Júlia Orige
O que fazer em Lisboa? Roteiro de 5 dias na capital portuguesa
Atualizado: 6 de jul. de 2022
Esse conteúdo está em vídeo também, assista aqui nessa playlist:
Gosta de dicas de viagem? Inscreva-se no canal
O que fazer em Lisboa? Roteiro de 5 dias na capital portuguesa
Para conhecer os pontos turísticos principais de Lisboa eu recomendo que você fique pelo menos 5 dias inteiros. A cidade é bem interessante e alguns passeios são bem cansativos, por isso reserve um tempinho extra. Nesse roteiro você vai encontrar várias recomendações de o que fazer em Lisboa, o que comer, onde comer e como se divertir.
Atenção: para esse roteiro de Lisboa eu considerei 5 dias inteiros, sem contar com o dia de chegada e de partida. Nos novos roteiros eu incluo isso nos dias de viagem. Então na prática são 7 dias (6 diárias) em Lisboa, contando com os deslocamentos.
No fim do post eu deixei um orçamento calculado para esse roteiro, tudo bem mastigadinho pra você só aplicar. Para ver mais roteiros de viagem com orçamento já calculado clique aqui.
Com a minha tabela de preços você consegue saber quanto vai gastar de antemão e decidir se precisa tirar algo do roteiro ou não. Todos os orçamentos aqui do blog são calculados com base na minha experiência real na cidade, só faço orçamentos e roteiros de lugares que eu já conheci. Os preços são na moeda local para não haver muita discrepância de cotação.
Dia 1 em Lisboa | Roteiro de viagem
Região de Belém
Belém é como se fosse um bairro de Lisboa, é a região onde você encontra o Mosteiro dos Jerónimos, os famosos pastéis de Belém e a Torre de Belém.
Para conseguir seguir esse roteiro nesse dia você tem que sair cedo da sua hospedagem. Recomendo estar em Belém às 9hrs para não pegar fila nos Pastéis de Belém. Então esteja no Cais do Sodré umas 8:30.
Como chegar:
Comboio: Linha de Cascais, direção Cascais.
Pegue um trem (comboio) no Caís do Sodré, é a maneira mais rápida e com menos aglomeração para chegar em Belém. Desça na estação de Belém.
A melhor forma de transporte em Lisboa pro turista é o transporte público ou uber/Bolt/Taxify. O transporte público é bem eficiente e no geral mais rápido do que andar de carro. E os estacionamentos em Lisboa são... complicados.
Se você optar pelo transporte público pra sua viagem a Lisboa, dá uma olhada nesse vídeo onde eu explico como usar o metro, o comboio e os ônibus na cidade:
Roteiro de Lisboa no mapa: O que fazer em Lisboa?
Para acompanhar esse roteiro de o que fazer em Lisboa no mapa, acesse o mapa mundi de dicas de viagem abaixo. É só dar zoom na região de Lisboa, você vai ver as linhas do roteiro.
Abrindo o mapa em tela cheia (no quadradinho do canto direito superior) você consegue acessar também a legenda do mapa. Os roteiros diários estão desenhados em linhas em cima do mapa e estão na parte da legenda de "roteiros de viagem", estão nomeados como:
Lisboa - Dia 1
Lisboa - Dia 2
Lisboa - Dia 3
Lisboa/Sintra - Dia 4
Lisboa/Cascais - Dia 5
1ª parada: Pastéis de Belém
Hora: 9:00
A primeira parada do dia é para experimentar os famosos pastéis de Belém, pegue uma caixinha com alguns e sente na Praça do Império para comer com calma. Uma lista de o que fazer em Lisboa não fica completa sem experimentar essas delícias da sua confeitaria original.
A ideia é chegar cedo para evitar a fila enorme de turistas.

Leia também: 9 comidas portuguesas para experimentar em Portugal
2ª parada: Mosteiro dos Jerónimos
Para evitar a fila da bilheteria, recomendo comprar o ingresso para o Claustro do Mosteiro dos Jerónimos online, aqui no Get Your Guide tem pelo mesmo preço da bilheteria.
No Mosteiro dos Jerónimos existem duas entradas, uma para o museu arqueológico, que eu particularmente acho que não vale a pena entrar, e o Claustro. Cada uma das opções de entrada custa 10 euros.
Esse que eu indiquei acima é a entrada do Claustro, que eu acho IMPERDÍVEL. Sério, dá uma olhada nessa foto:

Reserve pelo menos 1 hora para visitar o Mosteiro dos Jerónimos.
A Igreja do Mosteiro é gratuita e é linda também. Ali estão os túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões.
Claustro Mosteiro dos Jerónimos
O que fazer em Lisboa | Roteiro de 5 dias
Horário de funcionamento: 10:00 às 17:00
Preço: 10 euros
Compre o ingresso antecipado aqui
3ª parada: Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém

Atravessando a rua do Mosteiro dos Jerónimos e a Praça do Império, você vai encontrar o Padrão dos Descobrimentos, que é um monumento em homenagem às Grandes Navegações. Em frente ao monumento tem uma rosa dos ventos no chão, em azulejos. Muito bonita também!
Aqui é sua primeira chance almoçar. Em frente ao Padrão dos Descobrimentos tem um restaurante maravilhoso. É o Portugália, o carro chefe deles são os bifes. São muito bons. A média de preços é de 20 euros por pessoa. Caso o seu orçamento esteja baixo deixa pra almoçar um pouco mais pra frente.
Seguindo pela beira do rio Tejo você vai encontrar a Torre de Belém. Aqui eu recomendo a visita apenas por fora, pessoalmente acho que não vale a entrada.
Aqui no meu mapa mundi de dicas de viagem eu deixei um pin em um bom local para fazer fotos sem turistas.
E se você for fã de fotos, mais pra frente tem a Fundação Champauliman que tem um cenário muito bonito. Não é um ponto turístico, é uma clínica médica, mas com uma vista incrível e entrada liberada.
Voltando pelo caminho onde viemos, até quase a estação de Belém novamente você tem sua segunda chance de almoçar (por um orçamento mais baixo - 12/15 euros). Eu recomendo o restaurante Rui dos Pregos, fica na rua do Mosteiro dos Jerónimos, mas duas quadras para trás. Eu deixei aqui marcado no mapa.
Caso o seu orçamento seja menor do que isso, tem um Mc Donald's perto e um Kebab muito bom (chama: Pão pão, queijo queijo), que daí devem sair por volta dos 6 euros por pessoa a refeição.
4ª parada: MAAT
O MAAT é o museu de arte e arquitetura, eu ainda não tive a oportunidade de entrar dentro dele, mas acredito que vale a visita. O prédio é lindíssimo, com vista para a Ponte 25 de Abril e você já vai estar ali do lado.
Fica um pouquinho depois da Estação de trem de Belém. Para onde você vai voltar em seguida.
Entrada no MAAT: 9 euros


5ª parada: LxFactory
Para chegar na nossa próxima parada você vai pegar o trem na estação de Belém e andar somente uma estação, até Alcântara-Mar.

A LxFactory é uma antiga fábrica, que hoje funciona como um centro de inovações. Tem várias startups funcionando ali, lojinhas fofas, bares, restaurantes e uma livraria linda.
Recomendo que você passeie pelo complexo de lojas, visite a livraria Ler Devagar e suba para um drink ou café no Rooftoop Rio Maravilha, que tem uma vista privilegiada.

Para terminar o dia você pode jantar por aqui, ou voltar para o Caís do Sodré e procurar um restaurante legal nos arredores. Uma possibilidade é o Mercado da Ribeira, ou Time Out Market, que é o mercado público de Lisboa, onde você encontra vários restaurantes.
Dia 2 em Lisboa | Roteiro de viagem
Bairro Alto e Baixa
No segundo dia de viagem vamos explorar a parte mais central de Lisboa, conhecer um pouco dos miradouros charmosos e da história da cidade. Para começar o dia vamos partir da Praça Luís de Camões, no Bairro Alto.
Como chegar:
Descer na estação de metrô da Baixa-chiado e subir pelas escadas rolantes até o Largo do Chiado. A estação tem duas saídas, uma pra baixa e outra para o bairro alto, pode ser um pouco confuso na primeira experiência, mas você vai ver que um lado das escadarias é bem mais alto do que o outro. Você precisa escolher o lado mais alto.
1ª parada: Fernando Pessoa
A primeira estátua que você vai conhecer no seu segundo dia de viagem em Lisboa é a de Fernando Pessoa, o mais incrível poeta português. Ela fica em frente ao café Á Brasileira, logo na saída do metro da Baixa-chiado.
2ª parada: Praça Luís de Camões
Vamos para a segunda estátua do dia, nesse roteiro de 5 dias em Lisboa: Camões. A praça de Camões fica bem pertinho da estátua de Fernando Pessoa, é a praça principal do Bairro Alto e tem uma estátua no meio de Camões, o escritor de Lusíadas.
Passando por ela e indo para o lado contrário de onde você veio (estação de metrô Baixa-chiado) você vai continuar o caminho até...
3ª parada: Miradouro do Adamastor, Manteigaria e Calçada do Combro
A Manteigaria, que é uma loja de pastéis de nata muito bons. Pegue os seus pastéis de nata e siga pelo nosso roteiro até o Miradouro do Adamastor, pra fazer uma paradinha e comer por ali.
Nessa região tem algumas lojas legais para entrar, tanto de marcas grandes quanto sebos e lojas de antiguidade.
Mais pra frente um pouco você encontra a Calçada do Combro, onde sempre tem um dos elétricos passando pra foto perfeita.

Daqui você pode começar a voltar pelo mesmo caminho que você veio, mas sem fazer o desvio no mirante. Volte lá pra onde você conheceu o Fernando Pessoa e continue mais um pouco.
Duas quadras à frente você vai encontrar a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento.
4ª parada: Bertrand
Se você ama livros, como eu, vai querer perder um tempinho aqui nessa livraria. Além da livraria em si, a parede do prédio é muito bonita. Eu acho que valem as fotos.

5ª parada: Convento do Carmo
Desça mais um pouco depois da Bertrand e entre na rua que leva ao Convento do Carmo. Essa é uma atração pouco recomendada em Lisboa, mas que eu gosto muito e acho subestimada.
São as ruínas de um convento medieval, que foi parcialmente destruído em 1755, no terremoto. Nunca foi reconstruído, como a maior parte da cidade então tem belos arcos.
Hoje ele é em parte um museu arqueológico (a parte fechada) e na parte aberta acontecem consertos de música clássica e apresentações.
Museu arqueológico do Carmo
Lisboa | Roteiro de Lisboa
Horário de funcionamento: 10:00 às 19:00 (verão) e 10:00 às 18:00 (inverno)
Preço: 5 euros (adulto)
Onde comprar ingressos: direto na bilheteria, não costuma ter filas
6ª parada: Elevador de Santa Justa
O Elevador de Santa Justa é o que liga a baixa ao bairro alto, ele é um elevador mesmo, você pode pagar para andar nele. Mas acho que não é a melhor opção, as filas são gigantes e estando dentro do elevador você não vê o elevador.
Eu recomendo contornar as ruínas do Carmo, depois de visitá-las e ir até umas escadas que levam a um elevador comum. Ali você tem a melhor vista do elevador e consegue tirar uma foto legal com o Castelo de São Jorge atrás ainda.

Continuando nessas escadas da foto, você vai dar em um elevador, que desce pra rua debaixo. Ele sai dentro de uma lojinha de artesanatos, mas pode usar tranquilo.
Então você vai estar na Baixa.
7ª parada: Baixa
Dê uma volta nas ruas da baixa, eu recomendo ver a Praça do Rossio, com o Teatro D. Maria II e a Estação do Rossio (que é linda). Dê uma volta mesmo, explore um pouco as ruas e depois se encaminhe pra Rua Augusta, a rua principal da cidade.
Você pode almoçar por ali ou nas ruas laterais, que tem restaurantes mais baratos. Tem um Mc Donald's no Rossio também e um Burger King. Caso você queira algo mais barato mas não quer comer BK nem Mc, procure uma Padaria Portuguesa, é uma rede de padarias que são bem em conta e tem umas opções de sopa e sanduíches, mais saudável e mais barato.
Quer mais ideias para almoçar nessa parte do roteiro? Aqui no meu mapa mundi de dicas de viagem eu sempre deixo pins com minhas recomendações de restaurantes e lanches. Todos os que estão ali marcados é porque eu recomendo, se eu não aprovar nem incluo.

8ª parada: Sé de Lisboa
A sé é a catedral medieval de Lisboa. Ela fica no começo do morro do Castelo, tem que subir um pouquinho mas não é muito. É um estilo de construção bem tradicional, que se encontra em várias cidades de Portugal.
Preço: 4 euros

9ª parada: Terreiro do Paço
Terreiro do Paço significa terreno do palácio, mas é chamado muitas vezes também de Praça do Comércio. É uma grande praça, com um palácio mais moderno em volta, que você não toma por palácio.
Ela tem abertura para o Rio Tejo e nos proporciona uma vista incrível para o pôr do sol.

Dia 3 em Lisboa | Roteiro de viagem
Nosso terceiro dia em Lisboa nesse roteiro de viagem começa na Estação do Oriente. Você pode chegar lá de trem ou de metrô. Esse dia tem que começar relativamente cedo, porque você vai subir no Castelo mais tarde. Então eu aconselharia estar no Oriente umas 10hrs.
1ª parada: Gare Du Oriente
A própria estação de trem já é uma atração turística, é uma construção imponente e moderna. Foi projetada para servir a Expo 98, como todo o Parque das Nações.
Você provavelmente vai sair de dentro dela. Em frente à Gare Du Oriente tem o Shopping Vasco da Gama, que é construído para lembrar uma caravela (todos os shoppings de Lisboa tem de alguma forma um tema marítimo). Ele é todo de vidro então você consegue uma boa vista para a estação.
No segundo andar do Shopping tem um café com mesinhas encostadas no vidro, é um ótimo lugar pra um café da manhã ou lanche e de quebra tem uma vista privilegiada. É um café bem acessível, nada de preços turísticos.
Essa foto eu tirei nele:

2ª parada: Oceanário de Lisboa
Também construído para a Expo 98 o Oceanário de Lisboa é um aquário gigante cercado por vários aquáriozinhos, no meio do Rio Tejo. É um "museu" fascinante, onde você vê espécies marítimas de todos os tipos e aprende bastante sobre o mar e os escossistemas.
O projeto em si é bem legal, eles estão focados na preservação dos oceanos e na conscientização dessa necessidade.
O aquário central tem 5 milhões de litros de água salgada, com quatro habitats oceanicos dentro dele. Ao longo da visita ao Oceanário de Lisboa você vai se deparar com os diferentes ecossistemas, aquáticos e adjacentes. Eles reproduziram o ambiente para pinguins, lontras e mais algumas aves.
Atenção: o Oceanário de Lisboa costuma ter bastante fila, compre o ingresso antecipado aqui para poupar o seu tempo

Oceanário de Lisboa
Lisboa | Roteiro de Lisboa
Horário de funcionamento: 10:00 às 19:00 todos os dias
Preço: 19 euros
Compre os ingressos com antecedência aqui
3ª parada: Almoço no Parque das Nações
Depois da visita ao Oceanário de Lisboa é hora de almoçar. O Parque das Nações, onde fica o oceanário e o Shopping Vasco da Gama, tem diversas opções de refeição.