top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Como escolher o destino de viagem perfeito?

Existem dois tipos de viajantes.


Aqueles que têm certeza absoluta de aonde vão na próxima viagem, sonharam a vida toda com isso e querem conhecer poucos e específicos lugares. E aqueles que querem muito viajar, para vários lugares e não sabem aonde ir primeiro.


Se você pertence ao segundo grupo, leia esse texto até o final que eu vou te ajudar a escolher o destino de viagem perfeito para você!


E se você pertence ao primeiro grupo, talvez tenha que pular umas dicas, mas tem informação importante aqui pra você também!


Quando eu vou comprar passagens para um destino novo eu me faço 6 perguntas.


  1. O que eu busco nessa viagem?

  2. Com quem eu vou viajar?

  3. Quanto tempo eu quero ou posso ficar fora?

  4. Quanto dinheiro eu tenho para essa viagem?

  5. (essa não se aplica pra mim porque eu já defini, veja abaixo)

  6. Qual é a melhor época para visitar esse lugar que eu pensei?


Claro que antes de partir para a parte prática de decisão de viagem você precisa ter inspirações e uma lista de destinos que você gostaria de visitar.


Veja o conteúdo em vídeo:



Para isso eu recomendo acompanhar perfis de viagem no Instagram, de pessoas que viajam ou de agências ou companhias aéreas que fazem conteúdo. Eu tenho dois perfis em que eu falo de viagem no Instagram, o meu pessoal, onde eu mostro o meu dia a dia nas viagens. E o do blog onde eu posto foto só dos lugares, sem eu, e falo mais sobre história e dicas práticas.


Ou se você estiver com mais pressa, entre no site da Hurb, tenho certeza que vai te inspirar. Às vezes eu entro nele e fico com vontade de ir até pro Beto Carreiro, que eu já fui 300 vezes. Porque todas as fotos no Hurb são simplesmente perfeitas.


Mas agora vamos para as dicas práticas, aplicando as 6 perguntas para a sua realidade.


Se você já tem uma ideia de alguns destinos de viagem que poderia escolher, comece se perguntando:


1. O que você busca nessa viagem?

Existem vários tipos de viagens e de viajantes. Há quem só viaje em família, para destinos de praia. E há quem ame viajar sozinho, para visitar todos os museus possíveis e imagináveis.


Qual é o seu perfil de viajante e o que você está buscando nessa viagem específica?


Quer descansar? Pesquise por cidades com praia, resorts all inclusive e bons hotéis.


Quer aprender muito sobre uma cultura diferente? Que tal ir para o Peru e ficar em um Airbnb? Ou hostel?


Pode ser uma viagem romântica, ou com amigos ou em uma jornada de autoconhecimento.


Você que escolhe, mas tem que decidir antes de se fazer a próxima pergunta.


2. Com quem você vai viajar?

Viagens de autoconhecimento ou de trabalho não combinam com um grupo de 6 amigos. É verdade, não tente fazer isso.


A sua companhia de viagem vai decidir também o tipo da viagem. Todo mundo tem que sair feliz, né?


3. Quanto tempo você tem para ficar fora?

A quantidade de dias que você tem para viajar é importante para escolher o destino de viagem porque alguns deslocamentos não valem a pena quando estamos falando de poucos dias.


Se você tem 15 dias para viajar, não é uma boa ideia ir para a Tailândia, vai ser pelo menos 1 dia de viagem e mais 1 dia de recuperação. Já são 4 dias perdidos, de ida e volta, fora o fuso horário que vai te deixar desnorteado.


4. Qual o seu orçamento?

Quais são os destinos da sua lista de desejos que cabem no seu bolso nesse momento?


Existem lugares onde é fácil economizar, mas tem outros que por mais que tenham um custo de vida mais barato, exigem uma segurança maior. E segurança normalmente envolve gastar mais dinheiro. Em hotéis melhores, uber, restaurantes…


Se você quiser aprender como calcular o orçamento da sua viagem, entra nesse grupo aqui do Telegram e acessa a mensagem fixada.


5. Que clima você prefere?

Essa é a pergunta que eu falei lá em cima que já não fazia sentido pra mim. Eu sempre estou perseguindo o verão. Ou ao menos a primavera. Ou o mais calor que possa ficar naquele local.


Se você não gosta de frio, não invente de ir para a Finlândia em dezembro. Você só vai passar raiva. E se você não gosta de calor a Espanha em julho também é uma péssima ideia.


Escolha o clima que você consiga aproveitar mais, no qual você se sinta mais confortável.


Para mim, viajar no inverno significa gastar mais. Porque eu não consigo andar muito tempo na rua, acabo usando o transporte público para pequenas distâncias ou até o Uber. Paro em um café a cada 20 min porque estou com frio e me vejo comprando 30 cafés por dia.


Eu também não gosto muito porque tem menos tempo de luz no dia. E em alguns locais, por ser muito frio e escuro as coisas (como museus) fecham mais cedo no inverno.


Mas tem alguns lugares que é impossível de escapar do frio. Mesmo no verão é frio.


E tem alguns destinos que é melhor visitar na estação que não é a sua preferida.


6. Qual é a melhor época para conhecer esse destino de viagem que você está pensando?


O Macchu Picchu por exemplo, no verão chove muito, por isso é melhor ir no inverno. Que por mais que esteja mais frio, tem um clima melhor para visitar. Estou me preparando psicologicamente pra isso.


Há um ou outro destino de viagem que exige que você vá em uma época específica. Se você quer ver a Aurora Boreal, por exemplo, precisa ir em uma época do ano certa para isso.


Essas dicas de viagem são importantes para ter uma viagem mais segura e realizadora! Se quiser ler mais 5 dicas de planejamento de viagem, clique aqui.


Quer tudo sobre planejamento de viagem? baixe o Telegram e entre nesse grupo aqui. Não se preocupe, só eu posso falar por lá. E eu produzo conteúdo diariamente para ensinar tudo que eu sei sobre viagem!


Salve essa imagem no Pinterest para ler o post depois:

como escolher o destino de viagem

Dicas de viagem exclusivas:


Autora do texto

Júlia Orige


Criadora de conteúdo, falo sobre viagens e estilo de vida. Sou formada em Jornalismo e viajo o mundo em busca de boas histórias e dicas exclusivas de viagem. Já são 17 países para conta.

Estou no Instagram todos os dias, no YouTube semanalmente e tenho uma lojinha de Planners.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page