top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

As 7 maravilhas do mundo: antigo e moderno

Atualizado: 1 de fev.

A primeira lista de 7 maravilhas do mundo de que se tem notícia foi escrita por um poeta grego, são sete grandes obras do mundo antigo, que representam a grandeza do homem e sua capacidade de manipular a natureza. São a concretização de sonhos, de desenhos e desejos. Hoje somente uma delas ainda está de pé e é possível visitar. Você sabe qual é?


Ao longo dos séculos foram escritas várias listas de maravilhas diferentes, que tinham pequenas variações entre si. Nem todo mundo concordava que o Farol de Alexandria deveria ser uma das 7 maravilhas, por exemplo.


Por mais grandiosas que fossem a maioria das maravilhas do mundo antigo não ficou de pé por muito tempo. Talvez uma delas nunca tenha existido de fato.


Já as 7 maravilhas do mundo moderno são obras mais duráveis, a mais nova delas tem um século de idade. E é o nosso Cristo Redentor no Rio de Janeiro.


Por que 7 maravilhas do mundo? E não 8? 9? 10?

O número 7 tem uma dimensão mística que aparece em diversas culturas. Na biblia, Deus criou o mundo em 6 dias e no sétimo descansou. Na cultura grega antiga era o número dos astros conhecidos (5 planetas, o sol e a lua).


Por isso o número 7 foi escolhido para a lista de maravilhas do mundo, mesmo que existissem inúmeras construções que representavam esse mesmo conceito. E nós resolvemos manter a tradição, nomeando mais 7 maravilhas do mundo moderno. Recentemente foram escolhidas as 7 maravilhas de origem portuguesa pelo mundo também, eternizando esse número.


Vamos conhecer as 7 maravilhas do mundo antigo e as do mundo moderno?



7 maravilhas do mundo antigo

1. A Grande Pirâmide de Gizé

Essa é a única maravilha do mundo antigo de pé ainda hoje. Ela foi construída em 2.500 a.C. para ser a tumba do faraó Quéops e é a maios das 3 pirâmides de Gizé. As pirâmides ficam no norte do Egito, na cidade do Cairo.


7 maravilhas do mundo

Originalmente a pirâmide tinha 146 metros de altura, mas como a camada externa da construção é feita de calcário, com o tempo sua altura foi reduzida. Hoje ela tem mais ou menos 138 metros.


Ainda assim a Grande Pirâmide de Gizé foi a construção mais alta do mundo até o século 14, quando a Catedral de Lincoln foi construída.


Você sabia que o Egito é um dos países mais baratos do mundo para se visitar hoje? A parte mais cara é chegar lá, as passagens de avião costumam ter um valor alto. Mas se você conseguir um bom pacote de viagem, por exemplo, pode sair super em conta.



2. Jardins Suspensos da Babilônia

Os tão falados Jardins Suspensos da Babilônia são a maravilha do mundo antigo que ninguém tem certeza se existiu mesmo.



A Babilônia ficava onde hoje é o deserto do Iraque, esse é um dos motivos de dúvida se os jardins realmente existiram. Já que seria um grande desafio manter um jardim vivo nas condições climáticas do local.


A lenda é de que o rei Nabucodonosor 2° tenha mandado criar os jardins suspensos para sua esposa, em 600 a.C.


Os jardins seriam em telhados, com desníveis entre si e com um complexo sistema de irrigação.


3. Farol de Alexandria

Também no Egito, acredita-se que o Farol de Alexandria tenha sido a segunda maior construção do homem, até o século 14. Ele tinha um pouco menos de 140 metros de altura e foi o primeiro farol do mundo no modelo que conhecemos hoje.


Aliás, esse nome "farol" é utilizado porque a ilha onde o Farol de Alexandria ficava se chamava Pharos.


O farol foi uma solução encontrada para ajudar os navegantes a chegarem à Alexandria. Atracar ali era complexo, por causa das águas muito rasas e cheias de pedra.


Essa maravilha do mundo antigo foi descrita assim, pelo poeta grego Posidipo: "A torre, em linha reta e vertical, parece partir o céu durante a noite, um marinheiro sobre as ondas verá uma grande fogueira queimando no seu topo".


A arquitetura do Farol de Alexandria se tornou o modelo base para todos os faróis ao redor do mundo. Ele foi completamente destruído no século 15, por terremotos. Mas o Egito tem planos de reconstruí-lo.


4. Mausoléu de Halicarnasso


Mausolo era governante de Caria e governador do Império Persa no século 4 antes de Cristo. Ele mandou construir um túmulo tão rico e deslumbrante para ele e sua esposa que cunhou a palavra Mausoléu para esse tipo de construção.


Era um grande templo em mármore branco, numa colina com vista para a capital construída por Mausolo.


Diz a lenda que Artemísia, que era sua esposa e irmã (incestos eram extremamente comuns nas famílias reais da antiguidade) ficou tão triste com a morte do marido que bebeu suas cinzas misturadas com água.


5. Estátua de Zeus

A grande estátua de Zeus ficava em Olímpia, na Grécia, onde eram realizados os Jogos Olímpicos.



A estátua foi feita pelo escultor Fidias mais ou menos em 435 a.C., ela tinha 12 metros de altura e era despropocional ao templo onde ficava.


Um dos sacerdotes do templo escreveu "parece que se Zeus de levantar, vai destelhar o templo".


Não se sabe que fim deu a estátua de Zeus, pode ter sido destruída junto com o templo em 426 d.C. ou queimada depois de ter sido levada até Constantinopla.


Mas a imagem de um Zeus gigante num templo faz muito parte do nosso imaginário, ela aparece no filme Hércules da Disney.


6. Templo de Ártemis

"Pus os olhos nas elevadas muralhas da Babilônia, em que há uma estrada para carruagens, e a estátua de Zeus junto a Alfeu, e os Jardins Suspensos, e o Colosso do Sol, e o trabalho árduo das altas pirâmides e a vasta tumba de Mausolo, mas quando vi a casa de Ártemis que subia às nuvens, aquelas outras maravilhas perderam o brilho, e eu disse: 'Fora o Olimpo, o Sol nunca viu algo tão grandioso" escreveu Antipatro de Sídon.


Esse templo ficava em Éfeso, onde hoje é a Turquia e teve uma existência complicada, sendo destruído e reconstruído diversas vezes.


O templo de Ártemis foi inundado no século 7 a.C., depois pegou fogo em 356 a.C., depois foi invadido pelos godos, uma tribo germâna no século 3 dpeois de cristo.


Ele foi destruído pela última vez em 401 d.C. e então não voltou a ser construído. Hoje existem umas partes da estrutura no Museu Britânico em Londres.


7. O Colosso de Rodes

Ele durou apenas 60 anos, mas isso não o impediu de ser listado como uma das 7 maravilhas do mundo antigo.


O Colosso de Rodes era uma estátua de Hélio, o Deus Sol, em Rodes, uma ilha grega. A estátua era gigante, com 32 metros de altura.


Diz a lenda que a estátua foi construída com a ajuda do povo de Rodes, que juntou um espólio de guerra para ajudar a pagar pela estrutura.


O Colosso foi feito pelo escultor Cares de Lindos para celebrar uma batalha vencida.


Ele provavelmente segurava uma tocha ou lança. Nas representações em desenho da época Hélio aparece com as pernas separadas, sobre o porto da cidade, deixando que os navios navegassem entre seus pés.


Infelizmente a estátua caiu em um terremoto em 226 a.C. Ela não foi reconstruída porque o oráculo disse aos cidadãos de Rodes que eles haviam ofendido Hélio.


Então os pedaços da estátu ficaram onde haviam caído, por mais de 800 anos. Isso por si só virou um ponto turístico da antiguidade.


Os pedaços do deus Hélio foram vendidos por tropas inimigas no século 7 e foram necessários 900 camelos para carregar tudo.


As 7 maravilhas do mundo moderno

Agora vamos para a lista de maravilhas que a gente pode ir conhecer ainda hoje, já que tirando a Grande Pirâmide de Gizé, as outras tem que ficar na imaginação.


1. A Grande Muralha da China

Hoje a Muralha da China tem apenas 8.500km mas no seu auge teve mais de 21.000km. Mesmo com seu tamanho tendo sido diminuído pra menos da metade ela ainda pode ser vista por satélites, fora do planeta.


A grande muralha começou a ser erguida no século 3 a.C. para proteger a China de inimigos. A construção continuou por 20 séculos, isso séculos.


Entre os chineses a muralha ficou conhecida como o maior cemitério do mundo, porque mais de um milhão de pessoas morreram na sua construção. Quase metade dos trabalhadores.


7 maravilhas do mundo

Quer conhecer a Muralha da China pessoalmente? Encontre passagens aéreas em promoção aqui


2. Machu Picchu

Conhecida como a cidade perdida dos Incas, Machu Picchu foi "descoberta" em 1911 por um explorador americano, Hiram Bingham, que disse: “Na variedade de seus encantos e o poder de seu feitiço, não conheço outro lugar no mundo com o que possa ser comparado”.


7 maravilhas do mundo

Machu Picchu é com certeza a atração turística mais visitada no Peru e mais conhecida do mundo andino. É uma cidade de pedra, construída pelos Incas e cheia de mistérios.


A cidade foi construída por volta de 1450 e ninguém sabe bem qual era o seu propósito ou como foi evacuada.


3. Cristo Redentor

O nosso Cristo Redentor no Rio de Janeiro é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Pra mim ele destoa das outras maravilhas da lista, mas se considerar a vista parte da atração, realmente a vista da Baía de Guanabara deveria ser uma das 7 maravilhas do mundo.


O Cristo é uma obra idealizada desde o século 19, mas só começou a ser construído em 1922. Hoje ele é um cartão postal do Brasil inteiro lá fora, não há quem não conheça.


Essa maravilha eu já visitei e já tem post aqui no blog de como visitar o Cristo Redentor, com as melhores dicas de viagem.


E se você vai conhecer o Rio, dá uma olhada no meu roteiro do Rio de Janeiro com orçamento pronto. Aqui no blog tem vários roteiros de viagem com preços, eu sempre calculo tudo bonitinho pra você não ter que passar trabalho e só curtir a viagem!



4. Taj Mahal

7 maravilhas do mundo moderno

O Taj Mahal é um mausoléu na Índia, na cidade de Agra. É o cartão postal mais conhecido da Índia, atraindo visitantes do mundo inteiro. E dá pra entender por que, né?


Ele fica especialmente lindo pela manhã, com as cores do amanhecer. Então se você for visitar lembre-se de chegar cedo, até porque lota!


O Taj Mahal foi construído no século 17 e é uma grande (bem grande) prova de amor. Ele foi feito para ser túmulo da rainha Mumtz Mahal, uma das esposas do rei Shah Jahn. Ele era um imperador mongol, da linhagem que dominou a Índia do século 16 ao século 19.


A rainha morreu no parto do seu 14º filho.


Dentro do mausoléu existem dois conjuntos de tumbas. As tumbas vazias da sala principal, que são um memorial em homenagem ao rei e a rainha. Ali tudo é muito bem decorado.


E as tumbas onde estão realmente seus corpos, que são simples como manda a tradição islâmica.


5. Coliseu

O Coliseu foi construído no século 1, de areia e concreto. Ele foi feito para ser uma arena de espetáculos (vulgo combates sangrentos e execuções, bem como o povo gostava de assistir).


Hoje ele está em ruínas, mas entrando lá dentro dá pra entender a magnitude do local. E o peso das milhares de mortes que aconteceram ali, de guerreiros e de animais.

7 maravilhas do mundo


6. Ruínas de Petra

Uma das 7 maravilhas do mundo menos conhecida, as Ruínas de Petra ficam na Jordânia. Ela é conhecida também como cidade rosa, por causa da cor das pedras.


É uma cidade construída em arenito, no meio das montanhas. Ela foi erguida por volta de 1200 a.C. e viveu seu auge durante o Império Romano e o Império Bizantino, mas depois foi parcialmente destruída por terremotos.


A cidade era um importante centro comercial, sendo a capital dos nabateus, povo árabe nômade.


7. Chichén Itzá

Para fechar a lista das 7 maravilhas do mundo moderno está a versão das pirâmides mexicana. Parte da construção chama muito a atenção primeiro por se parecer com as primas egípcias mesmo sem nenhum contato entre o povo egípcio e os maias.


Chichén Itzá é na verdade a cidade inteira, era a capital do povo maia. Ela fica na Península de Iucatã no México. A pirâmide mesmo é chamada de El Castillo.


A cidade esteve em seu auge do século 7 ao século 13.

7 maravilhas do mundo

Todos esses locais são incríveis e fazem eu querer viajar ainda mais! Se você gosta de dicas de viagem me segue lá no Instagram, sempre estou compartilhando as minhas experiências em tempo real



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page