Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

Porto de Galinhas: roteiro completo de 6 dias de viagem (com preços)

Atualizado: há 4 dias


roteiro de viagem de porto de galinhas

Porto de Galinhas é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados, com mais de meio milhão de turistas passando anualmente pelas suas magníficas piscinas naturais. A pequena vila de pescadores se transformou num grande polo turístico no início dos anos 90 e desde então vem ganhando fama nacional e internacional.


É uma viagem realmente linda para se fazer no nordeste brasileiro. Porto de Galinhas é uma vila que fica no município de Ipojuca, em Pernambuco, a cerca de 1h de carro de Recife e cerca de 1h40 de Maragogi. Dá facilmente para combinar esses destinos numa mesma viagem. Para quem quer conhecer mais do nordeste também tem Olinda e Praia dos Carneiros por perto, que valem um bate e volta caso você tenha mais dias.


Nesse roteiro de Porto de Galinhas eu fiz um itinerário de viagem para 6 dias de viagem, contando com 5 diárias/noites. Eu sempre faço os roteiros contabilizando os dias de chegada e da saída, mesmo que a programação deles seja pequena, para que você consiga se organizar melhor e ter uma ideia de quanto tempo as coisas realmente levam.


Eu viajei para Porto de Galinhas com um pacote de viagem do Hurb e aqui você pode ver meu vlog de viagem para lá.


Nesse roteiro de o que fazer em Porto de Galinhas você vai encontrar:

Leia também: Como é a viagem para Porto de Galinhas com o Hurb?


Onde se hospedar em Porto de Galinhas?

A região de Porto de Galinhas mesmo é bem pequena e é o ideal para se hospedar, a não ser que você esteja viajando de carro. Não tem Uber em Porto de Galinhas e os táxis cobram uma fortuna. Recomendo que você se hospede na vila de Porto de Galinhas para ter mais mobilidade.


Eu me hospedei na Pousada Brisa do Porto. Veja nesse mapa outras opções na mesma região:

Essa pousada onde eu fiquei é ideal para um viajante com perfil econômico, no final do post na sessão de orçamento de viagem eu deixo indicações de hospedagem para cada perfil de viajante (mochileiro, econômico, conforto e luxo).


Se você quiser ter mais liberdade de locomoção eu indico alugar um carro, assim você consegue conhecer mais praias da região sem ter que contratar passeios. Além disso, Porto de Galinhas fica a 50km do aeroporto de Recife, para quem está chegando de avião é necessário um transporte por terra até lá. Se for alugar um carro pegue já no aeroporto de Recife. Recomendo pesquisar por um carro aqui no Mobility, que é um buscador de carros que mostra os valores em várias locadoras, assim você não precisa comparar manualmente.


Para quem quiser se hospedar fora da vila de Porto de Galinhas é recomendado ter um carro.


Em que época do ano viajar para Porto de Galinhas?

Pernambuco é quente o ano todo, mas tem alguns meses de chuva que pode atrapalhar a sua viagem. O inverno no nordeste é marcado por chuvas intensas, mesmo que o calor permaneça. Também é a época em que a maré fica mais alta, então só vai dar para ver as piscinas naturais num curto período do dia e a água pode não estar tão clara.


A melhor época para viajar para Porto de Galinhas é de setembro até março. De abril até agosto você corre o risco de pegar um período de chuva, os meses com maior incidência de chuva são junho e julho.


Infelizmente a região não é nada preparada para chuva, você não vai encontrar muito o que fazer em Porto de Galinhas em dias chuvosos.


Leia também: Onde comer em Porto de Galinhas? 6 melhores restaurantes


Porto de Galinhas é seguro?

Logo que chegamos na cidade eu já fiz questão de perguntar para os moradores como era a questão de segurança na cidade. A resposta de todos que questionei foi parecida: aqui ninguém mexe com os turistas, a região toda depende do turismo para viver e não pode arriscar criar uma reputação ruim do local.


Ao longo da viagem pude comprovar que Porto de Galinhas é bem seguro sim. Me senti bem tranquila andando por ali, mesmo com os meus equipamentos de fotografia e vídeo. Conseguimos curtir a praia e deixar as coisas na barraca sem medo. Andar na rua com celular e câmera também é bem tranquilo. Não me senti insegura em nenhum momento em Porto de Galinhas.


Em Recife isso já não é verdade, já é uma cidade em que você tem que estar atento às suas coisas.


Quantos dias ficar em Porto de Galinhas?

Eu fiz esse roteiro de 6 dias em Porto de Galinhas pensando em uma viagem tranquila, com margem de manobra para dias de chuva e para incluir um bate e volta a Maragogi ou à Praia de Carneiros, dependendo do que você preferir. Porto de Galinhas é uma vila pequena, onde a principal atração é as piscinas naturais na praia. Se você quiser apenas conhecer as piscinas, um bate e volta é o suficiente.


Nesse caso eu sugiro que você use o roteiro somente do dia das piscinas naturais. Dá para fazer esse bate e volta saindo de Recife, por exemplo. Mas recomendo que esse bate e volta seja feito em um dia de sol, com maré bem baixa.


Para garantir o aproveitamento da viagem para Porto de Galinhas eu sugiro que você pegue esses 6 dias, para poder ter tempo de chegar, descansar, aproveitar as praias e conhecer a região melhor. Acredito que seja ao tempo ideal para essa viagem.


Veja o pacote de Porto de Galinhas em promoção aqui