top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Como chegar na Costa da Lagoa | Passeio incrível em Florianópolis

Atualizado: 11 de mar. de 2023


como chegar na costa da lagoa floripa

Um dos bairros mais antigos de Florianópolis, a Costa da Lagoa só é acessível de barco ou por trilhas. É um passeio lindo e tradicional da ilha da magia, mas pouco explorado pelos turistas.


A Costa da Lagoa foi um dos primeiros assentamentos açorianos em Floripa, por volta de 1750. Por ser uma região meio isolada, ainda preserva muito da cultura mais antiga. No caminho da costa você vai encontrar casas bem antigas, da época colonial, muitos restaurantes, lojinhas e várias residências, com a população local que mantém as tradições. E claro, a paisagem incrível da costa.


Normalmente a programação para ir para a Costa da Lagoa é almoçar por lá, que tem vários restaurantes tradicionais na beira da lagoa.


Existem três formas de chegar na Costa da Lagoa em Florianópolis:

  1. Pela trilha, que tem aproximadamente 7km

  2. Com o barco regular, que funciona como um ônibus e vai parando nos pontos (custa 25 reais ida e volta para turistas)

  3. Com um barco de restaurante, que é gratuito consumindo no restaurante

Vou te explicar como fazer para chegar na Costa da Lagoa com cada uma das opções. É bem tranquilo e o passeio é lindo.


Veja como é a Costa da Lagoa no meu vídeo:


Como fazer a trilha da Costa da Lagoa:

A trilha se chama "Caminho da Costa da Lagoa", você vai encontrar várias placas no caminho, e começa no Canto dos Araçás, perto do centrinho da Lagoa da Conceição.


É bem tranquilo de achar o começo. E é uma trilha bem de boas, muito bem demarcada, não é necessário um guia ou alguém que conheça o local para fazer. Só fique atento à cobras e leve muito repelente, porque os mosquitos aqui são bem turbinados.


A trilha em si é considerada leve, tem partes em calçamento e partes no mato mesmo. Mas não tem nenhuma subida absurda nem nada e ela vai sempre por dentro, com abrigo do sol.


Todo o caminho da costa tem uns 8 km mas não é necessário percorrer ele todo. O mais popular é ir até o ponto 16, onde fica a cachoeira e vários restaurantes.


Marquei aqui o começo da trilha para você:


Como chegar na Costa da Lagoa de barco

De restaurante (gratuito)

Os barcos de restaurante vão até o Canto dos Araçás (onde começa a trilha) pegar os turistas por ali. Então você vai para lá e espera, vai aparecer algum senhor com um barquinho oferecendo. Eu já fui com o barco do restaurante Bela Ilha, umas três vezes, gostei muito. A comida é ótima e o senhor é muito simpático.


Mas existem mais opções, tem alguns restaurantes que oferecem o mesmo serviço nesse esquema.


Regular (25 reais ida e volta)

O barco regular funciona como um ônibus, ele para num "terminal", que é o trapiche do centrinho da Lagoa e vai parando nos pontos da Costa. O trajeto todo leva 40 minutos, mas você pode descer antes do fim. Recomendo que você desça no ponto 16, que é onde tem a cachoeira e vários restaurantes.


O local para pegar o barco é aqui:


Espero que esse conteúdo tenha sido útil para o seu passeio! Se quiser mais dicas de Floripa me acompanhe no Instagram

Outros conteúdos com dicas de Floripa:
bottom of page