de Madri. Ali você consegue experimentar os churros com chocolate quente, que são perfeitos.


roteiro de madri
Churros com chocolate quente na San Ginés

Tarde: Palácio Real de Madri + Catedral de Santa Maria Real de Almudena + Templo Debod

Palácio Real

O Palácio Real de Madri é o maior palácio da Europa e é uma das residências oficiais do Rei da Espanha, apesar de ele não passar muito tempo por lá. O edifício é repleto de obras de arte, decorado de forma elegante e é usado pela família real para recepções especiais.


No dia a dia ele funciona como museu, você pode visitá-lo por dentro. E é lindo! Eu gostei bastante do passeio, achei que vale a pena entrar. Só tem de forma geral uma fila tenebrosa, me arrependi de não comprar o ingresso com antecedência online.


Os jardins são gratuitos, essa foto abaixo eu tirei no jardim lateral:


Catedral Santa Maria Real de Almudena

A imponente igreja fica ao lado do Palácio Real, uma das catedrais mais bonitas que eu já vi, por fora. O prédio é lindo, num azul clarinho. A catedral é a sé episcopal da Igreja Católica em Madri e foi consagrada pelo papa João Paulo II em 1993.


Para visitá-la por dentro paga-se uma doação de 1 euro para conservação. A visita é rápida, mas vale conhecer!

Catedral Santa Maria Real de Almudena madri roteiro
Catedral Santa Maria Real de Almudena

Depois de conhecer o Palácio e a Catedral recomendo que você ande um pouquinho mais e aproveite o pôr do sol no Templo Debod, é o pôr do sol mais mágico de Madri.


Templo Debod

É um templo egipcio do século 2 antes de cristo, instalado no centro de Madri, sim. O Templo Debod foi um presente do Egito para a Espanha, em 1960, como agradecimento pela contribuição da Espanha em ajudar a salvar vários monumentos que estavam sendo alagados por uma represa.


roteiro de madri
Templo Debod

Para transportar o templo e montá-lo novamente do jeito certo levou 12 anos. Foi um trabalho minucioso, entre fotografar o templo no seu local original, desmontar com muito cuidado, transportar através do Nilo e do Mediterrâneo e montá-lo em Madri do jeito certo.


Do Templo Debod você consegue uma vista privilegiada do Palácio e o pôr do sol ali é simplesmente mágico. A entrada é gratuita!


Dia 3: Museu del Prado + Palácio de Cibeles + Museu de la Reina Sofia

No terceiro dia de viagem vá conhecer as coleções de arte mais importantes de Madri: o Museu del Prado e o de La Reina Sofia. E aproveite para conhecer um palácio lindíssimo, que sempre impressiona, o Palácio Cibeles.


Manhã: Museo del Prado

Recomendo que você comece o dia pelo Museo del Prado, que é o mais concorrido e famoso. Compre aqui o ingresso com antecedência para não pegar fila.


Na internet você vai achar vários lugares falando que ele é gratuito nas segundas final de tarde, e realmente é. Mas eu fui tentar fazer isso e foi simplesmente impossível. O pessoal estava na fila desde cedo, nem tinha possibilidade de entrar e ainda ver algo com apenas 1 hora.

Acho que é um melhor custo-benefício só pagar pelo ingresso mesmo. O museu é bem grande, tem obras de Velásquez (incluindo o quadro mais famoso dele, As meninas), Goya e El Greco. São 7.600 pinturas e mais de 1.000 esculturas. Eu gostei bastante da visita e gastei uma tarde toda lá.


O ingresso custa 15 euros e dá para comprar online aqui.


Eu gostei muito de conhecer, achei que valeu super a pena. Mas eu amo museus, um dos meus passeios preferidos na vida foi visitar o Museu do Louvre, e ainda pretendo ir de novo.

Museo del Prado
Minha amiga aqui na frente e a fila eterna do ingresso grátis atrás

Eu recomendo umas 3 horas para conhecer o Museo del Prado com calma.


O Museo de La Reina Sofia fica mais para baixo ao longo do passeio do Prado, do outro lado da rua. Sugiro que você almoce por perto, tem várias opções por aqui, desde as mais baratas (um 100 montaditos!) até as mais chiques.


Dê uma passeada por ali e já conheça a Fonte de Neptuno, que é um chafariz bem bonito, em homenagem ao deus do mar Neptuno. Ela foi construída no final do século 18 em mármore branco, numa época em que a Espanha tentava se igualar à Paris em termos de arte e cultura.


Em Madri você vai encontrar várias referências à mitologia greco-romana.


Tarde: Museo Reina Sofia

No Museo de La Reina Sofia você vai encontrar a mais importante coleção de arte contemporânea de Madri, é lá que está a famosa Guernica de Picasso. Há obras de Salvador Dali e de Miró também.



Atenção: tanto no Museo del Prado quanto no Reina Sofia eu senti os seguranças rudes, essa é uma reclamação recorrente pelo que eu pesquisei na internet e recebi de feedback dos meus seguidores. Quando chega a hora de fechar eles são grossos mesmo e não é muito bem recebido tirar dúvidas com eles. Só para avisar, assim você se prepara psicologicamente e não se estressa tanto.


Fim de tarde/noite: Palácio de Cibeles

Pra mim é o palácio mais bonito de Madri, por fora, claro. O Palácio de Cibeles é um centro cultural, com espaços de coworking, exposições temporárias, um restaurante, café e bar.

Tudo lá dentro tem um preço um tanto salgado, então se você tiver com o orçamento folgado vá jantar, mas caso esteja mais apertado, beba um café, suba para o mirante e desça para jantar em outro lugar na rua.


O Palácio de Cibeles fica no fim do paseo del Prado, em frente à fonte de Cibeles, onde eu tirei a foto. Esse é um dos melhores ângulos para foto por ali, mas para chegar à fonte tem que se arriscar no trânsito, porque por ali não tem faixa de pedestres.


Aqui no meu mapa mundi de dicas de viagem eu deixo assinalados os locais onde eu tiro fotos boas de viagem, assim você pode pegar o exato mesmo ângulo para fazer a sua foto. Esses locais de foto estão assinalados com um ícone de câmera rosa, é só dar um zoom na região que você quer pesquisar.


roteiro o que fazer em madri
Vista do mirante do Palácio de Cibeles

Se você quiser apenas subir ao mirante do Palácio Cibeles dá para subir por um ingresso barato, acho que quando eu fui paguei 3 euros, não consegui achar a informação atualizada agora.


Dia 4: Puerta de Alcalá + Parque del Retiro + Gran Vía + Show de Flamenco

Esse é o único dia desse roteiro de Madri que precisa de sol, ou da ausência de chuva ao menos. Então caso você veja que a previsão não vai estar ao seu favor, troque a ordem do roteiro, coloque esse dia num momento ensolarado.


Manhã: Parque del Retiro e Puerta del Alcalá

O Parque del Retiro é um grande jardim, beeeem grande mesmo, aberto ao público em 1868. É o parque mais importante da cidade. Dentro do parque você encontra alguns pontos turísticos muito frequentados, tanto pelos habitantes de Madri quanto por viajantes.


Conheça:

  • Lago artificial onde você pode alugar um barquinho para passear

  • Monumento à Afonso XII (12), que fica no lago

  • Passeio da Argentina (passeio das estátuas, com várias estátuas de reis)

  • Palácio de Cristal

No parque você vai encontrar muita área verde, parquinhos para crianças, artistas de rua tocando instrumentos, fazendo teatro de marionetes ou apenas fantasiados.


É perfeito para um piquenique, um momento de descanso ou um encontro.


Essa foto aqui eu tirei de frente para o lago artificial e o Monumento Afonso XII:

Puerta Alcalá

Para sair do Parque Del Retiro vá pela Puerta de Alcalá, caso você não tenha entrado por ali. A Puerta de Alcalá é um arco monumental que já foi a porta principal para a cidade de Madri no século 18, hoje é um ponto turístico, em meio à uma rotatória, como boa parte dos monumentos de Madri.


o que fazer em madrid
Puerta Alcalá


Tarde: Gran Vía

Hora de fazer um passeio arquitetônico - e de compras. A Gran Vía é uma rua super famosa de Madri, conhecida pela vista da loja do Rolex, onde começa. Tem várias lojas por ali, desde as de marcas mais caras até as mais baratas como a Primark. Se você gosta de visitar lojas reserve algumas horas pelo menos.


Se quiser pode emendar o rolê e ir direto para o show de Flamenco.


Noite: Show de Flamenco e jantar

Assista a um tradicional show de Flamenco no famoso tablao Torres Bermejas, um restaurante e casa de shows que te leva direto para a Andaluzia, onde nasceu o Flamenco. Caso você vá seguir viagem para o sul da Espanha, recomendo que deixe para ver um show de Flamenco por lá, mas caso a sua viagem não te leve à Andaluzia, aproveite a oportunidade!


Aqui você consegue comprar os ingressos antecipados, pelo mesmo preço de comprar lá, mas assim você já garante o seu lugar e evita filas. É bom comprar os ingressos com alguns dias de antecedencia, esses shows costumam esgotar. Mesmo que vá comprar no local, compre no começo da sua viagem. Os ingressos podem ser só para o show, incluir um drink ou o jantar completo.


Torres Bermejas fica no centro histórico, numa perpendicular da Gran Via, vai ser bem fácil de achar.


Dia 5: Estádio Barnabéu ou Toledo

Para o último dia de roteiro de viagem em Madri eu separei 2 opções e a sua escolha final vai depender do que você mais gosta. Você pode passar mais um dia inteiro em Madri e conhecer o Estádio Barnabéu, para os amantes de futebol ou pode ir conhecer Toledo, a capital medieval da Espanha.


Caso opte pelo Estádio, sugiro que compre o ingresso com antecedência aqui. Você pode aproveitar o tempo que sobrar para conhecer a Plaza de Toros de Las Ventas, que é a maior praça de touros da Espanha e a segunda maior do mundo. A construção é bem bonita!


Já no caso de escolher passar o dia em Toledo, recomendo que você veja esse roteiro aqui de 1 dia, tem todas as informações de que você precisa. É bem tranquilo ir de manhã e voltar de noite e Toledo é linda!


Eu que não sou muito fã de futebol recomendo demais.


roteiro de viagem de madri e toledo
Toledo


Dia 6: Plaza Mayor + ir embora

Para finalizar a sua estadia em Madri, recomendo que você vá almoçar em um restaurante gostoso na Plaza Mayor, beba aquela sangria pra fechar bem a viagem. Só tome cuidado se for com as malas para lá porque é uma região comum de golpes de turista (vendedores insistentes, pegar sua bolsa sem você ver, etc). Mas é só ficar atento que dá tudo certo.


Depois é hora de seguir sua viagem para o próximo destino, ou voltar para casa.


Quanto custa esse roteiro de Madri? Veja o orçamento de viagem completo:

Para te ajudar a descobrir quanto você precisa ter de dinheiro para realizar a sua viagem para Madri eu fiz um orçamento completo para esse roteiro de viagem, considerando 4 perfis de viajante, que são perfis de gastos. Sempre que eu faço roteiros de viagem aqui no blog eu penso nesses perfis:


  • Mochileiro: viaja o mais barato possível, está sempre buscando promoções e cupons, dorme em hostel, compra comida no mercado, fast food e restaurantes baratos, usa somente o transporte público se houver essa opção

  • Econômico: gosta de economizar mas não divide quarto, fica em hotéis simples, se alimenta de restaurantes baratos e fast food, mistura transporte público com Uber

  • Conforto: fica em hotéis confortáveis, geralmente 3 estrelas, divide a alimentação entre restaurantes baratos e restaurantes caros, só usa Uber ou aluga carro

  • Luxo: só fica em hotéis 4 ou 5 estrelas e come em restaurantes caros, usa Uber ou aluga carro

Assim você consegue ter uma noção de em qual perfil você se encaixa melhor.


Para todos os perfis eu considerei as mesmas atrações turísticas, com seus respectivos ingressos. As diferenças de preços são para diferentes alimentações e hospedagens. O mochileiro é o mínimo viável para fazer esse roteiro completo e o luxo é o gasto médio para se ter uma viagem de luxo, quando se fala de gastar dinheiro o céu é o limite, né?


Eu sempre adiciono uma margem de 10% de segurança nos orçamentos, que é para atualizações de preço ou até algum gasto extra que apareça. É melhor ter a mais do que a menos, né?


A única coisa que eu não inclui nesse orçamento de viagem de Madri é o seguro viagem, que é obrigatório para passar na imigração na Europa. Mas como você pode estar incluindo Madri no seu roteiro da Europa e talvez passe por outras cidades, eu achei melhor deixar para você cotar o seu seguro. Eu indico o site Seguros Promo, que é parceiro aqui do blog e você consegue 5% de desconto com o nosso cupom QUEMVAIEQUEMFICA + 5% de desconto pagando no boleto ou no pix.


Lá tem seguros a partir de 9 reais o dia, mas eu sugiro que você prefira um seguro de viagem que cubra quarentena por covid, assim caso você teste positivo o seguro cobre os 10 dias num hotel e a remarcação da passagem, acaba saindo bem mais barato.


Nesse orçamento eu considerei: 5 cafés da manhã, 5 almoços e 5 jantares.


Os preços de hospedagem são uma média do que você vai encontrar ao longo do ano, não considerando datas SUPER festivas, como ano novo e natal.


Como eu apresentei aqui 2 opções diferentes para o seu 5º dia de viagem, eu fiz 2 orçamentos também. O primeiro considerando que você vai ficar todos os dias em Madri e visitar o Estádio Barnabéu:

orçamento de viagem de madri
Salve no Pinterest para não perder

E o segundo orçamento pensando que você vai fazer um bate e volta para Toledo, seguindo esse roteiro aqui.


orçamento de viagem madri e toledo
Salve no Pinterest para não perder

Sugestões de hospedagem para cada perfil de viajante:

Ps. Todos eles são na mesma região, pensados para esse roteiro de Madri.


Dicas de viagem de Madri no mapa:

Todas as dicas e passeios desse roteiro de viagem estão assinalados no meu mapa mundi de dicas de viagem, como de costume. Eu sempre vou acrescentando dicas do que vou conhecendo nesse mapa, ele funciona como um layer do Google Maps, que você pode adicionar no seu próprio app, só clicar na estrelinha.


Depois para acessá-lo no celular é só clicar em "meus mapas" e ligar a camada extra. Assim você tem sempre as dicas atualizadas!


Mais dicas de viagem úteis aqui no blog:


Esse conteúdo foi útil pra você e quer oferecer um cafézinho como agradecimento? Pode fazer isso via PIX (juliaorige@gmail.com) ou via PicPay (https://picpay.me/juliaorige). Qualquer valor de contribuição é bem vindo mesmo, um café custa R$ 3 aqui do lado! Com a sua ajuda eu posso continuar trazendo dicas exclusivas por aqui.


bottom of page