top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

8 cidades da Toscana que você tem que conhecer

Atualizado: 14 de mai.

A Toscana é uma das regiões mais mágicas do imaginário popular viajante. É um cenário de comédia romântica, onde você vai tirar férias e encontra o amor da sua vida num vinhedo entre parreiras de uva. As cidades da Toscana são realmente lindas e mágicas, mas eu particularmente não asseguro o casamento, acho melhor já levar o amor da sua vida de casa pra garantir.


Separei uma lista de 8 cidades da Toscana pra você montar o seu roteiro de viagem na Itália e aproveitar ao máximo. Reuni também algumas informações e dicas especiais.



Quais são as cidades da Toscana?

A Toscana é uma região da Itália, como se fosse um estado e a capital é Florença. A Toscana é divida em 20 províncias, ou regiões metropolitanas:


  1. Massa e Carrara

  2. Lucca

  3. Pistoia

  4. Prato

  5. Firenze (Florença)

  6. Arezzo

  7. Pisa

  8. Siena

  9. Livorno

  10. Grosseto


Todas as cidades da Toscana, somadas, tem 3,73 milhões de habitantes. É uma região bem grande e se você quiser conhecer minuciosamente vai precisar de pelo menos duas semanas. Mas é possível fazer uma viagem mais rápida também se você escolher bem o que quer visitar.


Estou falando em "cidades da Toscana" porque fica mais fácil de entender assim, mas na Itália eles classificam de forma diferente. São províncias e comunas, então cada província seria como uma região metropolitana, com uma grande cidade e várias cidadezinhas. Essa lista acima é do que eles chamam de províncias, mas pra entendermos melhor vamos chamar de cidades mesmo.


Veja a região da Toscana no mapa turístico que eu preparei:


8 cidades da Toscana que você tem que conhecer:


1. Florença

A maior cidade da Toscana e a mais procurada: Florença, ou Firenze em italiano. Esse é o berço do Renascimento, o movimento artístico mais conhecido e amado do ocidente. É uma cidade muito interessante e cheia de arte, há quem diga que é a cidade mais bonita da Europa, mas ai eu já acho que é forçação de barra em um continente que tem Lisboa, Amsterdam e Barcelona.


Mas Florença tem sim seu charme e beleza, eu só não acho que se destaque dessa forma.


Florença é famosa por ser um centro de arte e cultura da Itália, é a cidade natal de Dante Alighieri, o autor de Divina Comédia e abriga o icónico David de Michelangelo.


O que fazer em Florença?



O que eu fiz em um dia em Florença:



2. Pisa

Também muito famosa, Pisa é uma cidade com uma zona turística pequena, centralizada na Praça do Duomo, onde fica a Torre de Pisa. Mas também vale a pena dar uma volta na cidade.


Pisa é um dos pontos turísticos principais da Itália e não pode faltar no seu roteiro. A cidade encaixa muito bem em um roteiro na Toscana ou como bate e volta de Florença ou Bolonha, apesar de eu ter cometido a loucura de fazer um bate e volta em Pisa saindo de Roma na minha primeira vez na Itália. Não recomendo isso, porque o trajeto é longo então acaba não valendo muito a pena. Funciona melhor combinar com Florença e dormir na região.


O que fazer em Pisa?

  • Visitar a Torre de Pisa

  • Batistério

  • Catedral de Pisa

  • Piazza dei Cavalieri

  • Passear pelo Rio Arno

  • Igreja Santa Maria Della Spina


3. Siena

O centro histórico de Siena foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO por sua arquitetura e história, que vem lá do Império Romano. Siena é uma das cidades da Toscanas mais importantes durante a Idade Média, fazendo frente à Florença durante as Guerras Italianas, até ser tomada pela família Médici, de Florença.


O que fazer em Siena?




4. Lucca


Lucca é uma cidade murada com muralhas super preservadas, o que é uma raridade. A cidade é linda, charmosa, com cara de filme romântico. Como a maioria das cidades da Toscana, Lucca pode ser visitada em um dia, chegando de trem e batendo perna pelo centro histórico.


Curiosidade: Lucca é apelidada da cidade das 100 igrejas, poque tem quase 100 igrejas!


O que fazer em Lucca?

  • Muralhas de Lucca

  • Catedral de Lucca

  • Praça do Anfiteatro

  • Praça Napoleão

  • Palácio Mansi


5. Borgo A Buggiano

Essa é na verdade uma comune de Pistóia, que eu me hospedei na minha última viagem pra Itália e fiquei encantada. Paramos lá meio que por acaso, procurando um Airbnb mais barato na Toscana e foi perfeito.


É uma cidadezinha bem pequena, com o Buggiano Castello. De um lado da estação de trem fica o centrinho da cidade e a área residencial e do outro lado fica uma colina com um castelo medieval.


Existem centenas desses castelos espalhados pelas cidades da Toscana, eu dei a sorte de dar de cara com esse. Veja meu vídeo:

Dicas de Borgo a Buggiano:



6. Pistoia

Pistoia não é uma das cidades da Toscana mais visitadas por turistas, mas por isso mesmo pode ser bem interessante. O principal é o centro histórico que eu recomendo que você percorra sem pressa, conhecendo as ruelinhas e a praça principal, onde tem o batistério.




7. San Gimignano

San Gimignano é conhecida como a cidade das belas torres, que são essas lindas construções medievais que foram essa paisagem maravilhosa na Toscana. O centro de San Gimignano foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e aqui você pode provar um dos melhores vinhos da Itália, o Vernaccia di San Gimignano.


8. Saturnia

Uma paisagem que talvez você não espere encontrar na Toscana mas que vale muito a pena incluir no roteiro de viagem: as Termas Naturais de Satúrnia. As águas ficam estavelmente a 37º graus pra você relaxar. A Satúrnia é uma região com várias águas termais, mas essa mais famosa e bonita se chama Cascate del Mulino di Saturni.



Você pode reservar um passeio guiado para as termas de Satúrnia saindo de Florença:


Colinha de viagem pra quem vai viajar pra Itália e conhecer as cidades da Toscana:
  • A melhor forma de levar dinheiro pra fora do Brasil é com a conta da Nomad, que é aceita em mais de 180 países e eu já testei na Itália (código de convidado JULIAORIGE20)

  • As cidades da Toscana podem ser conhecidas de trem, mas alugar um carro te dá mais liberdade pra subir nos borgos e conhecer o interior

  • Indico comprar os passeios e ingressos pelo Get Your Guide para evitar filas

  • Se for usar trem eu recomendo comprar as passagens pelo Omio

  • Para ter internet na Itália eu comprei um e-SIM da Airalo, que funcionou super bem



Coisas que você tem que provar na Itália:

Fiz um vídeo com comidas que você precisa provar na sua viagem pela Itália, dá uma olhada.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page