top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

O que fazer em San Marino? Roteiro completo de 24hrs no país

Atualizado: 12 de mai.

o que fazer em san marino

San Marino é uma micronação europeia e a república mais antiga do mundo. Geograficamente, ela fica dentro da Itália, mas sempre foi independente - desde 301 d.C. quando foi fundada! Eu fiquei encantada viajando pra San Marino, a parte turística é bem medieval e você circula entre ruelas de pedra, catedrais e torres, tudo sobre uma montanha com vistas espetaculares.


Apesar de parecer cenário de filme, San Marino é um dos países menos visitados da Europa. Acho que ainda não foi descoberto pelas multidões que circulam por Roma e Paris - e ainda bem, às vezes é bom um pouco de turismo calmo.


Como é um local pequeno, é fácil de conhecer em pouco tempo, montei aqui um roteiro de viagem de 1 dia, considerando uma noite dormida em San Marino. Não que seja essencial, é possível conhecer em um bate e volta, mas acho que tem muito charme na cidade de noite e você consegue aproveitar melhor sem ter que se preocupar com os horário de ônibus. Então recomendo que durma um dia dentro das muralhas.


Navegue pelo post | O que fazer em San Marino?


Quanto tempo ficar em San Marino?

San Marino é uma micronação mesmo, tem cerca de 30 mil habitantes e metade do tamanho da Disney de Orlando. Você consegue cobrir todos os pontos turísticos andando e em um dia só, mas é um lugar muito gostoso de passear, se quiser passar uns dias pra descansar deve ser bem legal.


Eu passei pouco mais de 24hrs em San marino e foi o suficiente para conhecer.


Como chegar em San Marino?

A cidade italiana mais próxima de San Marino é Rimini e tem uma linha de ônibus que faz esse trajeto, entre a estação de trem de Rimini e o centro histórico de San Marino. É bem simples, mas os horários são limitados então tem que prestar atenção.


Saiba tudo sobre como chegar em San Marino de transporte público.


Tem imigração em San Marino?

San Marino faz parte do espaço de livre circulação de pessoas da Europa, então não se passa por nenhuma fronteira ou imigração ao ir da Itália para San Marino. É como se você só estivesse circulando entre cidades.



Onde ficar em San Marino?

A zona turística de San Marino é dentro das muralhas, onde é a cidade de San Marino, além do país San Marino. Essa zona fica numa área bem elevada, então não convém ficar muito longe do centrinho, senão você vai subir e descer morro em níveis indesejáveis.


Eu fiquei hospedada no Hotel Rosa e amei, fica bem pertinho das torres, tem um preço bem decente e café da manhã, recomendo.



O que fazer em San Marino? Roteiro completo

Atenção: esse não é um bom passeio para pessoas que não podem andar muito. A cidade é pequena mas os passeios são andando e em ruas bem inclinadas. Não tem muita alternativa porque em boa parte não podem circular carros.



Caminhada panorâmica entre as torres de San Marino


Comece conhecendo os cartões postais de San Marino, as famosas 3 torres. Elas ficam na parte mais alta da cidade e tem um caminho para percorrer. Recomendo visitar em ordem mesmo, primeira torre, segunda torre e terceira torre.


Na primeira e na segunda torre pode-se entrar. A primeira torre (Rocca) tem um museu sobre a história de San Marino e a segunda tem um museu de armas e armaduras. Já a terceira torre não tem acesso interno, ela é menor e mais afastada, mas vale a pena caminhar até lá.


Essa foto é no caminho entre a primeira e a segunda torre, que dizem que é a vista mais bonita de San Marino e onde fica mais movimentado.


É tudo de pedra numa aparência bem medieval, eu achei encantador. Mas pra mim a vista mais bonita é da segunda torre olhando pra primeira.


Esse trajeto é chamado de caminhada panorâmica e é o ponto turístico principal de San Marino.




san marino
Tire essa foto pertinho da segunda torre, com vista pra primeira

Há quem faça somente a caminhada panorâmica sem entrar em nenhuma torre, mas eu acho que vale super a pena. Tanto pela vista de dentro das torres quanto pelos museus. E o preço é baixo também.


san marino
Interior da primeira torre

Para entrar nas torres você precisa comprar o ingresso ou o passe de San Marino. Eu optei pelo passe, que custa 11 euros e te dá acesso a 7 atrações:


  • Primeira Torre

  • Museu de armas antigas (segunda torre)

  • Palazzo Publico

  • Museu do Estado

  • Galeria Nacional Logge del Volontari

  • Pinacoteca San Francesco

  • Museu do Selo e da Moeda


Basicamente esse é o único ingresso que você precisa para conhecer os pontos turísticos principais de San Marino. Eu recomendo você começar pela caminhada panorâmica que é o que mais cansa e depois ir pros outros pontos na parte mais baixa da cidade.


Basílica di San Marino

A entrada pra Basílica é livre, ela é bem grande mas não super ornamentada como as italianas.


Piazza della Libertà e Palazzo Publico

O Palazzo Publico, ou seja o palácio do governo de San Marino, fica na praça principal da cidade, a Piazza della Libertà. A praça é linda, vale super a visita e o palácio é realmente onde trabalham funcionários públicos. Você consegue visitar com o passe de San Marino, pode entrar, mas apenas em algumas salas. Porque tem pessoas trabalhando ali.


san marino

Teleférico

O teleférico vai da cidade de San Marino (onde tem os pontos turísticos) até Borgo Maggiore, que é a cidade vizinha, ainda no país San Marino. A vista parece ser muito bonita, mas eu pessoalmente não fiz essa experiência. Eu tenho medo de altura e todos os teleféricos que eu posso evitar eu evito.


Também não é essencial, porque com o ônibus que sai de Rimini você chega em San Marino e volta de San Marino.



Colinha de viagem para San Marino

  • A moeda em San Marino é o euro, eu usei o cartão da Nomad pra tudo e funcionou super bem (código de convidado JULIAORIGE20)

  • Dá pra conhecer em um dia

  • Se quiser se hospedar na cidade eu recomendo o Hotel Rosa

  • Os preços não diferem muito da Itália

  • O principal na cidade é a caminhada panorâmica entre as três torres

  • Para entrar nas atrações compre o passe pra ficar mais barato


Dicas de viagem de San Marino no mapa:

Todos os destinos de viagem que eu visito eu marco as minhas dicas e linko os conteúdos no meu mapa mundi de dicas de viagem. Para navegar é só dar zoom na região que você vai conhecer e ir clicando nos ícones.



Outras dicas de viagem que podem te interessar:



Colinha de viagem (pra ajudar você e o blog):
0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page