top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Transporte público em Lisboa: guia definitivo para brasileiros

Atualizado: 21 de jun. de 2021


transporte público em lisboa

Lisboa possui uma rede de transporte público bastante eficiente, que pode muitas vezes ser a melhor opção para a sua viagem, mesmo se comparado ao Uber. As principais atrações turísticas de Lisboa são ligadas por metro ou comboio, facilitando a vida do turista. Inclusive há uma estação de metro no aeroporto de Lisboa.


Para ajudar quem vai passar uns dias - ou uma temporada - em Lisboa eu fiz esse Guia definitivo do transporte público de Lisboa.


Lisboa é uma cidade que eu conheço muito bem, morei 3 anos na capital portuguesa. A última vez que estive por lá foi na metade de 2019, quando eu gravei esse vídeo abaixo. Caso seja necessário voltarei aqui para atualizar as informações do post.


Guia rápido em vídeo:

Se você gosta de dicas de viagem, se inscreva no meu canal do YouTube.


Tipos de transporte público em Lisboa

Primeiro vamos às traduções.


Comboio = trem

Métro = metrô

Autocarro = ônibus

Elétrico = bondinho


Lisboa possui 4 tipos de transporte público; os comboios suburbanos, que vão até as cidades vizinhas mas passam por várias estações dentro da cidade. O metro que cobre bem o centro de Lisboa e liga à periferia. Os autocarros que cobrem todos os pontos da cidade e os elétricos, que são os bondinhos bonitinhos ou os mais modernos que parecem ônibus.


Todo o transporte público de Lisboa é interligado, apesar de pertencer à empresas diferentes. E você vai usar um cartão só para comprar bilhetes em todos os tipos de transporte.


O único transporte que é possível utilizar sem o cartão Viva Viagem é o autocarro, que você pode pagar a passagem direto para o motorista. Porém eu não recomendo fazer isso, já que a passagem é mais cara dessa forma e não há cobrador, então você pode gerar um mini atraso.


É melhor carregar o seu cartão numa das máquinas do metro e usar nos vários tipos de transporte.


Como comprar os bilhetes

Cartão recarregável | Viva viagem

Para utilizar os transportes em Lisboa você vai precisar de um cartão Viva Viagem, que pode ser adquirido em qualquer estação de metro ou de comboio, nas máquinas de venda automática ou nos guichês.


O cartão Viva Viagem custa 0,50 cêntimos e é recarregável com os títulos de transporte ou a recarga pré-paga que se chama de Zapping.


É necessário comprar um cartão por pessoa, o cartão Viva Viagem é individual.


Para quem vai estudar ou morar em Lisboa, veja aqui no site do metro como fazer um passe mensal, vale muito mais a pena do que ficar usando o Viva Viagem.


Esses 0,50 são apenas o preço do cartão, não são a passagem.


Atenção: esse cartão é de papelão, com um negócinho de metal dentro. Ele é fácil de estragar e se estragar não há volta a dar, perde-se a recarga das passagens ali dentro. Guarde-o dentro da carteira, retinho, sem dobrar. Também não deixe na capinha do celular, pode desmagnetizar e parar de funcionar.


Bilhete / passagem ou Zapping

Para usar o transporte você pode comprar viagens ou carregar um valor. É mais barato fazer as recargas que são chamadas de Zapping.


1 viagem individual no metro custa 1,50. Mas se você carregar o Zapping e passar o cartão, vai descontar 1,34. Porém o dinheiro que você coloca no Zapping não é recuperável e sempre vai sobrar um pouco lá no fim.


Porque os valores acabam ficando quebrados.


Usando o Zapping você consegue usar esse saldo em todos os tipos de transporte, incluindo os comboios para Sintra e Cascais, por exemplo.


E se você carregar o bilhete separado, terá que comprar um outro cartão Viva Viagem para fazer as viagens de comboio.


Eu sei que é confuso, então se você não está muito empolgado para tentar entender a fundo, só confia em mim e carrega o Zapping.



Caso você queira entender mais a fundo:

  • Cartão Viva Viagem - 0,50

  • 1 viagem em metro, elétrico ou autocarro - 1,50 no cartão

  • 1 viagem em autocarro sem cartão - 1,80

  • Carregamento Zapping - 3, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 euros

  • 1 viagem de metro usando o Zapping: 1,34


Onde comprar?

Você pode carregar o seu cartão Viva Viagem no mesmo guichê que você o comprou ou em qualquer máquina de venda automática.


As máquinas aceitam moedas, dinheiro ou cartão. Porém os cartões aceitos nessas máquinas são apenas cartões da União Europeia, que são o que eles chamam de multibanco. As máquinas que passam cartões internacionais são diferentes e nem todos os estabelecimentos tem. Assim como nem todos os caixas eletrônicos leem os cartões internacionais.


No vídeo acima eu mostro como funcionam as máquinas de venda automática.


Quanto devo colocar no cartão Viva Viagem?

Como os cartões não são muito confiáveis, no sentido de duração, eu recomendo carregar o tanto que você vai precisar naquele dia. Como turista eu colocaria no máximo 10 euros por vez, dependendo do dia acho que você pode gastá-los tudo ou acabar durando até 3 dias.


Importante:

É preciso validar o cartão a cada viagem, mesmo quando não houver catracas. Algumas estações de comboio não tem catracas para entrar ou sair dos trens, mas você precisa passar o cartão no totem de validação.


Porque provavelmente vai ter catraca para sair depois. E é muito comum em Lisboa passarem funcionários do transporte público pedindo para ver se o seu cartão está validado. Porque também é muito comum as pessoas burlarem as regras e passarem sem cartão.


A multa para ser pego sem validar o cartão é de 100x o valor da passagem, ou seja, 150 euros.


Ficou com alguma dúvida? Pode deixar aqui nos comentários que eu respondo!


Para mais dicas de viagem me siga no Instagram



Planeje sua viagem:

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page