A Toscana é uma das regiões mais mágicas do imaginário popular viajante. É um cenário de comédia romântica, onde você vai tirar férias e encontra o amor da sua vida num vinhedo entre parreiras de uva. As cidades da Toscana são realmente lindas e mágicas, mas eu particularmente não asseguro o casamento, acho melhor já levar o amor da sua vida de casa pra garantir.
Separei uma lista de 8 cidades da Toscana pra você montar o seu roteiro de viagem na Itália e aproveitar ao máximo. Reuni também algumas informações e dicas especiais.
Quais são as cidades da Toscana?
A Toscana é uma região da Itália, como se fosse um estado e a capital é Florença. A Toscana é divida em 20 províncias, ou regiões metropolitanas:
Massa e Carrara
Lucca
Pistoia
Prato
Firenze (Florença)
Arezzo
Pisa
Siena
Livorno
Grosseto
Todas as cidades da Toscana, somadas, tem 3,73 milhões de habitantes. É uma região bem grande e se você quiser conhecer minuciosamente vai precisar de pelo menos duas semanas. Mas é possível fazer uma viagem mais rápida também se você escolher bem o que quer visitar.
Estou falando em "cidades da Toscana" porque fica mais fácil de entender assim, mas na Itália eles classificam de forma diferente. São províncias e comunas, então cada província seria como uma região metropolitana, com uma grande cidade e várias cidadezinhas. Essa lista acima é do que eles chamam de províncias, mas pra entendermos melhor vamos chamar de cidades mesmo.
Veja a região da Toscana no mapa turístico que eu preparei:
8 cidades da Toscana que você tem que conhecer:
1. Florença
A maior cidade da Toscana e a mais procurada: Florença, ou Firenze em italiano. Esse é o berço do Renascimento, o movimento artístico mais conhecido e amado do ocidente. É uma cidade muito interessante e cheia de arte, há quem diga que é a cidade mais bonita da Europa, mas ai eu já acho que é forçação de barra em um continente que tem Lisboa, Amsterdam e Barcelona.
Mas Florença tem sim seu charme e beleza, eu só não acho que se destaque dessa forma.
Florença é famosa por ser um centro de arte e cultura da Itália, é a cidade natal de Dante Alighieri, o autor de Divina Comédia e abriga o icónico David de Michelangelo.
O que fazer em Florença?
Ver a Ponte Vechio
Catedral de Santa Maria del Fiore
Palazzo Vechio
Comer o famoso sanduíche do TikTok (que é incrível mesmo)
O que eu fiz em um dia em Florença:
2. Pisa
Também muito famosa, Pisa é uma cidade com uma zona turística pequena, centralizada na Praça do Duomo, onde fica a Torre de Pisa. Mas também vale a pena dar uma volta na cidade.
Pisa é um dos pontos turísticos principais da Itália e não pode faltar no seu roteiro. A cidade encaixa muito bem em um roteiro na Toscana ou como bate e volta de Florença ou Bolonha, apesar de eu ter cometido a loucura de fazer um bate e volta em Pisa saindo de Roma na minha primeira vez na Itália. Não recomendo isso, porque o trajeto é longo então acaba não valendo muito a pena. Funciona melhor combinar com Florença e dormir na região.
O que fazer em Pisa?
Batistério
Catedral de Pisa
Piazza dei Cavalieri
Passear pelo Rio Arno
Igreja Santa Maria Della Spina
3. Siena
O centro histórico de Siena foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO por sua arquitetura e história, que vem lá do Império Romano. Siena é uma das cidades da Toscanas mais importantes durante a Idade Média, fazendo frente à Florença durante as Guerras Italianas, até ser tomada pela família Médici, de Florença.
O que fazer em Siena?
Palazzo Pubblico
Torre del Mangia
Cappella di Piazza
Palazzo Sansedoni
4. Lucca
Lucca é uma cidade murada com muralhas super preservadas, o que é uma raridade. A cidade é linda, charmosa, com cara de filme romântico. Como a maioria das cidades da Toscana, Lucca pode ser visitada em um dia, chegando de trem e batendo perna pelo centro histórico.
Curiosidade: Lucca é apelidada da cidade das 100 igrejas, poque tem quase 100 igrejas!
O que fazer em Lucca?
Muralhas de Lucca
Catedral de Lucca
Praça do Anfiteatro
Praça Napoleão
Palácio Mansi
5. Borgo A Buggiano
Essa é na verdade uma comune de Pistóia, que eu me hospedei na minha última viagem pra Itália e fiquei encantada. Paramos lá meio que por acaso, procurando um Airbnb mais barato na Toscana e foi perfeito.
É uma cidadezinha bem pequena, com o Buggiano Castello. De um lado da estação de trem fica o centrinho da cidade e a área residencial e do outro lado fica uma colina com um castelo medieval.
Existem centenas desses castelos espalhados pelas cidades da Toscana, eu dei a sorte de dar de cara com esse. Veja meu vídeo:
Dicas de Borgo a Buggiano:
Dica de pizzaria: Come a casa Birreria
Melhor ravioli que eu já comi na vida: Taberna del Vin Vino
6. Pistoia
Pistoia não é uma das cidades da Toscana mais visitadas por turistas, mas por isso mesmo pode ser bem interessante. O principal é o centro histórico que eu recomendo que você percorra sem pressa, conhecendo as ruelinhas e a praça principal, onde tem o batistério.
Leia também: O que fazer em San Marino? Roteiro de 1 dia
7. San Gimignano
San Gimignano é conhecida como a cidade das belas torres, que são essas lindas construções medievais que foram essa paisagem maravilhosa na Toscana. O centro de San Gimignano foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e aqui você pode provar um dos melhores vinhos da Itália, o Vernaccia di San Gimignano.
8. Saturnia
Uma paisagem que talvez você não espere encontrar na Toscana mas que vale muito a pena incluir no roteiro de viagem: as Termas Naturais de Satúrnia. As águas ficam estavelmente a 37º graus pra você relaxar. A Satúrnia é uma região com várias águas termais, mas essa mais famosa e bonita se chama Cascate del Mulino di Saturni.
Você pode reservar um passeio guiado para as termas de Satúrnia saindo de Florença:
Colinha de viagem pra quem vai viajar pra Itália e conhecer as cidades da Toscana:
A melhor forma de levar dinheiro pra fora do Brasil é com a conta da Nomad, que é aceita em mais de 180 países e eu já testei na Itália (código de convidado JULIAORIGE20)
As cidades da Toscana podem ser conhecidas de trem, mas alugar um carro te dá mais liberdade pra subir nos borgos e conhecer o interior
Indico comprar os passeios e ingressos pelo Get Your Guide para evitar filas
Se for usar trem eu recomendo comprar as passagens pelo Omio
Para ter internet na Itália eu comprei um e-SIM da Airalo, que funcionou super bem
Coisas que você tem que provar na Itália:
Fiz um vídeo com comidas que você precisa provar na sua viagem pela Itália, dá uma olhada.
Comentarios