top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Madri + Lisboa + Barcelona: mini roteiro e orçamento


madri plaza del sol

Navegue pelo post:


Mini roteiro: Madri + Barcelona + Lisboa

Atenção: a ordem das cidades pode variar, eu coloquei assim apenas para conseguir montar o roteiro e ficar mais fácil de entender. A ordem da viagem vai depender do Hurb, que vai definir com base no que for mais barato no momento.


Os roteiro de Madri e Lisboa são resumos dos roteiros que já tem aqui no blog. Eles são super completos, são cidades que eu conheço bem (morei em Lisboa 3 anos e fui a Madri algumas vezes). Barcelona eu também conheço, mas estive lá tem um tempo maior (a última vez foi em 2015). Eu ainda não trabalhava como blogueira de viagem nessa época, por isso não tem roteiro aqui no blog.


Veja os roteiros completos:

Agora vamos montar tudo numa viagem só! Para ver os detalhes acesse os roteiros acima.


Dia 1: Chegada em Madri + Plaza Mayor de noite

Dia de chegada, só marque para ir jantar na Plaza Mayor e conhecer um pouco do centro da cidade.


Dia 2: Dia inteiro em Madri: Puerta del Sol + Palácio Real + Templo Debod

Passeie pelo centro de Madri, conheça a Puerta del Sol, que é uma das praças principais da cidade. Depois vá ver o Palácio Real de Madri, que ainda hoje é a residência oficial da família real. Apenas uma parte é aberta para visitação e é lindo por dentro. Vale a pena entrar!


Em frente ao Palácio tem uma catedral lindíssima também.



Ali por perto você pode visitar o Templo Debod também, que é um templo egípcio dado de presente para a Espanha. Ele é do século 2 antes de Cristo. A entrada é gratuita e é muito legal ver o pôr do sol por ali.

 

#DicasdeViagem: compre seu seguro de viagem com 10% de desconto usando o cupom QUEMVAIEQUEMFICA e pagando no Pix ou boleto

 

Dia 3: Dia inteiro em Madri: Museu del Prado + Palácio de Cibeles + Museu de la Reina Sofia

Dia de conhecer os mais famosos museus da Espanha. Eles são perto um do outro e ficam no Paseo do Prado, uma avenida linda.


Visite o Palácio de Cibeles, que é um centro cultural (a entrada é gratuita, mas o mirante é pago, eu paguei 3 euros). Ele é mais bonito por fora do que por dentro, mas o mirante vale a pena subir.


Atenção: os museus do Prado e de La Reina Sofia tem filas fenomenais em alguns dias. Compre os ingressos online para entrar direto.



Dia 4: Dia inteiro em Madri: Puerta de Alcalá + Parque del Retiro + Gran Vía + Show de Flamenco

O Parque del Retiro é o maior parque público de Madri, dentro dele você encontra alguns pontos turísticos bem bonitos. É uma grande área a céu aberto, então escolha um dia bonito para fazer nesse dia.


Esse passeio é gratuito. A Puerta de Alcalá é um monumento que fica em uma rótula, uma das antigas portas da cidade murada de Madri. A Gran Vía é uma rua muito famosa com várias lojas gigantescas, de luxo e de departamento. Tem para todos os públicos. E para finalizar o dia vá conhecer um Show de Flamenco, que é imperdível para quem viaja para a Espanha. Compre o ingresso com antecedência, para garantir seu lugar!


Dia 5: Bate e volta para Toledo

Para o seu quinto dia de viagem eu recomendo que você aproveite para fazer um bate e volta e conhecer a capital medieval da Espanha. Toledo fica a 40 minutos de trem de Madri e é uma das cidades mais lindas que eu já visitei.


E é perfeita para conhecer em um dia de roteiro. A cidade é bem pequeninha e charmosa. Veja o que fazer em Toledo aqui.


roteiro madri e toledo
Toledo, capital medieval da Espanha

Dia 6: Madri - Lisboa: Jantar no Rossio

Agora é hora de se deslocar e conhecer mais uma capital europeia: Lisboa. Também tem roteiro completinho aqui no blog de o que fazer em Lisboa.


Para o primeiro dia recomendo que você só reserve o tempo do jantar, porque tem o deslocamento, se instalar em um novo hotel e descansar um pouco.


O primeiro dia em uma cidade tem que incluir um lugar bonito, pra você já sentir a vibe do local. Sugiro que você vá para o Rossio, que é uma praça na região baixa do centro da cidade. Ali tem váários restaurantes com comidas típicas portuguesas e mesinhas na rua. Para curtir o clima português já na sua primeira noite.



Dia 7: Dia inteiro em Lisboa: Belém (Mosteiro dos Jerónimos + Torre de Belém + Padrão dos Descobrimentos)

Comece o dia comendo pastéis de belém, na confeitaria oficial. Depois vá conhecer o Mosteiro dos Jerónimos, que é um dos monumentos da época das Grandes Navegações. É lindíssimo, recomendo demais.


É bom comprar o ingresso para entrar no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos com antecedência, costuma ter filas. Mas comprando online você já entra direto.


Perto do Mosteiro dos Jerónimos ficam a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, que são dois monumentos à beira-rio. Dá para fazer tudo a pé.


A Torre de Belém também recomendo comprar ingresso online porque as filas são aterrorizantes. Compre o ingresso aqui.

 

Encontre passagens aéreas baratas aqui na 123milhas, eu uso e indico! Tem ótimas promoções de viagem

 

Dia 8: Dia inteiro em Lisboa: Bairro Alto e Baixa-Chiado

Nesse dia do roteiro de viagem em Lisboa você vai conhecer a parte mais central da cidade. Onde tem casas tradicionais, muitos bares e restaurantes.


Visite o Convento do Carmo, que é um museu arqueológico nas ruínas de um antigo convento. Eu gosto muito daquele lugar, acho que vale a pena entrar.


Explore as ruas do Bairro Alto, visite a estátua do Fernando Pessoa e os mirantes da cidade. No meu roteiro de viagem de Lisboa você vê os locais específicos.


Dia 9: Dia inteiro em Lisboa: Oriente + Castelo São Jorge

Conheça a parte mais moderna de Lisboa: o Parque das Nações, construído para a Expo 98. Ali você vai ter uma vista sensacional do rio Tejo e algumas atrações.


Entre no Oceanário de Lisboa, que é um aquário gigantesco que replica os ecossistemas marinhos e te leva numa viagem pelos oceanos do mundo todo.


Vale a pena comprar o ingresso antecipado, para evitar filas.


Nesse mesmo parque tem um teleférico que você pode andar e ver a vista.


Recomendo que você passe a manhã e o começo da tarde nessa região do Oriente, onde fica o Parque das Nações. E de tarde vá para o Castelo São Jorge. Com tempo para subir o morro do castelo e para curtir antes do pôr do sol, que PRECISA ser visto do Castelo.


É o pôr do sol mais lindo de Lisboa e olha que Lisboa tem os pores-do-sol mais incríveis.


Dia 10: Bate e volta para Sintra

No seu último dia em Lisboa vá conhecer Sintra, uma cidade vizinha que costumava ser a residência de verão dos reis portugueses. É uma região de serra, com vários palácios e uma vilazinha linda. E fica a 40 minutos de trem de Lisboa, bem fácil de chegar.


Como Sintra é parte da região metropolitana de Lisboa a passagem de trem é bem baratinha, custa por volta dos 2 euros.


Dia 11: Lisboa - Barcelona

Última mudança de cidade! Barcelona é a cidade mais cara desse roteiro, então já se prepara psicologicamente para os gastos.


No seu primeiro dia considere o deslocamento e só marque algo para a noite. Sugiro que você saia para passear nas ramblas. E já aproveite para comer no Mercado da Boqueria, que é um mercado público super animado e cheio de comida local.


Atenção: eu conheço Barcelona, já fiz duas viagens para lá. Mas faz vários anos, eu ainda não trabalhava como blogueira de viagem e não registrei muita coisa ou dicas. Então esse roteiro não vai ser tão preciso quanto os outros.


Dia 12: Dia inteiro em Barcelona: Sagrada Familia + Casa Milà + Casa Batló

Comece seu roteiro de Barcelona pela atração mais desejada de todas: La Sagrada Família. Agora atenção, as filas para comprar ingresso são absurdas. Tão absurdas que beiram a desistência. Compre o ingresso online e com antecedência de pelo menos 1 semana. É sério!


Você consegue comprar o ingresso aqui, é o mesmo preço que comprando na hora e assim você evita a fila e evita não ter mais lugares.


Aproveite o dia para visitar também a Casa Milà e a Casa Batló, também construídas por Gaudí, o grande arquiteto da Sagrada Família.


As duas casas são lindíssimas e valem a visita. Compre o ingresso também com antecedência, que apesar de as filas não serem tão aterrorizantes quanto da catedral, é mais sensato.


Dia 13: Dia inteiro em Barcelona: Bairro Gótico + Rambla + Barceloneta

Passeie pela rambla de novo, dessa vez de dia, conheça as ruas do bairro gótico de Barcelona e a Catedral. Andar por ali já é uma atração turística por si só.


Finalize o seu dia na orla, na Barceloneta, que é a praia mais famosa da parte urbana de Barcelona. Ali você pode tomar um drink à beira do Mediterrâneo.


Dia 14: Dia inteiro em Barcelona: Montjuic + Museu Nacional de Arte da Catalunha

Um dos passeios que eu mais amei em Barcelona foi subir o morro de Montjuic e visitar o castelo lá de cima. Como ele fica numa parte bem alta da cidade a vista lá de cima é sensacional.


Você pode subir de teleférico e funicular, que é a forma mais fácil e com melhor vista.


Na base do monte de Montjuic fica o Museu Nacional de Arte da Catalunha, dentro de um palácio absurdamente lindo. Vale a visita, eu gostei bastante. Também dá para comprar os ingressos com antecedência aqui.


Dia 15: Dia inteiro em Barcelona: Bate e volta Montserrat

Para o seu último dia inteiro em Barcelona sugiro que você faça um bate e volta a Montserrat, que é a montanha mais importante da Catalunha. E tem uma cidadezinha, com um mosteiro de 1200 lindíssimo.


Existem vários pacotes de viagem saindo de Barcelona para um dia em Montserrat, sugiro esse aqui que inclui almoço.


Dia 16: Volta para o Brasil

Dia de ir embora!


Orçamento da viagem: Madri + Lisboa + Barcelona

Agora, quanto sairia essa viagem? Para montar um orçamento condizente com a realidade eu juntei a minha experiência viajando para essas cidades, esse roteiro em específico e muita pesquisa para ver como estão os preços atualmente.


Esse orçamento é para uma viagem feita agora, em dezembro de 2022. Porque eu não tenho como prever a inflação e mudanças de preços, mas assim já conseguimos ter uma boa base para calcular quanto vai sair essa viagem toda.


Para conseguir um orçamento de viagem mais preciso eu calculo pensando em 4 perfis de viajante, como eu faço com todos os meus roteiros de viagem aqui do Quem vai e quem fica.


Eu organizo os perfis assim:

  • Mochileiro: viaja o mais barato possível, está sempre buscando promoções e cupons, dorme em hostel, compra comida no mercado, fast food e restaurantes baratos, usa somente o transporte público se houver essa opção

  • Econômico: gosta de economizar mas não divide quarto, fica em hotéis simples, se alimenta de restaurantes baratos e fast food, mistura transporte público com Uber

  • Conforto: fica em hotéis confortáveis, geralmente 3 estrelas, divide a alimentação entre restaurantes baratos e restaurantes caros, só usa Uber ou aluga carro

  • Luxo: só fica em hotéis 4 ou 5 estrelas e come em restaurantes caros, usa Uber ou aluga carro

O orçamento está em euros, que é para ser mais fiel à realidade. Já que o valor do euro em relação ao real pode mudar bastante. Para essa viagem eu recomendo que você abra uma conta da Nomad, para levar dinheiro. Vai ser muito mais fácil e prático.


É uma conta global que é aceita na Europa toda e você consegue recarregar o cartão por Pix. Saiba mais aqui.


Pra abrir a conta use meu código de convidado JULIAORIGE20 que te dá até 20 dólares de cashback na primeira vez que você adiciona dinheiro na conta em até 15 dias. É só baixar o app Nomad e inserir o código de convidado quando pedir.


Além do orçamento da viagem que vai estar em euros aqui embaixo considere também o seguro de viagem, que eu não inclui porque é um gasto em reais e ficaria confuso na tabela.


Mas o seguro de viagem é obrigatório para passar na imigração na Europa inteira. Eu recomendo que você contrate no Seguros Promo, que é super confiável e bem barato. Ele vai sair em média uns R$ 400 reais para essa viagem. Use meu cupom de desconto para ter 5% OFF e mais 5% OFF pagando no Pix ou boleto. O cupom é QUEMVAIEQUEMFICA, é só adicionar no carrinho de compras.


Ps. De vez em quando eles lançam promoções com cupons específicos, eu sempre aviso nos meus stories quando tem mais desconto, me siga no Instagram.

orçamento de viagem lisboa madri e barcelona

Considerando transporte, alimentação, o valor do pacote de viagem, ingressos para as atrações turísticas e seguro de viagem:

  • Mochileiro: R$ 3980 (pacote de viagem) + R$ 400 (seguro de viagem) + 882 € (R$ 4960 [cotação 17/12/22]) = R$ 9.340

  • Econômico: R$ 3980 (pacote de viagem) + R$ 400 (seguro de viagem) + 1.047 € (R$ 5888 [cotação 17/12/22]) = R$ 10.268

  • Conforto: R$ 3980 (pacote de viagem) + R$ 400 (seguro de viagem) + 1.696 € (R$ 9.538 [cotação 17/12/22]) = R$ 13.918

  • Luxo: R$ 3980 (pacote de viagem) + R$ 400 (seguro de viagem) + 2.282 € (R$ 12.834 [cotação 17/12/22]) = R$ 17.214

Atenção: Esses perfis de viajante se referem ao perfil de gastos diários dentro da viagem, comida e transporte principalmente.


Esse orçamento serve como base para a sua viagem, mas considere que os preços podem mudar ao longo do tempo. Eu faço esse cálculo para ajudar na sua decisão, ele costuma funcionar e se manter bem próximo aos gastos reais durante as viagens, mas pode ser que os valores mudem também.



bottom of page