top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

9 pontos turísticos de Lisboa que você tem que conhecer

Lisboa é uma cidade encantadora. O seu charme emana das casinhas coloridas, dos muitos dias de sol que alegram qualquer um e dos sons e cheiros da cidade. Lisboa é fresca, leve, feita de tons pastéis e do sabor dos pastéis de nata. Eu sou apaixonada por cada um dos pontos turísticos de Lisboa! Não é à toa que escolhi a capital de Portugal para morar por um tempo e fazer meu intercâmbio.


Entre os pontos turísticos de Lisboa que eu mais recomendo estão jardins para um bom piquenique, castelos medievais e ruas famosas mundialmente! Veja 9 pontos turísticos de Lisboa que você tem que conhecer:


1. Mosteiro dos Jerónimos

mosteiro dos jeronimos
Fachada do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

O Mosteiro dos Jerónimos fica na região de Belém em Lisboa, foi construído no século 16 e é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Hoje a visita é dividida em 3 partes: a Igreja, o mosteiro de fato e o Museu Nacional de Arqueologia. Pessoalmente eu recomendo a visita à Igreja (que é gratuita) e ao mosteiro (12 euros), o museu eu já visitei e achei pequeno e não muito atrativo.


A arquitetura do Mosteiro dos Jerónimos é lindíssima, recomendo visitar no fim de tarde, quando a luz passa pelos arcos e cria sombras no interior do edifício.


Vai visitar Lisboa e quer economizar? Compre com antecedência o Lisboa Card, com ele você tem acesso ilimitado ao transporte público, ingressos incluídos de vários pontos turísticos de Lisboa e entrada vip, sem filas!



2. Jardim da Estrela


O Jardim da Estrela não é um ponto turístico de Lisboa tradicional para quem visita pela primeira vez. Fica perto da estação de metrô "Rato", no fim da linha amarela. É um ótimo passeio para quem quer fazer um piquenique, sentar tranquilo em um local bonito, ou um passeio mais rápido para quem vai visitar a Casa de Fernando Pessoa ou a Basílica da Estrela.



3. Parque das Nações

parque das nações

É a parte moderna de Lisboa. Construído em 98 para uma exposição europeia, o Parque das Nações fica entre o rio Tejo e a Gare Du Oriente, estação de trens famosa por sua arquitetura. No Parque das Nações você vai encontrar um teleférico, muitos restaurantes, o Oceanário de Lisboa e o Shopping Vasco da Gama.


Estação do Oriente:


4. Terreiro do Paço | Praça do Comércio

O Terreiro do Paço ou Praça do Comércio é a praça principal de Lisboa. Foi construída depois do terremoto de 1755, no local onde antes existia um palácio. Fica na área mais central da cidade, de frente pro Tejo. Visita obrigatória, recomendo a visita no fim de tarde, para pegar o pôr do sol e a noite. Tem vários barzinhos por perto onde você pode tomar um chopp tranquilo e apreciar o clima lisboeta.


5. Castelo São Jorge

Castelo medieval, de antes ainda de Portugal ser um país. Essa construção remonta à época da dominação árabe na Península Ibérica (que durou cerca de 800 anos). A tomada do Castelo de São Jorge por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, foi um marco da conquista de Lisboa e da fundação do reino em 1147.


O Castelo de São Jorge é mesmo muito antigo e não tem interiores, ou seja, é só pedra. Fica no alto da colina mais alta de Lisboa, o que oferece uma vista sensacional para a cidade. Dentro dele tem um museu arqueológico que vale a visita, além da experiência de estar no castelo. É uma área grande, murada e arborizada, com vários gatinhos e pavões. Um dos pontos turísticos de Lisboa que você precisa visitar!


6. Jardim da Torre de Belém


A Torre de Belém é uma fortificação que era utilizada durante os descobrimentos, fica pertinho do Mosteiro dos Jerónimos (dá para ir à pé) e é muito mais bonita por fora do que por dentro. Caso você tenha o Lisboa Card, vale a pena dar uma olhada, mas se não tiver fique pelos jardins. A vista é linda e a torre também!


Durante o verão acontecem festivais de música e fica cheio de gente!



7. Rossio

Rossio é uma das praças mais movimentadas de Portugal, com um vai e vem de turistas de todo o lado. Um passeio que deve ser combinado com a visita ao Terreiro do Paço e um almoço na Rua Augusta!


8. LX Factory

Vista do bar Rio Maravilha para a Ponte 25 de Abril

A LX Factory é um espaço mais descolado e jovem, perfeito para quem gosta de bons drinks, livros e feirinhas hippie. Se trata do espaço abandonado de uma antiga fábrica que foi ocupado e resignificado por jovens e suas startups. Hoje tem diversos restaurantes trendy, cafés, uma livraria incrível, co-workings e alguns escritórios.


Fica em Alcântara, entre Belém e o centro de Lisboa (baixa). Por isso é interessante combinar com a visita a Belém ou ao Mercado da Ribeira e o Cais do Sodré.


9. Mercado da Ribeira

É o antigo mercado público da cidade, hoje transformado em um mercado público muito chique e gourmet. Um local interessante para fazer uma refeição em um estilo diferente, com mesas compartilhadas e as melhores comidas!


Mais textos sobre viajar em Portugal:


Dicas de viagem exclusivas:

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page