top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Castelo Sant'Angelo: como visitar, ingressos e dicas para sua viagem à Roma

castelo santangelo

Entre em uma tumba e saia em um terraço com uma das vistas mais lindas de Roma. Essa é a sensação de visitar o Castelo Sant'Angelo nas margens do rio Tibre. É uma construção de quase 2 mil anos, feita para ser a sepultura do Imperador Adriano e de sua família em 139 d.C. Mas o castelo não permaneceu muito tempo cumprindo um só objetivo.


Depois que o Imperador Adriano morreu houveram várias ameaças ao Império Romano - sempre houveram, na verdade, não é? - e a localização do Castelo Sant'Angelo se mostrou estratégica como fortaleza para proteger os papas e os tesouros sacros.


Conforme os séculos passaram o Castelo Sant'Angelo foi ganhando puxadinhos: muralhas, torres de vigia e passagens secretas para o Vaticano. É que é bem pertinho mesmo. Inclusive a Basílica de São Pedro tem destaque na vista do terraço do castelo.


Eu amei visitar o Castelo Sant'Angelo, não sabia que seria tão bonito e me surpreendeu muito. Só te aconselho a comprar os ingressos online, a fila é absurda e fica no sol (ou na chuva).



Mais sobre a história do Castelo Sant'Angelo:

O mausoléu de Adriano passou a se chamar Castelo Sant'Angelo depois de o Papa Gregório I ver uma aparição de Santo Ângelo em cima do castelo em 590 d.C. O papa disse que o anjo anunciava o fim da peste e construiu uma estátua em sua homenagem no local aonde o anjo foi visto.


Ao longo dos séculos o castelo passou pelas mãos de diversos papas e foi residência papal, prisão, tribunal e fortaleza. No final da Idade Média foi construída a famosa passagem de fuga entre o Castelo Sant'Angelo e o Vaticano, que é chamada de Passetto di Borgo, mas infelizmente isso a gente não pode visitar.


Muito do que a gente vê hoje no castelo foi feito durante o Renascimento, enquanto o Cardeal Della Rovere morou no castelo em vez de residir no Vaticano. O Castelo Sant'Angelo passou por uma bela reforma para ter o formato que vemos hoje, por isso dá várias sensações ao percorrer o circuito da visita.


Nos primeiros momentos a gente sente que tá mesmo em uma tumba e depois passamos por salas, quartos e terraços.


Se você entende inglês dá uma olhada nesse vídeo que vale a pena!



Como é a visita ao Castelo Sant'Angelo?

Eu gravei um vídeo mostrando a minha visita ao Castelo Sant'Angelo, vem ver:



Onde comprar ingressos?

Assim como todas as atrações de Roma, o Castelo Sant'Angelo acumula uma bela fila para comprar ingressos. Mas dá pra burlar essa fila comprando os bilhetes online no Get Your Guide, foi o que eu fiz.


Para entrar com os bilhetes comprados não há fila, só pra comprar lá na bilheteria mesmo. As entradas tem horário marcado então pode chegar em cima da hora mesmo. Eu recomendo muito, já que a fila para comprar os ingressos é a céu aberto, então o pessoal fica debaixo do sol - ou da chuva.




castelo santangelo
Vista do terraço do Castelo Sant'Angelo para o Vaticano

Mais dicas de viagem da Europa:

bottom of page