top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Quanto custa viajar? Aprenda a calcular o seu orçamento de viagem passo a passo

Atualizado: 7 de out. de 2021

Você já sabe exatamente quanto custa viajar para onde você quer ir? Saber o orçamento da viagem é muito importante até para tomar a decisão de ir ou não. Talvez a viagem dos seus sonhos caiba no seu bolso e você nem saiba que é possível conhecer aquele lugar.


Mas saber quanto custa viajar é complexo, não adianta só eu te dizer quanto custou a minha viagem. Apesar de ser muito importante também. Você precisa saber de onde eu estou tirando aqueles cálculos e como você pode adaptar para o seu estilo de vida.


Prefere ver o conteúdo em formato de vídeo? Eu gravei esse vídeo aqui pro YouTube:

Se você gosta de dicas de viagem, se inscreve no meu canal do YouTube e me segue lá no Instagram


Quanto custa viajar? Custos fixos e custos variáveis

Eu gosto de dividir os custos de viagem em custos fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que você tem controle antes de ir viajar. Ou seja, hospedagem, passagem de avião/ônibus/trem/gasolina, entradas em atrações (museus, etc) e passeios turísticos com agencia.


Os custos fixos da viagem são aqueles que não dependem muito do seu estilo de vida (só a hospedagem). E que são mais confiáveis, você sabe quanto vai gastar e isso não muda.


Já os custos variáveis são aqueles que envolvem uma variação bem maior, ou seja, comida, transporte local e possíveis compras. Mas eu não costumo incluir compras como orçamento de viagem, pra mim é uma categoria separada.



Quanto custa viajar? Aprenda a calcular o orçamento de viagem passo a passo:


1º passo: trajeto principal

O primeiro gasto de viagem você vai considerar é o trajeto principal, ou seja, o custo de ir do lugar onde você mora até o seu destino de viagem. Eu gosto de fazer uma primeira pesquisa pelo Rome2Rio, que é um site ou app que mostra um mapa interativo, com várias opções de preços para chegar de qualquer lugar do mundo a qualquer lugar do mundo.


Ele mostra o preço médio de avião, gasolina pro carro, onibus e trem. E também vai te dar quais são as empresas de transporte que operam aquele trecho. Mas você não compra nada através dele, é só pra pesquisar mesmo e ter uma noção dos preços.


Caso você vá viajar de avião,


Onde encontrar passagens aéreas baratas:

O Skyscanner é um buscador de passagens aéreas, então ele lista várias companhias aéreas e várias agências de viagem segundo a sua busca. Com ele você pode ver qual o preço da mesma passagem em vários lugares que estão vendendo.


Mas ele não lista o Passagens Promo, que é site que vende passagens também e muitas vezes tem passagens mais baratas. por isso eu sempre pesquiso nos dois. Primeiro dou uma olhada nos preços no skyscanner e depois no Passagens Promo.



2º passo: hospedagem

Para pesquisar a hospedagem indico que você busque no Booking.com para hotéis e hostels e no Airbnb caso queira alugar um apartamento ou casa para temporada.


3º passo: passeios e atrações turísticas

Faça uma lista com os passeios e atrações que você quer visitar. Dependendo do seu destino, pode fazer uma grande diferença no orçamento de viagem.


Caso você queira economizar, pesquise se as atrações que você quer visitar tem algum desconto, algum dia gratuito. Muitos museus tem dias grátis na semana ou no mês.


4º passo: pesquise em blogs de viagem

Descobrir quanto custa viajar envolve saber quanto custa a comida no local. E essa é a parte mais difícil de mensurar e pesquisar. Pesquise por orçamentos de outras pessoas que já viajaram para o destino que você está indo.


Eu comecei faz pouco tempo a registrar todos os meus gastos pra postar no Instagram, .mas pode confiar que sempre que eu for para um lugar novo eu vou compartilhar o meu orçamento de viagem. Para ver os que já tem, dá uma olhada nesse mapa aqui:



É onde eu organizo os meus conteúdos por destino. Sempre que tiver um orçamento de viagem novo vou colocar aqui no mapa, então já salva esse link em algum lugar.


5º passo: ferramentas para descobrir quanto custa viajar para um destino específico


É um site que mostra quanto custa um dia em cidades ao redor do mundo.


Esse site/app mostra os cardápios dos restaurantes. Não tem em todas as cidades, mas eu gosto de deixar instalado no meu celular e pesquisar sempre que vou planejar uma viagem diferente. Quando tem naquela cidade é muito bom, porque eu já sei quanto eu vou gastar antes de entrar no restaurante.


Sites de mercado e delivery

Uma ideia boa para definir o custo de vida em uma cidade é pesquisar em supermercados locais por algum que entregue em casa. Porque assim você consegue ver os preços das coisas e fazer uma simulação de compra.


6º passo: coloque tudo em uma planilha

Veja quanto custa viajar para o seu próximo destino colocando o seu orçamento de viagem em uma planilha. Assim fica mais fácil de visualizar e se preparar emocionalmente e financeiramente.



Salve esse post no Pinterest pra não perder:




Esse conteúdo foi útil pra você e quer oferecer um cafézinho como agradecimento? Pode fazer isso via PIX (juliaorige@gmail.com) ou via PicPay (https://picpay.me/juliaorige). Qualquer valor de contribuição é bem vindo mesmo, um café custa R$ 3 aqui do lado! Com a sua ajuda eu posso continuar trazendo dicas exclusivas por aqui.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page