top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

9 comidas portuguesas que você tem que experimentar em Portugal!

Atualizado: 5 de jun. de 2021


comidas portuguesas
Salve no Pinterest para não perder essa lista de comidas portuguesas

A culinária portuguesa é uma das mais apreciadas pelos brasileiros. Os ingredientes mais conhecidos internacionalmente são o bacalhau, o azeite de oliva, azeitonas e manteiga. Mas a dieta portuguesa tem muito mais que os pratos com frutos do mar - e do vinho. Trouxe aqui algumas comidas portuguesas que você deve experimentar quando estiver viajando por Portugal!


9 comidas portuguesas que você precisa experimentar:

1. Francesinha


A francesinha é um prato típico da cidade do Porto, no norte de Portugal, uma das comidas portuguesas que costuma agradar todo mundo. É um sanduíche de pão fatiado, recheado com bife e vários tipos de embutidos, coberto por queijo e muito molho. O grande diferencial desse prato é o molho, feito com carne e cerveja. É servido com batatas fritas e costuma ser bem apimentado.


Nem todos os lugares tem boas francesinhas, é bom ser criterioso na escolha de restaurante para comer esse prato típico.


Em Lisboa eu recomendo o restaurante Marco, onde tem a melhor francesinha de Lisboa por 11 euros.


2. Bacalhau a Brás


Bacalhau é o peixe português por excelência, mesmo que ele não seja pescado em águas lusitanas. Para pescar o bacalhau é preciso ir até o mar nórdico. A forma mais popular de prepará-lo é nessa receita com batata frita ou palha, azeitonas e ovo.


Essa é uma das comidas portuguesas que podem não ser muito bonitas, mas são muito saborosas. Esse modo de preparação "à brás" pode ser aplicado em outros alimentos, como o Frango à Brás, que é feito com peito de frango desfiado e alho francês à brás, que é feito com alho francês/alho poró.


São variações do prato mais em conta, servidas muitas vezes em cantinas universitárias ou restaurantes mais baratos.


3. Bacalhau com natas

Outra receita com bacalhau que você encontra com facilidade é o bacalhau com natas, que é refogado com batatas e creme de leite, às vezes gratinado com queijo. Mais calórico e com aquela cara de confort food.


4. Pastel de Nata


O doce mais conhecido entre as comidas portuguesas: o Pastel de Belém, que em Portugal só se chama de Pastel de Nata.


Em Portugal "pastel" quer dizer muitas coisas diferentes. O pastel de bacalhau, por exemplo é um bolinho de peixe, mas nesse caso estamos falando de um doce folhado com creme de ovos, mais conhecido no Brasil como Pastel de Belém. Ele é melhor se consumido fresquinho e quentinho.


Em Lisboa os melhores pastéis de nata são o Pastel de Belém (na confeitaria em Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos) e os da Manteigaria, que é uma rede de confeitarias especializadas em pastéis de nata.



5. Pastel de bacalhau

Aqui "pastel" quer dizer bolinho frito. O pastel de bacalhau pode ser comido como lanche ou como almoço, acompanhado de arroz e batatas. Para quem vai viajar para Lisboa, minha recomendação é provar o novo pastel de bacalhau com recheio de queijo da Serra da Estrela, uma coisa espetacular que está a venda na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau (que tem uma loja na Rua Augusta e uma em frente ao Castelo São Jorge), custa 4 euros e vale cada cêntimo.


Realmente uma bela combinação de comidas portuguesas.


6. Queijo da Serra de Estrela


Esse queijo, que vai como recheio da comida portuguesa acima, é um queijo de leite de ovelha, produzido no norte de Portugal. É um queijo super macio e com um sabor intenso. É ótimo para passar no pão, se você tiver uma oportunidade compre no mercado!





7. Arroz de pato


O arroz de pato é tipo um risoto com carne de pato. Não é muito conhecido pelos brasileiros, que não tem o costume de comer carne de pato, mas é bem comum em Portugal. É geralmente servido com rodelas de Chorizo frito em cima.


8. Bitoque


Engana-se quem pensa que o português vive só de peixe. Uma das comidas portuguesas mais consumidas em restaurantes é o Bitoque, que nada mais e do que um bife com ovo frito, arroz e batatas fritas.


9. Bifana


Bifanas são bifes de porco, grelhados e temperados em molho de vinho branco ou cerveja. Geralmente são consumidos com pão e mostarda, como lanche. Muito comuns em festas de rua e no pós-balada. O equivalente em comidas portuguesas ao nosso cachorro-quente da esquina.


Vai visitar Lisboa e quer conhecer o melhor das comidas portuguesas? Experimente esse tour incrível e prove os pratos típicos da região


Mais textos sobre viajar em Portugal:


Dicas de viagem exclusivas:


Autora do texto

Júlia Orige

Criadora de conteúdo, falo sobre viagens e estilo de vida. Sou formada em Jornalismo e viajo o mundo em busca de boas histórias e dicas exclusivas de viagem. Já são 17 países para conta.


Estou no Instagram todos os dias e no YouTube semanalmente

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page