top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

5 lugares que eu mais amo em Lisboa


O que eu mais amo em Lisboa é aquele "ar" de Lisboa, ou melhor, as ruazinhas apertadas que sobem ao castelo e as roupas estendidas na rua. Mas, depois da Mouraria, tenho outras paixões dentro dessa cidade que é só charme. Vou falar um pouquinho dos 5 lugares que eu mais amo em Lisboa e que você tem que visitar quando estiver na cidade!


mouraria lisboa

1. Mouraria

A Mouraria é uma das regiões mais tradicionais de Lisboa - e mais antigas também. Fica na colina que sobe ao Castelo de São Jorge, ou seja, era como uma periferia do castelo antigamente. Eu adoro andar por lá, são ruazinhas estreitas, prédios tradicionais, uns colados aos outros e muito fofos, e é tudo muito charmoso. Se você vier a Lisboa, tire um tempinho pra se perder nessas ruas, sente num dos restaurantes e coma por ali. Há muitos restaurantes e barzinhos na Mouraria, eles costumam ser mais simples, apertados e mais baratos também. É uma experiencia bem interessante!


Castelo de São Jorge Lisboa

2. Castelo de São Jorge

Subindo a Mouraria, ou a Alfama (do outro lado do morro), você chega ao Castelo de São Jorge. É o único castelo de Lisboa, ou ao menos o único que sobrou. Foi a primeira região da cidade a ser habitada, mas nisso estamos falando de bem antes. Bem, bem antes, antes do Império Romano e antes dos seres humanos como são hoje, ops, somos.

É uma construção medieval, então não tem realmente um "dentro". O Castelo passou por várias fases e há muito que não serve de residencia real. É antes uma fortaleza, que proporciona uma vista maravilhosa e um passeio muito agradável. Eu adoro ir lá de vez em quando, principalmente no verão, que anoitece perto das 9 da noite e a temperatura é perfeita para ficar na rua até tarde.


mosteiro dos jeronimos lisboa

3. Belém

Belém é a região onde está, adivinha, a Torre de Belém - e o Mosteiro dos Jerónimos, tão famoso quanto a torre. Os dois são absolutamente imperdíveis para quem viaja a Lisboa, e para quem vive aqui também, é claro. Belém fica um pouco afastada do centro de Lisboa, mas dá pra chegar lá fácil e rápido de trem ou de autocarro/ônibus (eu recomendo o trem, porque tem bem menos gente, já que o Google manda ir de ônibus ou de elétrico).

É pra gastar um dia todo por aqui, tem museus incríveis, dá para fazer um passeio na beira do Tejo, entrar no Mosteiro, na Torre e comer os melhores pasteis de nata do mundo. Você também pode encontrar um bacalhau sensacional, um bife maravilhoso ou só comer mc donalds mesmo.


oceanário de lisboa

4. Parque das Nações

O Parque das Nações fica na Expo 98, uma das partes mais modernas de Lisboa. Todas as construções tem um design futurista, criando um ambiente diferenciado. É um espaço para fazer compras, no shopping Vasco da Gama, ou ir a um dos restaurantes com mesinhas na rua na beira do Tejo, ou ainda ir ao Oceanário (foto acima), onde você tem a experiência de ver centenas de espécies marinhas de perto. Ou você pode só ler um livro sentado num dos bancos listrados.


Alameda lisboa

5. Alameda

A Alameda é o meu xodózinho, minha segunda casa. É uma praça gigantesca no meio da cidade, tem uma fonte bem bonita, muita grama e sempre tem uma feirinha ou uma festa. Eu passo horas ali, lendo na grama, ouvindo música na fonte ou só andando. Não é exatamente um ponto turístico, é mais para quem vive em Lisboa. Mas é um lugar maravilhoso para se passar o tempo.


Mais textos sobre viajar em Portugal:


Dicas de viagem exclusivas:


bottom of page