Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

O que fazer em Lisboa? Roteiro de 5 dias na capital portuguesa

Atualizado: 7 de out. de 2021

Esse conteúdo está em vídeo também, assista aqui nessa playlist:

Gosta de dicas de viagem? Inscreva-se no canal


O que fazer em Lisboa? Roteiro de 5 dias na capital portuguesa

Para conhecer os pontos turísticos principais de Lisboa eu recomendo que você fique pelo menos 5 dias inteiros. A cidade é bem interessante e alguns passeios são bem cansativos, por isso reserve um tempinho extra. Nesse roteiro você vai encontrar várias recomendações de o que fazer em Lisboa, o que comer, onde comer e como se divertir.


Atenção: para esse roteiro de Lisboa eu considerei 5 dias inteiros, sem contar com o dia de chegada e de partida. Nos novos roteiros eu incluo isso nos dias de viagem. Então na prática são 7 dias (6 diárias) em Lisboa, contando com os deslocamentos.


No fim do post eu deixei um orçamento calculado para esse roteiro, tudo bem mastigadinho pra você só aplicar. Para ver mais roteiros de viagem com orçamento já calculado clique aqui.


Com a minha tabela de preços você consegue saber quanto vai gastar de antemão e decidir se precisa tirar algo do roteiro ou não. Todos os orçamentos aqui do blog são calculados com base na minha experiência real na cidade, só faço orçamentos e roteiros de lugares que eu já conheci. Os preços são na moeda local para não haver muita discrepância de cotação.


Dia 1 em Lisboa | Roteiro de viagem


Região de Belém

Belém é como se fosse um bairro de Lisboa, é a região onde você encontra o Mosteiro dos Jerónimos, os famosos pastéis de Belém e a Torre de Belém.


Para conseguir seguir esse roteiro nesse dia você tem que sair cedo da sua hospedagem. Recomendo estar em Belém às 9hrs para não pegar fila nos Pastéis de Belém. Então esteja no Cais do Sodré umas 8:30.


Como chegar:

Comboio: Linha de Cascais, direção Cascais.


Pegue um trem (comboio) no Caís do Sodré, é a maneira mais rápida e com menos aglomeração para chegar em Belém. Desça na estação de Belém.


A melhor forma de transporte em Lisboa pro turista é o transporte público ou uber/Bolt/Taxify. O transporte público é bem eficiente e no geral mais rápido do que andar de carro. E os estacionamentos em Lisboa são... complicados.


Se você optar pelo transporte público pra sua viagem a Lisboa, dá uma olhada nesse vídeo onde eu explico como usar o metro, o comboio e os ônibus na cidade:




Roteiro de Lisboa no mapa: O que fazer em Lisboa?

Para acompanhar esse roteiro de o que fazer em Lisboa no mapa, acesse o mapa mundi de dicas de viagem abaixo. É só dar zoom na região de Lisboa, você vai ver as linhas do roteiro.


Abrindo o mapa em tela cheia (no quadradinho do canto direito superior) você consegue acessar também a legenda do mapa. Os roteiros diários estão desenhados em linhas em cima do mapa e estão na parte da legenda de "roteiros de viagem", estão nomeados como:


  • Lisboa - Dia 1

  • Lisboa - Dia 2

  • Lisboa - Dia 3

  • Lisboa/Sintra - Dia 4

  • Lisboa/Cascais - Dia 5


1ª parada: Pastéis de Belém

Hora: 9:00

A primeira parada do dia é para experimentar os famosos pastéis de Belém, pegue uma caixinha com alguns e sente na Praça do Império para comer com calma. Uma lista de o que fazer em Lisboa não fica completa sem experimentar essas delícias da sua confeitaria original.


A ideia é chegar cedo para evitar a fila enorme de turistas.


o q fazer em lisboa
Pastel de Belém - Foto: Júlia Orige

Leia também: 9 comidas portuguesas para experimentar em Portugal


2ª parada: Mosteiro dos Jerónimos

Para evitar a fila da bilheteria, recomendo comprar o ingresso para o Claustro do Mosteiro dos Jerónimos online, aqui no Get Your Guide tem pelo mesmo preço da bilheteria.


No Mosteiro dos Jerónimos existem duas entradas, uma para o museu arqueológico, que eu particularmente acho que não vale a pena entrar, e o Claustro. Cada uma das opções de entrada custa 10 euros.


Esse que eu indiquei acima é a entrada do Claustro, que eu acho IMPERDÍVEL. Sério, dá uma olhada nessa foto:

o q fazer em lisboa
Claustro Mosteiro dos Jerónimos - Roteiro de viagem de Lisboa

Reserve pelo menos 1 hora para visitar o Mosteiro dos Jerónimos.


A Igreja do Mosteiro é gratuita e é linda também. Ali estão os túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões.

 

Claustro Mosteiro dos Jerónimos

O que fazer em Lisboa | Roteiro de 5 dias


Horário de funcionamento: 10:00 às 17:00

Preço: 10 euros

Compre o ingresso antecipado aqui


3ª parada: Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém
o q fazer em lisboa
Padrão dos Descobrimentos- Roteiro de viagem de Lisboa

Atravessando a rua do Mosteiro dos Jerónimos e a Praça do Império, você vai encontrar o Padrão dos Descobrimentos, que é um monumento em homenagem às Grandes Navegações. Em frente ao monumento tem uma rosa dos ventos no chão, em azulejos. Muito bonita também!


Aqui é sua primeira chance almoçar. Em frente ao Padrão dos Descobrimentos tem um restaurante maravilhoso. É o Portugália, o carro chefe deles são os bifes. São muito bons. A média de preços é de 20 euros por pessoa. Caso o seu orçamento esteja baixo deixa pra almoçar um pouco mais pra frente.


Seguindo pela beira do rio Tejo você vai encontrar a Torre de Belém. Aqui eu recomendo a visita apenas por fora, pessoalmente acho que não vale a entrada.


Aqui no meu mapa mundi de dicas de viagem eu deixei um pin em um bom local para fazer fotos sem turistas.


E se você for fã de fotos, mais pra frente tem a Fundação Champauliman que tem um cenário muito bonito. Não é um ponto turístico, é uma clínica médica, mas com uma vista incrível e entrada liberada.


Voltando pelo caminho onde viemos, até quase a estação de Belém novamente você tem sua segunda chance de almoçar (por um orçamento mais baixo - 12/15 euros). Eu recomendo o restaurante Rui dos Pregos, fica na rua do Mosteiro dos Jerónimos, mas duas quadras para trás. Eu deixei aqui marcado no mapa.


Caso o seu orçamento seja menor do que isso, tem um Mc Donald's perto e um Kebab muito bom (chama: Pão pão, queijo queijo), que daí devem sair por volta dos 6 euros por pessoa a refeição.


4ª parada: MAAT

O MAAT é o museu de arte e arquitetura, eu ainda não tive a oportunidade de entrar dentro dele, mas acredito que vale a visita. O prédio é lindíssimo, com vista para a Ponte 25 de Abril e você já vai estar ali do lado.


Fica um pouquinho depois da Estação de trem de Belém. Para onde você vai voltar em seguida.


Entrada no MAAT: 9 euros

o q fazer em lisboa
MAAT - Roteiro de viagem de Lisboa

o q fazer em lisboa
MAAT - Roteiro de viagem de Lisboa

5ª parada: LxFactory

Para chegar na nossa próxima parada você vai pegar o trem na estação de Belém e andar somente uma estação, até Alcântara-Mar.


Feirinha na LxFactory - o q fazer em lisboa
Feirinha na LxFactory - Roteiro de viagem de Lisboa

A LxFactory é uma antiga fábrica, que hoje funciona como um centro de inovações. Tem várias startups funcionando ali, lojinhas fofas, bares, restaurantes e uma livraria linda.


Recomendo que você passeie pelo complexo de lojas, visite a livraria Ler Devagar e suba para um drink ou café no Rooftoop Rio Maravilha, que tem uma vista privilegiada.


o q fazer em lisboa