top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Palácio da Pena: como chegar, ingressos e dicas


Ouso dizer que o Palácio da Pena é o mais belo de Portugal, coroando uma das lindas montanhas da serra de Sintra com suas cores e estilos diversos. É um palácio completo, daqueles que a gente imagina quando pensa em visitar um castelo. Os aposentos são decorados, com camas, cadeiras e mesas usadas pela realeza há alguns séculos - não tantos assim.


A arquitetura impressiona, por dentro e por fora.


É um passeio imperdível para quem faz um roteiro de viagem em Lisboa, que fica a apenas 40min de trem de Sintra, onde está o palácio.


Nesse post você encontra tudo o que precisa saber sobre o Palácio da Pena para aproveitar melhor a sua visita.


História do Palácio da Pena

O Palácio da Pena é uma construção que abraça suas versões anteriores, cada cor que o compõe representa uma outra época. Sem destruir aquilo que existia antes, apenas acrescentando e reformando, o Palácio da Pena se formou como é hoje só no século 19.


Desde o século 12 existia uma capela no local, dedicada à Nossa Senhora da Pena. Duzentos anos depois o Rei Manuel I estava caçando na região e avistou dali de cima da Serra de Sintra, um navio de Vasco da Gama que chegava à Portugal depois de suas aventuras em alto mar. O rei interpretou esse acontecimento como um sinal e mandou construir um mosteiro no local da capela. O mosteiro foi doado à Ordem de São Jerónimo.


Séculos depois, no terremoto de 1755 que destruiu boa parte de Lisboa, o mosteiro foi reduzido à ruínas. Mas ainda assim permaneceu ativo até a extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1834. Depois disso foi abandonado por um tempo.


Até que o Rei Fernando II, rei consorte de Portugal e Duque da Saxônia, se encantou pelo local e comprou. Esse é um Palácio particular, construído e mantido não com o dinheiro público, mas com o dinheiro da família de Fernando II.


Ele comprou toda a Serra de Sintra, inclusive o Castelo dos Mouros, que é um passeio legal também! Ele fica na montanha ao lado do Palácio da Pena e é uma visita bem diferente, ele parece mais com o Castelo de São Jorge, sem interior, apenas uma fortificação.


O Palácio da Pena foi construído usando as bases do mosteiro, sem derrubar. Foram mantidos o refeitório, o claustro, a sacristia e a capela. Ele é o primeiro palácio no estilo romântico da Europa, misturando também elementos de outros estilos arquitetônicos como o neogótico, neomanuelino, neorromânico juntamente com outros orientais como o neomourisco e indo-gótico.


Palacio da pena em sintra
Sala de jantar que era o antigo refeitório dos monges

O Palácio foi usado como residência de verão pela família real, até a proclamação da república em Portugal em 1912, quando o Palácio Nacional da Pena foi transformado em museu. Então o interior do edifício é completamente equipado e decorado, do jeito que a família real usava.


palácio da pena
Quarto de D. Fernando II no Palácio da Pena

Em 1995 o Palácio da Pena foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. E está entre uma das 7 maravilhas de Portugal.


Ingressos para o Palácio da Pena: onde comprar e qual comprar?

Existem dois ingressos: Parque ou Parque + Palácio. No primeiro caso você só tem acesso aos jardins do Palácio da Pena, sem poder conhecer o interior do edifício. E o segundo pode visitar os jardins e o interior.


Atenção: só é possível visitar o interior do Palácio da Pena com data e hora marcada. Compre o ingresso antecipadamente, ou só vai conseguir visitar os jardins.



Ingresso apenas para o Parque da Pena

Pode ser comprado na hora na bilheteria do Palácio da Pena. Ele te dá acesso aos jardins, ao Caminho de Ronda, Vale dos Lagos e Fonte dos Passarinhos e Chalet da Condessa d'Edla.


Preço: 7,5 €

Ingresso para ao Parque e Palácio da Pena

Esse dá acesso ao monumento completo, todos os espaços do Parque da Pena e o interior do Palácio. Deve ser comprado antecipadamente para garantir o horário de visita. Cuidado para não se atrasar! Chegue na frente do Palácio da Pena pelo menos 30min antes do seu horário de entrada, porque você vai precisar andar um pedaço ainda.


Preço: 14 €



Como chegar no Palácio da Pena?

Para chegar ao Palácio da Pena é preciso ir com um dos veículos autorizados pela Câmara Municipal de Sintra, não é mais permitido subir ao parque de carro próprio. Por isso, se você vai à Sintra de carro, é melhor deixá-lo na vila perto da estação de comboio.


Você pode subir para o Palácio da Pena de ônibus turístico, transfer ou táxi. Eu recomendo pegar o ônibus turístico que passa em frente à estação de trem, é o Circuito Pena (434). Ele custa 5 euros ida e volta, você paga o bilhete completo na ida e guarda para a volta.


Ele vai te deixar na porta de entrada para o Parque e Palácio da Pena.



Veja algumas fotos do Palácio da Pena:

Ps. quando eu visitei o Palácio da Pena eu ainda não trabalhava como blogueira de viagem, então as fotos não são muito profissionais e às vezes incluem minha mãe, minha tia e minha ex namorada.


ingresso palacio da pena
Fachada de entrada do Palácio da Pena

ingresso palacio da pena

como é o parque da pena em sintra
Eu e minha tia no Vale dos Lagos, parte do Parque da Pena

ingresso palacio da pena
Entrada do Palácio

Palacio da pena

palácio da pena
Carruagem que passeia com os turistas pelo Parque da Pena

Palacio nacional da pena sintra
Minha mãe

palacio da pena sintra
A parte azul é original do mosteiro que havia antes, estava em restauração quando visitei

palacio da pena
Exposição de utensílios

Palácio da Pena

palacio da pena como visitar
Minha tia num dos salões

Palacio da pena
Penteadeira com escovas originais

Está viajando por Portugal? Veja aqui todas as dicas do blog

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page