top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

Quer receber promoções de viagem?

Entre no meu canal de transmissão no Instagram! Sempre que eu acho algo que está valendo a pena de verdade eu mando o link por lá. São promoções de viagem selecionadas por uma curadoria humana. 

28 pontos turísticos de Gramado e Canela (os melhores!)

Atualizado: 14 de jul.

Gramado tem uma das melhores estruturas turísticas do Brasil, com certeza a melhor que eu já visitei. É uma cidade feita para isso, e muito bem feita, viu? São centenas de hotéis, restaurantes e pontos turísticos. É impossível ficar sem ter o que fazer em Gramado e Canela.


São duas cidades, Gramado e Canela, a principal para turismo é Gramado, mas elas ficam tão pertinho que normalmente a viagem engloba pontos turísticos nos dois locais. E vale muito a pena conhecer tudo por ali.



Enquanto Gramado tem a maior estrutura e o maior número de pontos turísticos, em Canela ficam alguns pontos muito importantes e inigualáveis, como a Catedral de Pedra e a Cascata Caracol.


Nesse post eu separei os 28 pontos turísticos de Gramado e Canela que você não pode perder! Deixei também informações de onde comprar ingressos e como conseguir descontos. Uma viagem pra Gramado e Canela pode ser bem cara, então para economizar é preciso estratégia. Eu recomendo assinar o Prime Gourmet para não gastar tanto dinheiro.


28 pontos turísticos de Gramado e Canela:


1. Le Jardin - Jardim de lavandas

pontos turísticos de gramado

Um jardim de lavandas - e de várias outras flores, com uma vista lindíssima, um bistrô e claro, muita natureza para ver. É um passeio super bonito e calmo, para apreciar as flores e a paisagem. Eu levei minha mãe e minha avó e elas amaram demais!


Os ingressos são comprados no local, quando eu fui (junho/23) custavam R$ 30 a inteira. Tem descontos para estudantes e idosos.


A casa laranja é uma loja de produtos feitos de lavanda, um amor e cheia de opções de presentinhos. A casa vermelha é um bistrô super fofo.


2. Rua Coberta

pontos turísticos de gramado e canela

Localizada no centro de Gramado, a Rua Coberta é isso mesmo, uma rua coberta. Boa para dias de frio e de chuva, mas também para aproveitar um dos seus restaurantes. Tem várias opções e todas são super agradáveis, tem mesinhas na "rua" com bem menos frio do que as lá de fora.


Os restaurantes são bem caros por aqui e quase nenhum aceita descontos do Prime, então tem que ir preparado para gastar um pouco mais se for comer por ali.


3. Palácio dos Festivais

É o Museu do Cinema, onde acontece todos os anos em agosto o Festival de Cinema de Gramado. Durante o resto do ano você pode ir ao museu e conhecer um pouco mais da história do cinema por aqui. Compre os ingressos online.


4. Snowland

A Snowland é o maior parque de neve do Brasil! Uma estrutura impressionante para te dar uma experiência na neve de verdade. São várias atrações lá dentro, desde atividades na neve até shows. Você pode esquiar, fazer snowboard e patinar no gelo, tal como se fosse para um destino de viagem de neve.


É um ponto turístico obrigatório de Gramado mas atenção, muita gente se incomoda com ele. Siga minhas dicas práticas para ter uma visita super divertida à Snowland e não passar perrengue:

  • Compre os ingressos com antecedência, às vezes esgota e lá na bilheteria é mais caro.

  • Se quiser economizar compre pelo Prime Gourmet, a compra é feita no app mesmo e você consegue comprar antecipado. No Prime Gourmet você vai pagar 1 ingresso e levar 2, tem que ir em duas pessoas (Pra assinar o Prime use o cupom de desconto JULIAORIGE)

  • Chegue cedo! Tipo 9h30, antes de abrir mesmo, o parque lota durante a tarde e isso pode atrapalhar a sua experiência

  • Não perca o show de patinação das 14h

  • Os esportes de neve (Ski e Snowboard) são pagos à parte, não estão incluídos no ingresso tradicional. É preciso pagar quando chegar lá.


5. Lago Negro

pontos turísticos de gramado

Esse parque é um dos melhores pontos turísticos de Gramado para quem quer relaxar um pouco. É um parque público, com um lago que tem pedalinhos em formato de cisne, e um espaço para caminhada ao redor. As árvores ao redor do lago negro foram trazidas em muda da Floresta Negra na Alemanha, por isso o nome do lago.


É um passeio gratuito e muito agradável.


6. Parque Florybal

Um parque temático perfeito para quem vai viajar com as crianças. O parque é bem grande e tem diversas atrações, não precisa se preocupar muito com a lotação porque é gigante mesmo. Ele fica em Canela, do lado do Vale dos Dinossauros. Compre os ingressos online aqui


7. Parque Olivas de Gramado

o que fazer em gramado

Esse ponto turístico de Gramado fica mais no interior, em cima de um canyon, é um parque com uma plantação de mais de 12 mil oliveiras. Ali é produzido o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha, na região onde nasceu Gramado.


Ali tem várias sessões para aproveitar o parque, tem uma fazendinha com vários animais, uma trattoria que serve almoço e faz cestas de piquenique, tem trilhas e passeios pela propriedade, um bosque encantado com espaço para piqueniques e a própria plantação de olivas.


Para economizar nas entradas do Parque Olivas de Gramado eu recomendo assinar o Prime Gourmet (cupom de desconto JULIAORIGE) e agendar o seu passeio por lá.


8. Rua Torta

No centro de Gramado, a Rua Torta foi feita para ser um ponto turístico para fotos. É uma rua normal onde foram construídos canteiros de flor em zigue-zague. Ficou bem bonito, vale a pena dar uma passadinha para conhecer. Fica perto de tudo, depois aproveite para ir comer um Royal Trudel, um doce super famoso do leste europeu que veio para Gramado.


9. Fonte do Amor Eterno

pontos turísticos de gramado

Na pracinha principal, ao lado da igreja de Gramado, fica a Fonte do Amor Eterno. É uma fonte muito bonita com centenas de cadeados colocados ali por casais apaixonados. Uma daquelas tradições como acontece em Paris nas pontes do Rio Sena.


Dizem que os cadeados são para eternizar o amor, mas também dizem que todos os anos a prefeitura tira os cadeados dali para dar espaço para novos e isso "quebra" a boa sorte do cadeado. Eu não arriscaria.


10. Mini Mundo

pontos turísticos de gramado
Eu com 12 anos

Ponto turístico clássico de Gramado, o Mini Mundo reúne miniaturas de prédios ao redor do mundo todo. São réplicas fiéis de lugares incríveis, 24 vezes menores do que seu tamanho real. Você consegue dar uma volta ao mundo no parque e é um passeio muito divertido.


Preste atenção aos detalhes, o Mini Mundo tem habitantes com uma vida muito agitada! As notícias do que acontece por ali saem no Jornal do Mini Mundo, não deixe de ler durante a sua visita.



Veja o vídeo que eu gravei no Mini Mundo:



11. Mundo a Vapor

pontos turísticos de gramado e canela

O Mundo a Vapor é um museu que te leva para conhecer a história das máquinas a vapor nos 6 continentes, com muitos trens e ferrovias no processo. É impossível não notar a fachada do Mundo a Vapor, é um dos pontos turísticos de Gramado e Canela mais famosos visualmente, é um trem saindo de um prédio.


A fachada é inspirada em um acidente real que aconteceu na França em 1885, onde um trem perdeu o controle e atravessou um prédio, ficando pendurado para o outro lado.



12. Space Adventure

Esse é um dos pontos turísticos mais diferentões de Canela: uma estação da NASA na Serra Gaúcha. É uma atração turística super interativa, com um espaço de mais de 4 mil metros quadrados com 200 itens de missões da NASA. São artefatos originais, utilizados em missões reais.


Você consegue aprender mais sobre as excursões ao espaço, entrar em um planetário e participar de simulações de realidade virtual com experiências do homem no espaço.



13. Aldeia do Papai Noel

Se você viaja com crianças vai precisar dar uma voltinha nesse ponto turístico de Gramado. A Aldeia do Papai Noel é o maior parque temático da cidade e o único parque natalino do hemisfério sul. Ele fica aberto o ano inteiro, que é pro Papai Noel poder se preparar para a grande noite de Natal, afinal é muito trabalho para um dia só.



14. Praça das Etnias

A Praça das Etnias fica no centro de Gramado, pertinho da Rua Torta e do Palácio dos Festivais. É um ponto turístico simples mas muito gostoso, a praça foi feita para homenagear os imigrantes da região. Ali você encontra três casas construídas no estilo dos imigrantes, uma Casa Alemã, uma Casa Portuguesa e uma Casa Italiana.


Você também vai encontrar a Casa do Colono, onde tem vários artesanatos, queijos, cucas e comidas típicas para comprar e provar.


15. Vinícola Jolimont

Para quem ama vinhos - e plantações de uvas! A Vinícola Jolimont é um dos pontos turísticos da região que mais faz sucesso entre casais. O passeio inclui um tour pelas caves com explicação de como o vinho é produzido, visita às parreiras de uva e uma degustação bem servida.


Você ganha uma taça de brinde, que está incluída no seu ingresso e pode comprar vinhos no final do tour. As experiências da Vinícola Jolimont estão disponíveis no Prime Gourmet, com vouchers de 2 por 1. Você pode pegar apenas o tour ou a experiência de tour + pisa, que é literalmente pisar nas uvas.


Use o cupom JULIAORIGE para assinar o Prime Gourmet com desconto


16. Catedral de pedra de Canela

pontos turísticos de gramado e canela

Um dos pontos turísticos mais visitados de Canela, a Catedral de Pedra é o cartão postal da cidade. E com razão, é lindíssima. É uma igreja em estilo góticos, com 65 metros de altura e 12 sinos de bronze que pesam 4 toneladas.


A visita é gratuita e fica bem no centro de Canela.


17. GramadoZoo

O GramadoZoo foi eleito o melhor zoológico do Brasil e um dos melhores do mundo. Ele é composto exclusivamente por animais da fauna brasileira, focado no bem-estar e na conservação ambiental. Você consegue ver os animais de pertinho, o que separa são vidros blindados e enormes viveiros, para simular o habitat natural deles.



18. Parque do Caracol

Se você procura pontos turísticos em Gramado e Canela de natureza, não pode perder o Parque Caracol. Ele fica em Canela e a principal atração é a famosa Cascata Caracol, com 131 metros de queda livre de água. O parque oferece trilhas, mirante privilegiado e muita natureza.



19. Vale dos Dinossauros

O Vale dos Dinossauros faz parte do grupo Dreams, que tem também o famoso museu de cera Dreamland. É um dos pontos turísticos perfeitos para ir com crianças, basicamente um parque com várias réplicas de dinossauros que se movem e emitem sons como no período jurássico.


Compre o ingresso pelo Prime Gourmet para ganhar desconto de 50%.


Use o cupom JULIAORIGE para assinar o Prime Gourmet com desconto


20. Dreamland Museu de Cera

O primeiro museu de cera da América Latina fica em Gramado e é um dos pontos turísticos mais famosos da região. São estátuas de famosos do mundo inteiro esculpidas em cera para você se divertir. Eu ainda não estive pessoalmente nesse museu, mas dizem que as réplicas não são lá muito fiéis.



21. Super Carros

Um dos pontos turísticos de Gramado e Canela feito para quem gosta de luxo. É um salão de carros super chiques em que você pode ver de perto os modelos de luxo e até dar uma voltinha neles. Tem opções de experiências no banco do carona e dirigindo.


O Prime Gourmet tem vouchers para quem quer apenas visitar o salão dos carros e para quem quer andar em um super carro.


22. Chocolaterias

Gramado é a capital do chocolate artesanal e com certeza você vai querer provar esse produto. Além do chocolate ser maravilhoso, as lojas de chocolate também se esmeram em atrair clientes, com lojas super temáticas e amostras grátis.


Eu recomendo que você visite a loja conceito da Prawer no centro de Gramado, a cafeteria do Mundo Lugano e uma das lojas temáticas da Florybal.


23. Castelinho Caracol

Localizado em Canela, o Castelinho Caracol é um dos pontos turísticos da região que menos tem divulgação. É uma das casas mais antigas da cidade, "construída no início do séc. XX pelo casal Pedro Carlos Franzen e Luiza Sommer Franzen, toda em madeira araucária, pinheiro típico da região".


O Castelinho foi habitado como residência até 1980, e em 85 foi transformado em museu e casa de chá. É uma fofura e vale a pena experimentar o strudel de lá.


Compre seu ingresso online ou leve dinheiro, por lá o sinal de internet é fraco e nem sempre a maquininha de cartão funciona.


24. Alpen Park

Se você é o tipo de pessoa que curte parques de diversão, precisa conhecer esse ponto turístico de Canela. É um parque com entrada gratuita, que você paga por atração ou por um passaporte com 5 atrações incluídas.


A atração mais famosa do Alpen Park é o trenó alpino (foto acima). Você consegue desconto para o Alpen Park no Prime Gourmet.


Use o cupom JULIAORIGE para assinar o Prime Gourmet com desconto


25. Jardim do Amor

Um dos pontos turísticos de Gramado mais românticos, o Jardim do Amor é um jardim com vários cenários inspirados em vilas da Toscana, na Itália. Você vai encontrar, casinhas, canteiros de flores, escadarias e balanços. É um local de encher os olhos.


A entrada custa R$ 90 a inteira.


No Jardim do Amor acontece também o Casamento dos Sonhos, que é um serviço de casamento express nos moldes de Las Vegas. Onde você contrata um casamento temático a ser feito em uma capela ali mesmo.


26. Mirante Belvedere

O Mirante Belvedere é um ponto turístico perfeito para apreciar a natureza, ele fica a 850 metros de altura no Vale do Quilombo. É bem fácil de chegar, ele fica numa via famosa de Gramado, a Avenida das Hortências, onde também fica a Aldeia do Papai Noel.


A entrada é gratuita.


27. Lago Joaquina Rita Bier

Esse ponto turístico de Gramado fica no centro da cidade, perto da Hector Pizzaria (temática do Harry Potter). É um lago muito bonito, que durante o Natal Luz apresenta um espetáculo próprio de iluminação. Ele pode ser um passeio rápido durante seu roteiro pelo centro de Gramado.


Recomendo combinar com a visita ao Mini Mundo, Rua Torta e Praça das Etnias.


28. Mundo encantado

O Mundo Encantado oferece 7 cenários em miniatura, que funcionam como um ponto turístico que conta a história de Gramado e Canela. O museu mostra como as cidades cresceram com a colonização e como se transformaram no que são hoje.


Essa atração está no Prime Gourmet também e não precisa reservar, só usar na hora.


Use o cupom JULIAORIGE para assinar o Prime Gourmet com desconto


Leia mais dicas de viagem de Gramado e Canela:



 

Mapa de viagem de Gramado e Canela

Vai viajar pra Serra Gaúcha? Dá uma olhada no meu Mapa de viagem de Gramado e Canela, que é um infoproduto que eu criei pra te ajudar a planejar a sua viagem - e pra me ajudar a manter o blog.


É um guia de viagem em formato de mapa, onde você consegue navegar clicando nos ícones e ver as informações mais detalhadas. Se quiser ver um pouquinho do mapa por dentro, dá uma olhada nesse vídeo aqui, é o vídeo que eu uso pra mostrar como usar o mapa para quem compra o produto. Nele você consegue ver como é a navegabilidade e um pouco das informações adicionais.


No Mapa de viagem de Gramado e Canela você encontra:
  • Dicas de hospedagem bem localizadas e avaliadas

  • Airbnbs extraordinários (cabanas românticas)

  • Atrações turísticas 

  • Atrações turísticas com desconto 

  • Atrações turísticas gratuitas

  • Atrações temáticas

  • Melhores restaurantes e cafés

  • Restaurantes que aceitam descontos do Prime Gourmet 

  • Lojas de chocolate de Gramado


Uma espiadinha no mapa (print):

o que fazer em gramado

Cada ícone tem informações importantes dentro, como dicas pra comprar os ingressos mais baratos, horário de funcionamento, o que eu achei do local e o que mais for relevante para planejar a sua viagem de forma mais assertiva.


0 comentário

Comments


bottom of page