O que fazer em San Marino? Roteiro completo de 24hrs no paĆs
- JĆŗlia Orige
- 25 de abr. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2025

San Marino Ć© uma micronação europeia e a repĆŗblica mais antiga do mundo. Geograficamente, ela fica dentro da ItĆ”lia, mas sempre foi independente - desde 301 d.C. quando foi fundada! Eu fiquei encantada viajando pra San Marino, a parte turĆstica Ć© bem medieval e vocĆŖ circula entre ruelas de pedra, catedrais e torres, tudo sobre uma montanha com vistas espetaculares.
Apesar de parecer cenĆ”rio de filme, San Marino Ć© um dos paĆses menos visitados da Europa. Acho que ainda nĆ£o foi descoberto pelas multidƵes que circulam por Roma e Paris - e ainda bem, Ć s vezes Ć© bom um pouco de turismo calmo.
Como Ć© um local pequeno, Ć© fĆ”cil de conhecer em pouco tempo, montei aqui um roteiro de viagem de 1 dia, considerando uma noite dormida em San Marino. NĆ£o que seja essencial, Ć© possĆvel conhecer em um bate e volta, mas acho que tem muito charme na cidade de noite e vocĆŖ consegue aproveitar melhor sem ter que se preocupar com os horĆ”rio de Ć“nibus. EntĆ£o recomendo que durma um dia dentro das muralhas.
Navegue pelo post | O que fazer em San Marino?
Quanto tempo ficar em San Marino?
San Marino Ć© uma micronação mesmo, tem cerca de 30 mil habitantes e metade do tamanho da Disney de Orlando. VocĆŖ consegue cobrir todos os pontos turĆsticos andando e em um dia só, mas Ć© um lugar muito gostoso de passear, se quiser passar uns dias pra descansar deve ser bem legal.
Eu passei pouco mais de 24hrs em San marino e foi o suficiente para conhecer.
Como chegar em San Marino?
A cidade italiana mais próxima de San Marino é Rimini e tem uma linha de Ónibus que faz esse trajeto, entre a estação de trem de Rimini e o centro histórico de San Marino. à bem simples, mas os horÔrios são limitados então tem que prestar atenção.
Saiba tudo sobre como chegar em San Marino de transporte pĆŗblico.
Tem imigração em San Marino?
San Marino faz parte do espaço de livre circulação de pessoas da Europa, então não se passa por nenhuma fronteira ou imigração ao ir da ItÔlia para San Marino. à como se você só estivesse circulando entre cidades.
Leia tambƩm: 7 melhores malas de bordo para comprar
Onde ficar em San Marino?
A zona turĆstica de San Marino Ć© dentro das muralhas, onde Ć© a cidade de San Marino, alĆ©m do paĆs San Marino. Essa zona fica numa Ć”rea bem elevada, entĆ£o nĆ£o convĆ©m ficar muito longe do centrinho, senĆ£o vocĆŖ vai subir e descer morro em nĆveis indesejĆ”veis.
Eu fiquei hospedada no Hotel Rosa e amei, fica bem pertinho das torres, tem um preço bem decente e café da manhã, recomendo.
O que fazer em San Marino? Roteiro completo
Atenção: esse não é um bom passeio para pessoas que não podem andar muito. A cidade é pequena mas os passeios são andando e em ruas bem inclinadas. Não tem muita alternativa porque em boa parte não podem circular carros.
Caminhada panorâmica entre as torres de San Marino

Comece conhecendo os cartƵes postais de San Marino, as famosas 3 torres. Elas ficam na parte mais alta da cidade e tem um caminho para percorrer. Recomendo visitar em ordem mesmo, primeira torre, segunda torre e terceira torre.
Na primeira e na segunda torre pode-se entrar. A primeira torre (Rocca) tem um museu sobre a história de San Marino e a segunda tem um museu de armas e armaduras. JÔ a terceira torre não tem acesso interno, ela é menor e mais afastada, mas vale a pena caminhar até lÔ.
Essa foto Ć© no caminho entre a primeira e a segunda torre, que dizem que Ć© a vista mais bonita de San Marino e onde fica mais movimentado.
Ć tudo de pedra numa aparĆŖncia bem medieval, eu achei encantador. Mas pra mim a vista mais bonita Ć© da segunda torre olhando pra primeira.
Esse trajeto Ć© chamado de caminhada panorĆ¢mica e Ć© o ponto turĆstico principal de San Marino.

HÔ quem faça somente a caminhada panorâmica sem entrar em nenhuma torre, mas eu acho que vale super a pena. Tanto pela vista de dentro das torres quanto pelos museus. E o preço é baixo também.

Para entrar nas torres você precisa comprar o ingresso ou o passe de San Marino. Eu optei pelo passe, que custa 11 euros e te dÔ acesso a 7 atrações:
Primeira Torre
Museu de armas antigas (segunda torre)
Palazzo Publico
Museu do Estado
Galeria Nacional Logge del Volontari
Pinacoteca San Francesco
Museu do Selo e da Moeda
Basicamente esse Ć© o Ćŗnico ingresso que vocĆŖ precisa para conhecer os pontos turĆsticos principais de San Marino. Eu recomendo vocĆŖ comeƧar pela caminhada panorĆ¢mica que Ć© o que mais cansa e depois ir pros outros pontos na parte mais baixa da cidade.
BasĆlica di San Marino
A entrada pra BasĆlica Ć© livre, ela Ć© bem grande mas nĆ£o super ornamentada como as italianas.

Piazza della LibertĆ e Palazzo Publico
O Palazzo Publico, ou seja o palÔcio do governo de San Marino, fica na praça principal da cidade, a Piazza della Libertà . A praça é linda, vale super a visita e o palÔcio é realmente onde trabalham funcionÔrios públicos. Você consegue visitar com o passe de San Marino, pode entrar, mas apenas em algumas salas. Porque tem pessoas trabalhando ali.

TelefƩrico
O telefĆ©rico vai da cidade de San Marino (onde tem os pontos turĆsticos) atĆ© Borgo Maggiore, que Ć© a cidade vizinha, ainda no paĆs San Marino. A vista parece ser muito bonita, mas eu pessoalmente nĆ£o fiz essa experiĆŖncia. Eu tenho medo de altura e todos os telefĆ©ricos que eu posso evitar eu evito.
Também não é essencial, porque com o Ónibus que sai de Rimini você chega em San Marino e volta de San Marino.
Colinha de viagem para San Marino
A moeda em San Marino é o euro, eu usei o cartão da Nomad pra tudo e funcionou super bem (código de convidado JULIAORIGE20)
DĆ” pra conhecer em um dia
Se quiser se hospedar na cidade eu recomendo o Hotel Rosa
Os preços não diferem muito da ItÔlia
O principal na cidade é a caminhada panorâmica entre as três torres
Para entrar nas atraƧƵes compre o passe pra ficar mais barato
Dicas de viagem de San Marino no mapa:
Todos os destinos de viagem que eu visito eu marco as minhas dicas e linko os conteĆŗdos no meu mapa mundi de dicas de viagem. Para navegar Ć© só dar zoom na regiĆ£o que vocĆŖ vai conhecer e ir clicando nos Ćcones.
Outras dicas de viagem que podem te interessar:
Colinha de viagem (pra ajudar vocĆŖ e o blog):
A melhor forma de levar dinheiro pra fora do Brasil é com o cartão da Nomad (código de convidado JULIAORIGE20)
Reserve hotƩis ao redor do mundo no Booking.com
Cote seu seguro de viagem pelo menor preço e com desconto ( cupom QUEMVAIEQUEMFICA) no Seguros Promo
Chegue no seu destino jĆ” com internet com osĀ e-SIMs da AiraloĀ (pegue cupom de desconto atual no meu canal no Instagram)
Compre malas, mochilas de viagem e gadgets para celular com descontoĀ (cupom JULIAORIGE)Ā naĀ Gorila Shield
Leve um tripé de viagem perfeito pra fazer fotos sozinho na sua viagem
PROMOĆĆO atĆ© dia 30/09: se forĀ abrir uma conta Nomad use meu código de convidado ORIGE40VIP para ganhar um acesso gratuito Ć Sala Vip de Guarulhos (vĆ”lido atĆ© 31/07/2026) + atĆ© 40 dólares de cashback na sua primeira conversĆ£o em atĆ© 15 dias







