top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Qual moeda levar para o Uruguai? Dicas atualizadas 2022

Atualizado: 25 de mar. de 2023


como levar dinheiro pro Uruguai
Compra com desconto por pagar no cartão

Para quem vai viajar para o Uruguai é importante pensar na forma de câmbio com alguma antecedência. Pesos Uruguaios não são uma moeda muito fácil de achar nas casas de câmbio brasileiras e é preciso encomendar alguns dias antes. Mas essa não é a melhor forma de levar moeda pro Uruguai.


Nesse post vou te contar como eu trouxe meu dinheiro pro Uruguai para curtir minha viagem e como tem sido até agora. Estou escrevendo esse post de Montevidéu, após passar o dia turistando por aqui - e comendo parilla.


Qual moeda levar para o Uruguai: pesos, dólares, reais ou cartão?

A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio, que é aceito em 100% dos estabelecimentos por aqui. Mas muitos locais também aceitam dólares e até reais em espécie. Só que você paga mais caro por estar pagando em outra moeda.


Então não é a melhor forma. Mas salva em emergências. Nosso primeiro pedágio aqui pagamos em reais, porque eu ainda não tinha sacado pesos e não aceitava cartão.


O ideal é ter em mãos alguns pesos uruguaios para locais que não aceitam cartão, como pedágios e alguns museus. E trazer o resto em um cartão pré-pago multimoedas.


Eu uso o cartão da Nomad, uma fintech brasileira que oferece uma conta global. Ela é em dólares, mas o cartão é multimoedas e funciona em 52 países diferentes, com moedas diferentes. Se for abrir uma conta use meu código de convidado para ganhar até US$ 20 de brinde, é só digitar JULIAORIGE20 na hora de fazer o seu cadastro no app. Esse valor é um cashback de 2% em cima do primeiro valor que você adicionar na sua conta em até 15 dias depois de inserir o cupom no app.


Esse cartão tem me feito economizar muito aqui. Ele representa um desconto de até 10% em relação à outros métodos de câmbio, que já dá uma boa diferença. Mas não é só por isso, é que no Uruguai tem uma lei de incentivo ao turismo que retira o IVA (imposto) em pagamentos feitos com cartão estrangeiro.


Isso significa um desconto de 18% na maioria das transações. Somando com o 10% de economia por evitar taxas de câmbio e IOF reduzido... temos 28% de desconto usando o cartão da Nomad.


Claro, eu preciso te avisar que o Uruguai é um país caro. Mesmo com esse desconto todo as coisas continuam mais caras do que no Brasil, por exemplo. Mas 28% é muita coisa, vale super a pena.


Atenção: muitos lugares ainda não aceita aproximação para pagamentos. Então não adianta ter o cartão virtual nas carteiras virtuais. É preciso ter o cartão físico mesmo, que pode demorar até 40 dias pra chegar em endereços brasileiros - e 10 dias para endereços nos Estados Unidos. Lembre-se de pedir o cartão com antecedência.



Como sacar a moeda do Uruguai com o cartão da Nomad?

Eu não trouxe nenhum peso uruguaio do Brasil. Fui na casa de câmbio muito em cima da data da minha viagem e não tinha disponível. Vim somente com o cartão da Nomad, e uns reais que eu saquei para ter algum dinheiro vivo.


Saquei pesos num caixa eletrônico da Redbrou, em um mercado em Punta del Este. É possível sacar dinheiro com o cartão da Nomad nos caixas da Redbrou e da Banred. Tem uma taxa de 100 pesos por saque, que é do caixa eletrônico, não da Nomad.


Apesar da conta global ser em dólar ela converte automaticamente com a cotação do dia, sem cobrar nenhuma taxa em cima desse câmbio. Você só paga as taxas de câmbio uma vez, quando adiciona dinheiro na conta. Saiba tudo sobre abrir uma conta na Nomad aqui nesse post.


Para ver quanto vai dar essa conversão você pode usar a Calculadora Mastercard. É bem fácil, só tem que preencher a moeda da transação (peso uruguaio), a moeda do cartão (dólar americano) e a taxa do banco em 0%. Eu tenho usado bastante essa calculadora para poder entender melhor quanto dão os gastos antes de comprar, porque é muito confuso ver os preços em pesos. Em dólar é mais fácil de entender.


Use o código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até US$ 20 de cashback, adicionando o dinheiro em até 15 dias após a abertura da conta. O cashback é de 2% em cima do valor que você adicionar.


Quantos pesos sacar?

Eu peguei 1500 pesos, o resto estou pagando tudo no cartão. Acredito que vai dar pra tudo que eu preciso pagar em dinheiro. Até agora foram três pedágios de 160 cada e o Museu del Mar, em Punta del Este, que não aceitava cartão.


quanto dinheiro levar para o uruguai
Pesos uruguaios

Veja no vídeo como funciona a conta global Nomad na prática:


Vai viajar pro Uruguai? Confira minhas dicas:

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page