Você é o tipo de viajante que gosta de ter tudo planejadinho antes de sair de casa? Ou prefere ir vendo no que dá? Eu sou os dois, dependendo da viagem. Gosto muito de marcar os primeiros dias de hospedagem e depois decidir o que eu vou fazer em seguida. Já fiz algumas viagens assim, definindo só "vou passar um mês na Espanha" e depois vendo o que eu descubro.
Pra mim é uma maneira incrível de passar as férias e me permite conhecer os lugares de uma forma diferente. Mas não funciona muito bem quando eu tenho pouco tempo para a viagem ou quando estou viajando e trabalhando.
Acho também que existem lugares mais seguros e menos seguros para esse tipo de viagem. Em alguns casos é melhor fazer um roteiro antes de sair de casa. Um roteiro de viagem definido pode te ajudar a aproveitar melhor cada uma das suas viagens e te deixar mais seguro.
Até hoje todas as minhas viagens eu fiz sozinha, sem agência de viagem. Nesse post eu vou te ensinar como montar o seu roteiro de viagem e se planejar em cada dia da viagem, para aproveitar ao máximo o seu tempo na cidade.
Leia também:
Como fazer seu roteiro de viagem em 5 passos:
Dica: desconsidere o dia de chegada e o dia de partida
Contar com o dia que você chega em uma cidade como um dia útil de turismo pode te trazer muita frustração. É bem comum acontecerem atrasos na sua chegada, pode ser do avião que demorou a levantar, ou do trânsito na saída do aeroporto, acidente na estrada... são muitas variáveis.
Além disso é bem provável que você vá chegar cansado, principalmente se estivermos falando de viagens longas. Eu aconselho a não contar com o primeiro dia para nenhum passeio de verdade, só uma voltinha descompromissada e um jantar.
O dia de partida também é perigoso, porque você não quer correr o risco de perder o seu voo. Normalmente é o dia em que estamos com as malas, porque o check out do hotel é meio dia, então a mobilidade fica reduzida.
1. Defina os lugares que você quer visitar na cidade
O primeiro passo para fazer o seu roteiro de viagem é definir o que você quer ver. Faça uma lista com todos os pontos turísticos que você quer visitar e coloque ao lado o tempo que você precisa para ver devidamente cada um.
Inclua tudo; museus, parques, restaurantes, castelos, praias. Tudo o que você não pode perder.
É nesse momento que você deve verificar se precisa comprar algum ingresso com antecedência ou agendar com uma agência de turismo local.
Dica: eu gosto de já colocar os preços aqui também.
2. Coloque esses lugares em um mapa
Ok, isso aqui é predileção minha, mas eu acho que fica tão mais fácil visualizar a viagem em um mapa. Assim você consegue decidir quais atrações serão visitadas juntas e como você vai se locomover entre cada uma.
Você pode usar o seu próprio Google Maps para isso, criando uma lista, ou pode usar o My Maps, do Google também. O My Maps é perfeito para viagens compartilhadas, porque você consegue colaborar no mapa de outra pessoa.
3. Agrupe em dias
Agora que você já consegue visualizar os seus destinos da viagem, você consegue pensar em como agrupá-los. Junte os locais próximos em um mesmo dia de viagem.
Sempre sendo realista sobre o tempo que leva para ver cada coisa, conte com eventuais filas e engarrafamentos.
Aproveite para pesquisar por restaurantes na área que você vai estar naquele dia, assim você consegue otimizar o tempo e já estar preparado.
4. Simule o transporte
Como você vai chegar em cada atração? À pé? De Uber? Trem? Veja no maps ou no Rome2Rio como se locomover entre as atrações que você vai visitar, assim você consegue prever o tempo que leva para chegar.
5. Faça a sua programação
Agora é o momento de colocar horários. Você pode ser mais estrito e programar no Google Agenda, por exemplo, com horários certinhos.
Ou pode só ir de "manhã" e "tarde". Depende da sua preferência, se você acha que funciona melhor usando uma programação fechada, programe seus passeios com horários.
Organizando seus passeios dessa forma em um roteiro de viagem visual (com o mapa) e programado no tempo (com o calendário) você consegue aproveitar melhor sua viagem, sem correr o risco de perder alguma atração por falta de planejamento.
Comments