top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

A 4ª biblioteca mais linda do mundo fica no Rio de Janeiro | Real Gabinete Português de Leitura

Atualizado: 2 de nov. de 2021


real gabinete portugues de leitura

O Real Gabinete Português de Leitura foi eleito pela revista Time como a 4ª biblioteca mais linda do mundo e ele fica no centro do Rio de Janeiro. Quem vê por fora não imagina a magnitude das estantes de dentro e quem se depara com uma foto na internet se surpreende que essa biblioteca fique no Brasil.


São mais de 350 mil livros, a maior coleção do mundo de literatura portuguesa fora de Portugal. No Real Gabinete Português de Leitura se encontram edições raras, históricas, livros clássicos de escritores como Camões.


Esses livros raros estão ali muito bem conservados desde 1880 quando a obra foi erguida.



gabinete real de leitura portugues rio

História do Real Gabinete de Leitura Português no Rio de Janeiro

O Real Gabinete de Leitura Português foi fundado em 1837, por um grupo de 43 imigrantes portugueses. Isso já depois da independência do Brasil. Alguns desses imigrantes portugueses vieram para o Brasil depois de serem perseguidos pelo absolutismo em Portugal.


O objetivo do gabinete era proporcionar acesso à informação e literatura aos portugueses residentes no Brasil. O Gabinete do Rio de Janeiro foi o primeiro do seu gênero, mas depois surgiram vários nesse mesmo modelo, só não tão bonitos.


Mas o edifício em que hoje fica o gabinete é de 1880. Ele foi projetado num estilo neomanuelino, também conhecido como gótico tardio. É um estilo arquitetônico cheio de detalhes, com muitas obras de arte e referência aos descobrimentos realizados por Portugal.


Toda a história e orgulho nacional português tem muito a ver com as Grandes Navegações. Mesmo hoje, quem passeia por Lisboa percebe que a glória de Portugal é afirmada através de símbolos que remetem aos descobrimentos no ultramar. Esse foi o seu grande feito e a origem da maioria das histórias e culturas populares.



Como é o Real Gabinete Português de Leitura por dentro?

Veja mais do gabinete aqui nesse Tiktok que eu fiz:


Como visitar o Real Gabinete Português de Leitura?

A 4ª biblioteca mais linda do mundo fica no centro histórico do Rio de Janeiro. Recomendo que você inclua a visita num roteiro pelo centro, junto com a Confeitaria Colombo, a Escadaria Seláron e o Parque das Ruínas, por exemplo.


Dá tranquilamente para ir no Museu do Amanhã caminhando também.


Eu assinalei a localização do gabinete aqui no Mapa mundi de dicas de viagem, junto com as outras dicas do Rio de Janeiro. É só dar um zoom na região ou pesquisar na lupa por Real Gabinete Português de Leitura que você vai encontrar.


A entrada é gratuita! E o local não é muito conhecido, então não é comum ter filas ou estar cheio.

Esse mapa é atualizado sempre que eu conheço um lugar novo, salve o mapa na estrelinha!



Veja minha visita ao Real Gabinete Português de Leitura no Vlog de viagem do Rio de Janeiro:


Vai viajar para o Rio de Janeiro? Que tal estender o roteiro para a região dos lagos e ir para Arraial do Cabo? Veja aqui nesse roteiro quanto você gastaria para passar 5 dias em Arraial.




Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page