• Júlia Orige

Quantos euros você vai gastar por dia em uma viagem pela europa?



Para calcular o orçamento de uma viagem para a Europa você precisa pensar no que vai gastar por lá. Afinal, a soma de despesas com comida, bebida, entradas de museus e transporte pode ser tão alta quanto o gasto com hotel e passagens, dependendo do seu destino. Mas, para descobrir quantos euros você vai gastar por dia em uma viagem pela Europa é preciso considerar alguns fatores antes de ver de fato o custo de vida do país, ou da cidade.

O que você deve considerar para definir quanto vai gastar na sua viagem:

Qual o seu estilo de viagem?

Dá para viajar gastando muito e gastando pouco, tudo depende do seu estilo. Mudanças básicas de comportamento podem fazer uma diferença gigante no orçamento. Por isso, tenha em conta quais as suas prioridades e o que você pretende fazer.

De modo geral, você deve considerar se vai ser uma viagem corrida ou não (quanto menos tempo, maior o gasto com transporte), onde quer comer e onde quer entrar. Os ingressos de museus e monumentos podem ser previstos online, então é fácil calcular e incluir no seu planejamento. O que sai um pouco do controle são os meios de locomoção e as comidas (e água). Porque não dá para prever perfeitamente quantos ônibus ou táxis você vai precisar, nem quando a fome vai bater.


Lembre-se de que você vai estar bem longe de casa e, o mais importante, vai estar cansado. O maior gasto durante as viagens é para suprir o desespero do cansaço e da fome. No meio da empolgação de conhecer novos lugares e culturas é normal se esquecer de coisas básicas como o número de horas de sono ou quanto foi a última vez que você bebeu água. E, de repente, você se vê no meio do Vaticano lotado de turistas e percebe que está morrendo de sede. Mas ali a água custa 5 euros a garrafa de 330ml. Você vai comprar a garrafa de 5 euros e 330ml.

Quando o seu estilo de viagem tem de ser mais econômico é preciso pensar nessas coisas com antecedência e passar um pouco mais de trabalho. Tudo depende, é claro, do quanto de dinheiro há para gastar.

Basicamente você tem que decidir: Táxi x transporte público Refeições x fast food Conforto x previsão de imprevistos

Como calcular o gasto por dia em uma viagem?

Quando eu faço orçamentos das minhas viagens eu respondo algumas perguntas primeiro:

  1. O lugar onde vou ficar tem café da manhã incluído?

  2. Dá para se locomover andando para os lugares aonde quero ir?

  3. Em quais museus e monumentos eu quero entrar?

  4. Onde vou fazer minhas refeições?

Talvez as perguntas funcionem para você também :)

Depois, os itens que eu considero para o planejamento são:


Para onde você vai?

Após decidir se sua viagem será confortável ou econômica e responder à algumas perguntas básicas, chega a hora de investigar o custo de vida dos destinos. O gasto médio em Berlim é bem diferente do gasto médio em Londres, por exemplo. Por isso faça um cálculo diferente para cada cidade que vai visitar. Veja na galeria abaixo os preços médios de algumas cidades famosas da Europa:

Como saber quantos euros você vai gastar por dia em uma viagem pela Europa: Para ajudar você a definir certinho o seu orçamento de viagem eu montei uma planilha, que você pode baixar aqui e preencher no seu computador, levando em conta os preços médios de cada cidade.

Aqui você pode baixar um exemplo em pdf de planilha preenchida, com o orçamento que fiz para minha viagem ao Leste Europeu. (Prévia abaixo).


Se você vai viajar e quer economizar, procure sua hospedagem aqui no Booking.com! Fazendo sua reserva através dos banners e links aqui do blog você garante os melhores preços e descontos que eu consigo pra vocês e eu ganho uma pequena comissão que me ajuda a manter o blog e as dicas.

Algumas ofertas muito boas:


Vai para a Europa? Você sabia que o seguro de viagem é obrigatório? Faça sua cotação aqui, no Seguros Promo com 5% de desconto


Dicas de viagem exclusivas:

#europa

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter